Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 272 Setembro 2017

Edição 272 Setembro 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Adeus, 2017!

Luiz Carlos Ferraz

E do anunciado “ano perdido”, como passou a ser chamado 2017 mesmo antes do seu início, restam apenas três meses. A certeza neste momento é que, avaliando os prognósticos com certa isenção, dos mais pessimistas aos mais otimistas, todos parecem ter errado a mosca. Não só pelo ímpio resultado de tudo quanto foi feito nesses nove meses do ano em nosso País, projetando a imagem de que a grande maioria do povo sobreviveu enxugando gelo, mas por se constatar que os terríveis acontecimentos do dia …

Leia mais

Contrato de Namoro, uma alternativa jurídica

Contrato de Namoro, uma alternativa jurídica

Clarice Aiub Monteiro

As novas dinâmicas decorrentes do mundo moderno provocaram mudanças não só nas relações comerciais, como também nas relações sociais e afetivas, as quais passaram a ser mais complexas e com diferentes formas de interações. Com isso, hoje os operadores do direito encontram um novo desafio, o de caracterizar e diferenciar a união estável e o namoro; discussão muito recorrente nos tribunais brasileiros quando a demanda envolve união estável.

Com a promulgação lei nº 9.278/96 gerou-se insegurança em algumas relações afetivas, uma vez que a lei …

Leia mais

Boa performance, sem perder a ternura

Boa performance, sem perder a ternura

Nelson Tucci

Rodovia Régis Bittencourt. A camionete, embalada, parece ter alguma necessidade de “fazer a varredura e empurrar” quem está à frente. Cola na traseira do up! e começa a fazer aquela graça típica de motoristas amadores de fim de semana. Deixo passar. Em seguida, decido testar o motor TSI do novo up!, versão 2018. Reduzida básica para a 4ª marcha, embalo e engato novamente a 5ª marcha, agora abrindo o turbo. O “carrinho” que o motorista da Ranger vê pelo retrovisor inverte posição e começa a “empurrar” …

Leia mais

Concessionária é multada pela Artesp

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) aplicará multa de R$ 170 mil à Ecovias devido a irregularidades na rodovia Anchieta, a SP-150, durante a operação “Blitz Olho Vivo” realizada em 21 de setembro. A ação especial de fiscalização ocorreu em todos os 55,9 quilômetros de extensão da rodovia, que passa pelos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos. A blitz foi feita com a finalidade de verificar se a concessionária realiza os reparos dentro dos prazos contratuais. Agentes e técnicos …

Leia mais

Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro

Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro

Segunda edição do programa Pitch Gov.SP está com inscrições abertas até 15 de outubro em busca de soluções de jovens empresas para desafios da administração pública do Estado de São Paulo. Serão selecionadas 16 startups para enfrentar 42 desafios em oito áreas: Educação, Estatística e Análise de Dados, Finanças Públicas, Habitação, Saneamento e Energia, Saúde, Transparência e Transportes. Podem participar empresas ou entidades com cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ) há menos de sete anos. Acesse www.pitchgov.sp.gov.br


Secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência forneceu equipamentos de

Leia mais

Chegou a hora!

Chegou a hora!

Leandro Ayres

DE 4 a 8 de outubro o Bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos, sediará o Festival Internacional da Imagem, idealizado pelo Estúdio Madalena, de São Paulo, que tem a frente o fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava.

Em sua segunda edição, o festival contará com diversas atrações para o público interessado em fotografia, vídeo, publicações e narrativas visuais. As instalações do Centro Histórico serão tomadas por exposições, workshops, mesas de debate, locais para impressão de fotos, exibição de filmes, atividades interativas, shows e performances …

Leia mais

Em Santos, formação internacional em Coaching Integral Sistêmico

A CHANCE de dar a volta por cima nestes tempos “bicudos” nunca esteve tão perto dos santistas: a Febracis – Federação Brasileira de Coaching traz para a cidade seu Projeto Formação do Coaching Integral Sistêmico (CIS). O curso será ministrado em dois módulos que acontecem de 5 a 8 de outubro e de 9 a 12 de novembro. Grande oportunidade para quem quer trabalhar como coach, o projeto é também voltado a dirigentes e gestores que buscam melhorar a performance de seus times e empresas para maximizar resultados. …

Leia mais

TopDT movimenta Litoral e Interior

TopDT movimenta Litoral e Interior

Cresce o número de cidades do Litoral e Interior de São Paulo inscritas no Top Destinos Turísticos (TopDT), que indica o Turismo como alternativa para o enfrentamento da crise financeira. No atual contexto, o TopDT é apontado como eficiente estratégia para prefeitos e órgãos de fomento que visam fortalecer a atividade no território paulista.

Concebido e lançado pelo Skal Internacional São Paulo e Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o TopDT é visto como alternativa para as cidades se promoverem. Em parceria, empresariado e …

Leia mais

Em busca da Cidade Inteligente

Sede do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que reuniu gestores, vereadores e empresários para tratar de inovações nos serviços públicos, Vinhedo é exemplo de cidade digital no País. Os investimentos tecnológicos e infraestrutura preparada para a aplicação do conceito de cidade inteligente, também a credencia para receber o projeto piloto nacional de Internet das Coisas.

Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital, estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas …

Leia mais

O melhor lugar para se viver após os 60

Divulgado no primeiro semestre deste ano, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade aponta Santos como a melhor cidade brasileira para se viver após os 60 anos. A pesquisa foi feita pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp). Neste cenário, a profissão de cuidador de idosos ganha cada vez mais importância. Para atuar no segmento, contudo, é preciso especialização, pois não basta apenas fazer companhia aos mais velhos. É necessário adquirir conhecimentos …

Leia mais

Decoração com tratamento acústico

Decoração com tratamento acústico

A Trisoft inova com suas soluções acústicas integradas sustentáveis e apresenta seus cobogós, em vários tamanhos, padronagens e cores. Utilizados há muito tempo como divisórias e modificadores de ambientes, os produtos também servem para tratamento acústico, melhorando a reverberação do som.

Feitos com fibras de garrafas PET, reciclados e 100% recicláveis, os cobogós da Trisoft proporcionam infinitas possibilidades de se trabalhar espaços, residenciais a corporativos, multiplicando ambientes e dividindo, sem dar a sensação de enclausuramento.

“O formato, o desenho e a disposição das peças na decoração também colaboram …

Leia mais

Como madeira e pedras naturais

Como madeira e pedras naturais

A linha natural da Pisoforte, do grupo Carmelo Fior, é uma opção interessante para valorizar projetos residenciais e comerciais. O revestimento cerâmico possui alta tecnologia de impressão digital e apresenta aparência e textura de matérias primas naturais.

Indicado para ambientes internos e varandas, o produto imita com perfeição madeira, mármore e pedras naturais, com a vantagem da fácil manutenção da cerâmica e excelente custo beneficio.

O Stone AD, com aparência de pedra natural, e o Madeira Mix, que imita diversas tonalidades e veios das madeiras, estão disponíveis no …

Leia mais

Produção artesanal com design

Produção artesanal com design

Conhecido por trabalhar com matéria prima renovável que não agride o meio ambiente, o eco designer Edson Nunes utiliza modo de produção artesanal em suas criações. Sempre em busca da melhor solução, ele seleciona diferentes tipos de fibras naturais, de acordo com as peças, com tramas que geram produtos diferenciados.

Na criação do banco tucum, Nunes usou as fibras do tucum, palmeira da região Norte do Brasil, com estrutura em madeira freijó maciça lustrada com veniz PU a base de água. A peça também recebeu tratamento antichamas e …

Leia mais

Enfim, aberto ao ecoturismo

Enfim, aberto ao ecoturismo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura para visitação pública do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, localizado em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo. Na unidade de conservação serão permitidas atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna. As empresas de turismo e profissionais autônomos interessados, que atenderem os pré-requisitos exigidos, poderão se cadastrar para prestar serviços de visitação no RVS. A perspectiva é que no inicio de 2018 o turismo no local esteja …

Leia mais

Promoção na semana do Dia das Crianças

Promoção na semana do Dia das Crianças

Durante a semana do feriado de Nossa Senhora Aparecida, turistas e moradores poderão aproveitar com a família toda a estrutura do Deville Prime Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em comemoração ao Dia das Crianças, a tarifa Family Weekend, normalmente ofertada só nos finais de semana, será estendida de 6 a 15 de outubro.

Localizado em um dos bairros mais valorizados da cidade, o Deville Prime Campo Grande conta com piscina, fitness center, bar, salas de eventos e oferece conforto e modernidade aos hóspedes.

A promoção inclui …

Leia mais

Safari na África do Sul!

Safari na África do Sul!

O Sanbona Wildlife Reserve é a maior reserva privada localizada em Western Cape, na África do Sul. Com 58.000 hectares de paisagem diversificada, em uma zona livre de malária (no semi-deserto de Little Karoo), é pioneira na conservação e ecoturismo na região, com equipe composta por veterinários, ecologistas, guias, seguranças. Nesta reserva, o ranger (guia e motorista) está sempre em busca do melhor angulo para se avistar os “Big 5”: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte. Para completar a experiência, todos dias, no pôr do sol, o happy …

Leia mais

Riscos à mãe e ao bebê

Riscos à mãe e ao bebê

Muito semelhante à bulimia e anorexia, a pregorexia atinge as gestantes, principalmente aquelas que já têm histórico alimentar precário em busca da magreza. Enquanto a bulimia se caracteriza por períodos de compulsão alimentar, seguidos por comportamentos não saudáveis com perda de peso rápido, a anorexia é marcada pelo peso abaixo do normal, receio de ganhar peso e vontade intensa de ser magra,

Pregorexia vem da junção dos termos “pregnancy”, gravidez em inglês, e anorexia. O transtorno alimentar está diretamente relacionado ao desejo de seguir os padrões estéticos e …

Leia mais

Fluídos de colágeno para a pele

Fluídos de colágeno para a pele

Proteína importante na composição estrutural do nosso organismo, o colágeno possui a função de promover a sustentação entre as células, proporcionando um tecido mais firme. A partir dos 25 anos de idade começa um processo de declínio na produção natural do colágeno na pele, ocasionando o aparecimento de sinais do envelhecimento. Os fluídos concentrados de colágeno Bel Col Santos são indispensáveis para o cuidado diário da pele. As gotas de beleza são desenvolvidas pela alta biotecnologia e associam ativos de qualidade. Eles estão disponíveis em quatro versões e …

Leia mais

Prevenindo as “pedras nos rins”

Comparável às contrações do parto, a dor provocada por “pedras nos rins” pode ser prevenida, segundo o médico urologista Arnaldo Cividanes, diretor técnico do Hospital SAHA, de São Paulo, especializado em cirurgias eletivas e procedimentos minimamente invasivos. Ele explica que a causa dessa intensa dor é justamente na passagem da urina pelo ureter, canal que a transporta do rim à bexiga: “Geralmente, esses cálculos se formam quando a urina está muito concentrada, promovendo a cristalização de minerais e sais. Em casos mais simples, prescrevemos medicamento para controle de …

Leia mais

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

Ao viajar, escolha o melhor para o seu pet

QUEM tem animal de estimação costuma enfrentar um sério dilema quando planeja alguma viagem e, para o destino escolhido, não é possível levar o pet. Uma alternativa é procurar um local que ofereça abrigo, alimentação correta e diversão para o seu amiguinho.

Ao fazer essa opção, o dono precisa tomar alguns cuidados, como vermifugar e vacinar o cão ou gato, assim como higienizá-lo. “É muito importante aplicar proteção contra carrapato, pulgas e outros parasitas, independentemente do local possuir área verde, pois o animal pode ser contaminado e contrair …

Leia mais

Livro retrata Santos em detalhes do seu dia a dia

Livro retrata Santos em detalhes do seu dia a dia

“Menos o Mar”, da escritora Carolina Zuppo Abed e da fotógrafa Isabel Carvalhaes, com imagens e textos que retratam Santos em detalhes do seu dia a dia, lançado em 29 de setembro, no Museu da Imagem e do Som, integrando a Primavera Criativa de Santos.

Antônio Madeira Jr. e a esposa Edna, Luíza Scarpa e o filho Bruno Scarpa: “Click Santista”, a exposição fotográfica de Bruno, que agitou em setembro o shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga, em Santos, com paisagens e cenas urbanas da cidade. Publicitário, fotógrafo profissional …

Leia mais

Café em família

Café em família

Bruno Scarpa

Há 3 anos no Guarujá, o Georgia Café começou como uma loja de biquínis sob a direção do empresário Giancarlo. Havia apenas um singelo café em segundo plano para a comodidade de seus clientes. Com o decorrer do tempo, contudo, o café foi tomando maior proporção e a loja de biquínis deu lugar ao Georgia Café. Recentemente, o Georgia abriu uma filial em Santos e em seu comando estão Georgia Paschoal e a sócia Mariana Shimada. Na casa do Guarujá permanecem seu fundador, Giancarlo, e Valéria, …

Leia mais

Pizza Hut Praia Grande lança rodízio

A partir de agora, os consumidores da Praia Grande contam com mais uma novidade para saborear as delícias do cardápio da Pizza Hut: a unidade da marca localizada no Litoral Plaza Shopping passa a oferecer o rodízio de pizzas de segunda a quinta-feira (exceto feriados), das 18 às 22 horas. Por R$ 29,90, os clientes têm direito a oito sabores de pizzas salgadas e, como sobremesa, quatro opções de pizzas doces. O rodízio também inclui como entrada os deliciosos breadsticks, as Hut Fries e Hut Wings. Atualmente a …

Leia mais

O bisavô dos quiosques da orla

O bisavô dos quiosques da orla

Nas primeiras décadas do século XX, o cidadão que pretendesse tomar banho de sol ou de mar, deveria seguir até a orla vestido como se estivesse indo à missa de domingo. Não era raro ver os cavalheiros com terno e gravata e as senhoras com vestidos garbosos e elegantes. Aqueles que, realmente, tinham a clara intenção de aproveitar a praia, se utilizavam das cabines de banhos que alguns empreendimentos hoteleiros e até outros empresários que não eram do setor de hospedagem montavam na faixa de areia. Era lá, …

Leia mais