Edição 351Abril 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias
Edição 267 Abril 2017

Edição 267 Abril 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Bom sinal

Luiz Carlos Ferraz

Se para bom entendedor pingo é letra, há de ser interpretada como uma palavra inteira a iniciativa corajosa do empresário Armênio Mendes de entregar neste mês abril a primeira das três fases do megaempreendimento Praiamar Corporate, no exato momento em que Santos flutua no olho da crise imobiliária que atinge a economia do litoral paulista, como de resto coloca em alerta todo o país. Longe de pretender escamotear uma situação que é notória – combinando a fraca velocidade de vendas com a devolução de unidades …

Leia mais

A polêmica nova lei da terceirização

A polêmica nova lei da terceirização

Edson Mazieiro

A Lei nº 13.429/17, de 31 de março passado, alterou dispositivos da Lei n° 6.019/74 e regulamentou a terceirização, que é um processo pelo qual uma empresa contrata outra para prestar um determinado serviço. A terceirização era regulada pela Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que representava um entendimento consolidado das cortes trabalhistas brasileiras sobre a matéria e era permitida apenas em serviços relacionados com a atividade-meio das empresas, como serviços de limpeza, segurança, suporte etc.

A nova lei é no sentido de permitir …

Leia mais

Firme na competição

Firme na competição

Nelson Tucci

O estilo é agressivo. O design arrojado faz do JAC T5 um SUV bonito. E mais que isso, prazeroso ao dirigir. A suspensão tipo McPherson é bem calibrada, favorecendo com que tenha boa performance na cidade e na estrada, mesmo nas curvas mais fechadas. Em nossa avaliação, este permanece sendo o melhor carro da montadora, no Brasil.

A cabine continua um show. Grande, dá visibilidade ao motorista e conforto a todos os passageiros. O volante multifuncional, revestido, tem boa aderência às mãos e a direção assistida …

Leia mais

Nissan comemora aniversário

O Complexo Industrial de Resende da Nissan, no estado do Rio de Janeiro, comemora três anos e, como novidade, iniciou a produção do Nissan Kicks, com investimentos de R$ 750 milhões. Obteve ainda a marca de um ano do projeto de exportação, fornecendo para oito países da América Latina. É a primeira fábrica 100% Nissan no Brasil. Os primeiros frutos foram o compacto March e o motor 1.6 16V flexfuel. Depois passou a produzir o motor 1.0 12V de três cilindros e o sedã Nissan Versa. É uma …

Leia mais

1.636.179 veículos apresentam débitos do IPVA

1.636.179 veículos apresentam débitos do IPVA

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo notificou proprietários de 1.636.179 veículos que apresentam débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), referentes ao exercício de 2016 para os veículos com final de placa 9 e 0 e remanescentes dos exercícios de 2012 a 2015 de todas as placas, totalizando 2.429.888 débitos (cada veículo pode ter débito em mais de um exercício) que somam R$ 523.731.914,28. Mais informações pelo telefone 0800-170110 e pelo canal Fale Conosco, no www.portal.fazenda.sp.gov.br


Duas das maiores entidades sindicais internacionais de …

Leia mais

Passa um filme na cabeça…

Passa um filme na cabeça…

Leandro Ayres

A VERDADEIRA história da fotografia inicia-se em 1817, quando o francês Joseph-Nicéphore Niépce obteve imagens com cloreto de prata sobre papel. Em 1822, conseguiu fixar uma imagem, pouco contrastada, sobre uma placa metálica, utilizando nas partes claras betume-da-judeia, mas somente no Verão de 1826 conseguiu produzir a primeira fotografia, da janela de sua casa, que se encontra preservada até hoje.

A fotografia popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888, com a entrada no mercado da empresa Kodak. Sua publicidade baseava-se no fato de que …

Leia mais

Inscrições ao Paraty em Foco

Décima terceira edição do Festival de fotografia Paraty em Foco (PEF), que acontecerá de 13 a 17 de setembro, abriu inscrições para a Convocatória Portfólio em Foco, que selecionará obras de 20 fotógrafos (amadores ou profissionais) para exposição durante o encontro. A chamada permanecerá aberta até 31 de julho, para inscrições em duas categorias: Ensaio e Foto Única. Um conselho de fotógrafos fará seleção dos trabalhos que serão publicados na página do evento na internet na medida em que forem avaliados. Após o encerramento das inscrições, o júri …

Leia mais

Festival do Valongo será em outubro

Sucesso de público no ano passado, o Valongo Festival Internacional da Imagem será realizado entre 4 e 8 de outubro, na cidade de Santos. Ocupando diversos espaços do Centro Histórico, o Valongo Festival reuniu em 2016 público estimado em 4.000 pessoas, que participaram de workshops, oficinas e palestras com grandes nomes da fotografia. Os interessados também puderam visitar exposições fotográficas e audiovisuais, festas e aproveitar para fazer ampliações de fotos gratuitamente.…

Leia mais

“Meu negócio é fotografia”

Em 2 de junho, das 8 às 18 horas, profissionais da fotografia ministram o workshop “Meu negócio é fotografia”, no hotel Premium Campinas, Jardim Nova Aparecida, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo. O evento faz parte do Farol Fotográfico, que visa divulgar o business da fotografia. Entre os palestrantes, o fotógrafo Jaiel Prado, que focará “Construindo seu Negócio na Fotografia”, o advogado Marcelo Pretto, o professor Flávio Sampaio, a jornalista Jaqueline Rocha e o fotógrafo Ricardo Martins. O Farol Fotográfico foi idealizado pelos fotógrafos Cibele …

Leia mais

Resgatar as obras paralisadas

Resgatar as obras paralisadas

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, propôs a realização de uma ampla discussão sobre a situação das obras paradas no País. Ele defendeu a estratégia durante reunião, em 25 de abril, em Brasília, da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.

Na avaliação de Murilo, as obras paralisadas, estimadas em 5 mil, são investimentos que foram iniciados e cuja interrupção provoca prejuízos para a sociedade. “Acho fundamental que seja realizada uma discussão com bastante rigor para acompanharmos as obras …

Leia mais

Tintas MC comemora 53 anos no mercado

Tintas MC comemora 53 anos no mercado

Fundada na década de 60, a Tintas MC é hoje a maior rede varejista de tintas do Brasil. “Em abril comemoramos 53 anos de história, com um plano de crescimento orgânico e sempre respeitando os nossos valores. Com a abertura de um novo formato voltado para franquias, a nossa meta é sextuplicar de tamanho até 2023, com lojas próprias, aquisição de novos espaços e com novos franqueados”, avalia Renato Sá, diretor de Estratégia e Marketing da rede.

São mais de 50 lojas próprias, distribuídas entre São Paulo, ABC …

Leia mais

Software soluciona 99% de não conformidades em canteiro

Com o objetivo de garantir controle total nas verificações e obter indicadores que certifiquem a qualidade dos serviços realizados nos canteiros de obra, a Engebel Construção passou a utilizar o módulo Qualidade do Mobuss Construção, desenvolvido pela Teclógica. Com a tecnologia, a construtora, que há mais de 25 anos atua em diversos estados brasileiros, garantiu a resolução de 99% das não conformidades com eficácia e dentro do prazo determinado. Além disso, percebeu uma melhoria significativa em relação à eficiência e produtividade dos colaboradores.

“Identificamos a necessidade do uso …

Leia mais

Convite à contemplação

Convite à contemplação

Nelson Tucci

Em algumas culturas, como a sul-africana, a chuva significa que os deuses estão te recebendo e abrindo as portas do céu. Pois foi com chuva que inúmeros amigos foram recepcionados em Santos, no sábado, 22 de abril – dia em que a historiografia oficial comemora o Descobrimento do Brasil. O encontro foi com Luiz Carlos Ferraz, editor do Perspectiva, e que, além de jornalista, se revela escritor e especialista nas coisas de Santiago de Compostela. A todos, em analogia à data, Ferraz convidou que cada um …

Leia mais

Aparência natural

Aparência natural

A Idealle Revestimentos Cerâmicos, da Carmelo Fior, apresenta coleções inspiradas em matérias primas naturais e que utilizam a tecnologia HD, que reproduz com perfeição o aspecto de madeiras, rochas minerais e pedras, com detalhes que simulam a ação do tempo em cada peça.

Indicada para pisos internos e varandas, cada coleção possui faces diferentes que oferecem ao ambiente um belo efeito visual. A Phoenix imita com perfeição os veios e tonalidades do mármore, disponível nos formatos 45 x 45 e 32 x 57 cm e nas cores Gray …

Leia mais

No “Salone Del Mobile de Milano”

No “Salone Del Mobile de Milano”

O revestimento Turim Plus RT da Cecafi Revestimentos Cerâmicos, marca da Camelo Fior, foi selecionado pela Apex Brasil e participou da 56ª edição do “Salone Del Mobile de Milano”. O evento reuniu mais de 1.400 expositores e durante uma semana transformou Milão na cidade do design mundial, recepcionando mais de 300.000 pessoas. O Turim Plus RT é um revestimento cerâmico que remete a natureza e que, com uso da tecnologia digital, conseguiu imprimir com perfeição veios e cores da madeira. No formato 61 x 61 cm, é indicado …

Leia mais

Revestimento com toque metalizado

Revestimento com toque metalizado

A Brick Metallo Natura é destaque nas novas linhas de pisos e revestimentos cerâmicos sustentáveis da Lepri Finas Cerâmicas Rústicas. A coleção reproduz a aparência de tijolos de demolição, com veios ressaltados e toque metalizado. Para a Brick Metallo Natura, a Lepri desenvolveu um processo exclusivo de esmaltação, feito manualmente com queima em atmosfera controlada. Tanto na produção da massa quanto na do esmalte, a empresa utiliza vidros de telas de TVs e monitores de computadores descartados. O produto pode ser aplicado em paredes de áreas internas e …

Leia mais

Estilo industrial e sustentável

Estilo industrial e sustentável

A Nina Martinelli lançou a coleção Cemento, com cobogós feitos em concreto arquitetônico, que seguem a tendência industrial. Inspirado nos arcos do Coliseu, de Roma, o Cobogó Coliseu é imponente, dando estilo industrial e um toque vintage ao ambiente. Além do belo efeito visual o cobogó é considerado um revestimento sustentável, filtra o sol e oferece ventilação cruzada, uma ótima opção de divisórias, proporcionando privacidade sem isolar totalmente os ambientes. Está disponível nas cores bianco e concreto, no formato 26 x 39 cm. Mais em www.ninamartinelli.com.br

Leia mais

Aventuras no Alasca

Aventuras no Alasca

Zarpando de São Francisco e Seattle, nos Estados Unidos, e de Vancouver, no Canadá, o Regatta da Oceania Cruises navegará no Alasca entre maio e setembro. Com capacidade para 684 hóspedes e uma tripulação de 400 pessoas, a embarcação apresenta quatro restaurantes, um centro de fitness e spa, oito salões e bares, um cassino e 342 luxuosas suítes e cabines, das quais quase 70% com varandas privativas. O Regatta também aporta em Wrangell e Prince Rupert, portos que navios maiores não conseguem, e possibilita uma visão mais próxima …

Leia mais

Estadia para família com descanso e charme

Estadia para família com descanso e charme

O Hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão, na Serra Mantiqueira de São Paulo, possui pacotes diferenciados para quem quer curtir ao lado da família, desconectado da rotina, em um lugar que transmita paz e tranquilidade. São 37 apartamentos de alto padrão com infraestrutura completa de lazer e repouso.

Para relaxar, o hotel oferece sala de massagem, piscina aquecida, salas de estar e leitura, restaurante, bar, enquanto para quem pretende a prática de atividades pode aproveitar a academia, sala de jogos, quadras de tênis e vôlei.

Uma equipe …

Leia mais

Bourbon Wine Tasting & Dinner

Bourbon Wine Tasting & Dinner

Com o sucesso da edição de março, o Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, no interior de São Paulo, anunciou a realização de mais três versões do Wine Tasting & Dinner: de 23 a 25 de junho, “Lyon Região de Frances”; de 18 a 20 de agosto, “Toscana Itália”; e de 20 a 22 de outubro, “Portugal”. O objetivo do festival é surpreender o paladar dos participantes. O jantar é realizado na Cave Bistrô, um aconchegante e intimista espaço gourmet, que possui adega climatizada com mais de 180 …

Leia mais

Alerta a quadros infecciosos…

Alerta a quadros infecciosos…

A falta de informação é uma das principais causas para a evolução de algumas doenças, o que contribui para o aparecimento de novas patologias e até sequelas. É exatamente o que acontece com os portadores de Imunodeficiência Primária (IDP), pela dificuldade no diagnóstico. Dados do Brazilian Group for Immunodeficiency (Bragid) mostram que 15 mil pessoas sofrem com a falta de diagnóstico de IDPs no Brasil.

Causadas pela deficiência genética no sistema imunológico, responsável pela defesa contra invasores (vírus, bactérias e fungos), as IDPs costumam demonstrar as primeiras manifestações …

Leia mais

Entendendo as varizes

Inchaço, formigamento, dor, queimação e sensação de cansaço nas pernas são alguns dos sintomas mais comuns da presença de varizes. Para entender o que elas são exatamente, é preciso levar em consideração como funciona o sistema circulatório. Após percorrer todo o corpo, é necessário que o sangue retorne ao coração. Contudo, quando estamos em pé ou sentados, a grande dificuldade é o sangue subir dos pés ao coração, contra a ação da gravidade.

“Para conseguir essa proeza, nosso organismo criou alguns artifícios muito criativos”, comenta o cirurgião vascular …

Leia mais

Polêmica envolve miopia e a falta de sol

Polêmica envolve miopia e a falta de sol

A miopia, dificuldade de enxergar à distância, uma das alterações oculares que mais cresce no mundo, pode ser combatida entre adultos pela maior exposição à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol durante a adolescência e juventude. Esta é a principal conclusão de uma pesquisa publicada no Jama Ophthalmology.

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, a conclusão é controversa, pois a exposição dos olhos ao sol eleva o risco de contrair varias doenças, entre elas …

Leia mais

Alimentos para uma vida mais saudável

A nutricionista Mariana Nacarato defende que um estilo de vida saudável deve associar a prática de atividades físicas com alimentação equilibrada. Ao adotar refeições balanceadas é possível ter mais energia e disposição, diminuindo o risco de desenvolver patologias. Nacarato, que é consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, lista 10 alimentos: cacau em pó, pão de forma integral, quinoa, cúrcuma, linhaça, frutas vermelhas e roxas, oleaginosas, chia, aveia e massa grano duro.…

Leia mais

Praiamar Corporate!

Praiamar Corporate!

Família Mendes, capitaneada pelo megaempresário Armênio Mendes, recepcionou parceiros e amigos em 12 de abril para inaugurar o Praiamar Corporate – o que é há de mais tecnológico, moderno e inovador no mercado imobiliário, como frisou o jornal Perspectiva em sua edição de março. Parabéns!

Armênio Mendes ladeado pela mãe Maria do Carmo, a esposa Celeste e os filhos Paulo, Karina e Alex

Fábio Andrade e Carla Sotelo

 

 

 

 

Elaine e

Adelino Bastos

 

 

 

Antonio Madeira Jr. e Silvio Miranda

 

 

Cláudio

Leia mais

O bolo da vovó!

O bolo da vovó!

Bruno Scarpa

Há um ano e quatro meses o casal Carla e Augusto Schulz trouxe a Santos a franquia Bolo da Madre, uma casa de bolos bem ao estilo retrô, com ambiente e decoração que remetem ao tema. Segundo os proprietários, o Bolo da Madre é um lugar para reviver momentos do passado, em clima caseiro e aconchegante.

A casa oferece espaço com ar-condicionado e uma área externa para quem prefere se deliciar com os bolos ao ar livre.

O carro-chefe, e que é reconhecido como a identidade …

Leia mais

Bar pop-up especializado em infusões

Até 29 de julho, no lounge do restaurante Scarpetta, o badalado chef Scott Conant comanda uma versão pop-up do Sorso, um laboratório de coquetéis e bar de infusões. O espaço está integrado ao Scarpetta, no hotel Fontainebleau Miami Beach, e foi inaugurado no festival South Beach Wine and Food 2017. A proposta de apresentar coquetéis infundidos é a marca registrada do Sorso, que oferece ainda xaropes artesanais especialmente elaborados para combinar com destilados, como o de abacaxi caramelizado ou o de melancia com hortelã. O menu do bar …

Leia mais

Progresso para a Baixada Santista

Progresso para a Baixada Santista

Depois da inauguração da nova estrada para o litoral paulista, a Rodovia Anchieta, em 22 de abril de 1947, São Paulo conheceu um novo ciclo de desenvolvimento, em especial o verificado nas cidades da Baixada Santista, que testemunharam o surgimento do polo petroquímico siderúrgico de Cubatão e o crescimento do setor imobiliário, aliado ao aumento substancial de turistas e veranistas em busca de sossego e lazer durante as temporadas de Verão.

O velho Caminho do Mar (SP-148) já não suportava o volume de trânsito entre o Planalto e …

Leia mais