Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias
Edição 271 Agosto 2017

Edição 271 Agosto 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

O próximo

Luiz Carlos Ferraz

Os recentes atentados terroristas na Catalunha, Espanha, reforçam a triste perspectiva de que a sonhada paz entre as nações está cada dia mais distante. Além de uma simples impressão, a realidade demonstra que é crescente a possibilidade de continuarem – na esteira das interpretações dos analistas internacionais, de que as ações em Barcelona, que resultaram em 14 mortes e mais de 100 feridos, revelam mudanças fundamentais no modus operandi dos extremistas do Estado Islâmico. Aliás, a bem da verdade, os ataques já acontecem com certa …

Leia mais

Novas regras da usucapião extrajudicial

Novas regras da usucapião extrajudicial

Gelcy Bueno Alves Martins

Foi publicada no Diário Oficial da União de 12 de julho a Lei nº 13.465/2017, que prevê novas regras para regularização fundiária rural e urbana. A lei traz algumas mudanças importantes e, dentre elas, a que modifica significativamente as regras da usucapião extrajudicial, previstas na Lei de Registros Públicos (nº 6.015/73). O procedimento foi simplificado e introduzido no ordenamento jurídico brasileiro por força do art. 1.071 do novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015), que acrescentou o art. 216-A ao texto da Lei …

Leia mais

T5 suporta bem os dois primeiros anos

T5 suporta bem os dois primeiros anos

Nelson Tucci

Por sugestão da JAC, dirigimos um veículo com dois anos de uso. Aceitamos o desafio de avaliar um modelo e pegamos o T5, ano 2015, câmbio manual e quase 30.000 km rodados.

Externamente o modelo pouco mudou, então você se sente dentro de um carro novo, com belo design italiano. A suspensão tipo McPherson, de característica macia, continua muito boa na cidade e não cria problemas na estrada. O tempo de uso não refletiu qualquer alteração comparada a um modelo novo, também por nós avaliado há …

Leia mais

Estágio na Mercedes-Benz

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio 2018 da Mercedes-Benz do Brasil. São oferecidas 70 vagas entre as unidades de São Bernardo do Campo, Campinas e Iracemápolis, em São Paulo; Juiz de Fora, em Minas Gerais, além dos escritórios regionais de vendas nas cidades de São Paulo, Betim, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Para ingressar no programa, o candidato deverá estar cursando em 2018 o penúltimo ou último ano de graduação nos cursos que envolvem as áreas de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, …

Leia mais

Workshop debate exposição na Internet

Workshop debate exposição na Internet

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoverão o Workshop “Impactos da exposição de crianças e adolescentes na Internet”, em 18 de setembro, em São Paulo, para pesquisadores, educadores, advogados, psicólogos, pais e responsáveis, além de demais interessados em debater o tema. Inscrições gratuitas em http://workshopexposicaonainternet.nic.br


Coordenadoria de Assistência Judiciária (Cadoj) da Prefeitura de Santos ampliou o atendimento ao cidadão e, além da unidade da Praça José Bonifácio, 50, 2º andar, no Centro (com expediente de segunda a …

Leia mais

Com que câmera eu vou?

Com que câmera eu vou?

Leandro Ayres

COMO ensino fotografia para alunos do ensino fundamental e médio em um importante colégio de Santos, é bastante comum nas primeiras aulas a pergunta: “Professor, qual é a melhor câmera pra eu fotografar?”. Eu respondo: “Se você está satisfeito com as fotos ou vídeos que produz através do seu equipamento atual (smartphone ou câmera compacta), continue com ele. Pratique mais, crie mais e salve o bolso dos seus pais”. E as aulas seguem nesta filosofia, visando assim fazê-los alcançar melhores resultados por meio de conceitos e …

Leia mais

Prêmio Brasil Fotografia 2017

O ESPAÇO Cultural Porto Seguro apresenta a exposição Prêmio Brasil Fotografia 2017, que contempla 10 artistas e mais de 50 obras, com trabalhos impressos e multimeios, com visitação gratuita até 8 de outubro. Na Alameda Barão de Piracicaba, 610, Campos Elíseos, capital paulista, de terça-feira a sábado, das 10 às 19 horas, e domingos, das 10 às 17 horas. Com curadoria geral do artista visual Cildo Oliveira, este ano o júri foi constituído por Fábio Magalhães, Angélica de Moraes, Rubens Rewald e Evandro Teixeira, e teve cerca de …

Leia mais

Prêmio Smacna Brasil

Prêmio Smacna Brasil

Reconhecendo em âmbito nacional os melhores trabalhos de engenharia termoambiental do ano, aconteceu em agosto, na capital paulista, a premiação do 24º Destaques do Ano Smacna Brasil/2016 – Convênio Smacna-Abrava. A láurea é concedida pelo desdobramento brasileiro da entidade técnico-científica Smacna (Sheet Metal Air Conditioning Contractors’ National Association) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Estes foram os empreendimentos premiados: Laboratório Sabin de Análises Clínicas, em Brasília/DF, Paulista North Way Shopping, Paulista/PE, Banco Central (Bacen), Salvador/BA, Aker Solutions–Subsea High Tech Centre, São José …

Leia mais

Imóveis populares apresentam defeitos na construção

Imóveis populares apresentam defeitos na construção

Defeitos em 56,4% das unidades vistoriadas, com falhas estruturais ainda no prazo de garantia, foram constatados pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) ao avaliar a execução do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O levantamento englobou imóveis para beneficiários das faixas 2 e 3, financiados com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O objetivo foi verificar a regularidade dos contratos da Caixa Econômica Federal com as construtoras e os mutuários, o impacto no déficit habitacional estimado, a elegibilidade do público-alvo e …

Leia mais

Perdão no Caminho Lebaniego!

Perdão no Caminho Lebaniego!

Luiz Carlos Ferraz

Após peregrinar por seis itinerários diferentes do Caminho de Santiago de Compostela (*), fui inspirado a peregrinar, em junho passado, uma rota tangencial do tradicional Caminho cristão: durante cinco dias percorri cerca de 70 quilômetros do Caminho Lebaniego, de San Vicente de la Barquera ao Monastério Santo Toríbio de Liébana, na Comunidade Autônoma da Cantábria, no Norte da Espanha.

O Monastério está localizado aos pés do Maciço Central dos Picos de Europa, na Cordilheira Cantábrica, e guarda a “lignum crucis”: o maior pedaço da cruz …

Leia mais

A utilidade pública da Arquitetura

A utilidade pública da Arquitetura

Com exposição prevista para outubro a dezembro, a ideia da 11ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo, “Em Projeto”, revela a forma como o evento se estrutura, a partir de atividades realizadas por grupos atuantes e ações propostas que acontecerão na cidade. O evento já está em curso e foca a discussão sobre formas de editar e transformar a cidade, por meio da realização do projeto em suas inúmeras frentes de ação. Assim, visa lidar de forma explícita com um arcabouço de instrumentos e ferramentas relacionados …

Leia mais

Incepa lança a série Nice

Incepa lança a série Nice

O mármore Travertino Navona Estucado é o referencial da série Nice, da Incepa. Disponível nas cores branco e bege, o produto possui aparência extremamente uniforme e veios mais suaves do que as versões tradicionais do mármore Travertino. Além disso, possui brilho intenso, podendo transitar de forma harmoniosa por todos os estilos e gostos. No formato 80 x 80 cm, tem junta mínima retificada de 1 mm, ideal para compor painéis, pisos e paredes onde se busca a continuidade das peças. Mais em www.incepa.com.br

Leia mais

Roca apresenta Concept

Roca apresenta Concept

As formas geométricas triangulares e acabamento metalizado em aço escovado apresentam efeitos de pequenos diamantes, quando aplicadas na parede. A série Concept da Roca está disponível nas cores Silver e Brown e medida 30,1 x 30 cm. Mais em www.rocaceramica.com.br

Leia mais

Paraíso no Oceano Atlântico

Paraíso no Oceano Atlântico

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio localizado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua posição geográfica privilegiada proporciona um clima ameno o ano inteiro, perfeito para desfrutar o que suas ilhas têm de melhor, como as paisagens montanhosas, o mar com temperatura agradável e as atrações que convidam o visitante a uma experiência inesquecível.

O conjunto de ilhas pertence a Portugal, sendo as principais e únicas povoadas a Ilha da Madeira e Porto Santo, que …

Leia mais

História e arquitetura em harmonia

História e arquitetura em harmonia

Às margens do lago Villarrica e com uma bela vista para o vulcão de mesmo nome fica o conjunto arquitetônico que acomoda o hotel Antumalal, em Pucón, no sul do Chile, distante 785 km da capital Santiago. Exemplo de um projeto que integra o ambiente natural ao seu redor, com jardins, bosques e cachoeiras, às linhas modernas e arrojadas do estilo Bauhaus, a construção assinada pelo arquiteto Jorge Elton Álamos surpreende por unir história e contemporaneidade.

Erguido sem que nenhuma árvore fosse derrubada, o hotel Antumalal foi entalhado …

Leia mais

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

“Saúde é uma só” na Semana do Médico-Veterinário

Evento comemora o dia do profissional, em 9 de setembro

SANTOS é uma das cinco cidades no Estado de São Paulo que participarão da I Semana do Médico-Veterinário. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), acontecerá de 11 a 15 de setembro e faz parte da celebração do Dia do Médico-Veterinário, em 9 de setembro, e da campanha “Saúde é uma só”, que visa mostrar à sociedade a importância do profissional para a saúde dos animais, do meio ambiente e …

Leia mais

Saúde muscular após os 60 anos

Saúde muscular após os 60 anos

Cada vez mais o idoso sofre cada com a perda de funcionalidade e, a partir dos 60 anos, a tendência é apresentar limitação para realizar suas atividades diárias, como comer, tomar banho, andar pela casa e deitar-se. “Fica claro que manter a funcionalidade, na medida em que a expectativa de vida cresce, significa autonomia, independência e qualidade de vida para viver mais plenamente. E isso tem muito a ver com a alimentação”, diz Patrícia Ruffo, nutricionista e gerente científica da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

A empresa …

Leia mais

Entendendo as varizes

Entendendo as varizes

Inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço nas pernas são alguns dos sintomas mais comuns da presença de varizes. Para entender o que elas são exatamente, é preciso levar em consideração como funciona o sistema circulatório. Após percorrer todo o corpo, é necessário que o sangue retorne ao coração. Contudo, quando estamos em pé ou sentados, a grande dificuldade é o sangue subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade. “Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos”, comenta o cirurgião vascular …

Leia mais

Feijoada Anglicana solidária

Feijoada Anglicana solidária

Pérsio de Abreu Cracel e a esposa Sônia Regina Lousada Cracel

 

 

 

 

Igreja Anglicana de Santos promoveu feijoada solidária em seus jardins, em julho, com show de Gabriella Elli, em prol de suas obras sociais e já de olho na ampla programação do centenário de sagração do belo templo do Orquidário, a partir de abril de 2018.

Encontro de casais amigos: Alexis Carneiro, Luciana Reda Claro, Roberto Moniak e Elizabeth Carneiro

 

 

Rodrigo Pacheco Silva, presidente da NossoLar Construtora, e o amigo e investidor …

Leia mais

100% vegano

100% vegano

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado no Bairro do Boqueirão, em Santos, o Acácia Gastronomia Veg combina a prestação de serviços de bistrô, empório e buffet. Com dois meses de funcionamento, os proprietários Giselle Castelões e Fabrizio Castelões trouxeram a Santos conceito inovador no ramo da alimentação, com um cardápio 100% vegano.

A responsável pela cozinha é a própria Giselle. O Acácia oferece uma grande variedade de pratos todos os dias, no almoço e jantar, tendo como destaques o Estrogonofe de Proteína com Cogumelo Paris, o Nhoque de Abobrinha e as …

Leia mais

Maneiras de harmonizar o saquê

O saquê é uma bebida milenar, com sabores e aromas individuais, criada a partir de ingredientes básicos, como arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin). Conhecido no Brasil como “cachaça japonesa”, o saquê conquista cada vez mais adeptos brasileiros e, para harmonizá-lo com diferentes culinárias, o sommelier de saquê Celso Ishiy apresenta algumas sugestões: “ginjo” e “daiginjo” com pratos leves, como saladas, grelhados de carne branca, carpaccio, massas sem molhos encorpados; “junmai” com peixe assado; “nigori” ou “honjozo” com ceviches e sunomono; …

Leia mais

80 anos no ensino público

80 anos no ensino público

Um dos mais tradicionais colégios da cidade de Santos, o Canadá, completa este mês de agosto de 2017, a marca de 80 anos de idade. Conhecido inicialmente como Gymnásio do Estado, foi criado desta forma pelo Decreto 6.601, de 11 de agosto de 1934, durante o governo de Armando Salles de Oliveira. A instituição, então, passou a funcionar em uma casa na avenida Ana Costa e logo depois ocupou uma pequena parte no andar térreo do Grupo Escolar “Dr. Cesário Bastos”. Foi quando, em agosto de 1937 transferiu-se …

Leia mais