Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias
Edição 264 Janeiro 2017

Edição 264 Janeiro 2017

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Financiamento coletivo capta recursos para “Juntos no Caminho de Santiago”

Através do sistema conhecido como “crowdfunding”, o jornalista Luiz Carlos Ferraz iniciou o financiamento coletivo para captar recursos visando a impressão de seu próximo livro sobre o Caminho de Santiago. Trata-se de “Juntos no Caminho de Santiago, as pedras do Caminho Inglês”, que está com lançamento programado para sábado, 22 de abril, na Igreja Anglicana de Santos.

A contribuição pode ser feita por qualquer pessoa, que receberá em troca a respectiva recompensa. No caso de R$ 50, por exemplo, a pessoa receberá exemplar do livro autografado e terá …

Leia mais

Você está vivo!

Luiz Carlos Ferraz

Não é preciso ser torcedor de time de futebol, ser traído numa relação conjugal ou perder um ente querido para sentir a dor do sofrimento, aquele sentimento classificado pelo poeta como opcional, que pode ser diminuído ou evitado, mas que muitas vezes, independentemente de nossa vontade, nos persegue por dias, meses, anos, por toda uma vida; outras vezes, por apenas um instante. A gravidade da situação e o alargamento do tempo, neste contexto, podem até constituir aspectos para estudo e tratamento, pois cada pessoa terá …

Leia mais

Aspectos do Mercosul e as zonas de livre comércio

Aspectos do Mercosul e as zonas de livre comércio

Alberto Murray Neto

O Tratado do Mercosul, celebrado em 26 de março de 1991, em Assunção, Paraguai, com o intuito de constituir um mercado comum entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (os Estados Partes originários do Mercosul), prevê objetivos relevantes: a livre circulação de bens, serviços e fatores de produção entre os Estados Partes, mediante eliminação de barreiras tarifárias e não tarifárias entre os países; o estabelecimento de uma tarifa externa comum, e a adoção de uma política comercial comum de relacionamento, no âmbito regional e internacional; a …

Leia mais

O destaque é a funcionalidade

O destaque é a funcionalidade

Nelson Tucci

Andamos com o J3 Turin flex, o sedan básico da JAC. E a impressão é melhor dentro do que fora dele. Redesenhado juntamente com o J3 (o irmão mais velho) há 3 anos, tem um design limpo, com uma bonita frente. No mais é um modelo comum.

Dentro, a direção assistida agrada, assim como os espelhos reguláveis, as aberturas internas para o porta-malas (respeitável, de 490 litros) e o tanque. Os pedais têm estilo esportivo e o espaço no banco traseiro é bem razoável para o …

Leia mais

Transporte de bicicletas e pranchas

Em tempo de férias, anote os cuidados gerais ao transportar cargas externas: realizar a fixação do bagageiro e da carga conforme recomendado pelo fabricante do bagageiro; não deixar que a visibilidade e estabilidade de condução fiquem comprometidas; não provocar ruído ou poeira; não ocultar luzes; não exceder a largura e os limites de carga do veículo, além de outras dimensões. As bicicletas podem ser transportadas em bagageiros traseiros ou de teto. No caso da prancha de surfe, o transporte é permitido na parte superior externa da carroceria, presa …

Leia mais

Quatro canais para obtenção de dados públicos

Quatro canais para obtenção de dados públicos

Cada vez mais aprimorando o acesso ao cidadão, a Prefeitura de Santos informa que a obtenção de dados públicos pode ser feita por meio de quatro canais: Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), acessível no portal Cidade Aberta, em www.santos.sp.gov.br/cidadeaberta, onde estão detalhadas todas as formas de acesso às informações, estatísticas, dúvidas frequentes e campo para cadastro e solicitação do pedido; envio de e-mail para transparencia@santos.sp.gov.br; presencialmente no Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou sábado, das …

Leia mais

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Fotógrafo, quer mostrar o seu trabalho autoral?

Leandro Ayres

NÃO há um número absoluto sobre a quantidade de fotógrafos, profissionais ou não, atuando em Santos, mas é notório que este grupo é grande e crescente. A grande maioria atua onde o retorno financeiro é mais imediato, como a cobertura de eventos sociais, culturais, esportivos, ou se especializando no fotojornalismo. No entanto, há um grupo que vê na fotografia a sua forma de expressão e passa a desenvolver trabalhos autorais.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura (Secult), disponibiliza alguns espaços para qualquer fotógrafo interessado em …

Leia mais

Um mundo de possibilidades…

A ARTE 57, em parceria com a galeria Almeida e Dale, expõem até 31 de janeiro “Realidades Imaginadas”, na Galeria Arte 57, na capital paulista. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra traz obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da contemporaneidade brasileira e mundial. Reunidos por grupos temáticos, eles revelam as estratégias de aproximação, registro, construção e metamorfose da realidade, adotadas hoje pelos fotógrafos.

Entre os grupos, um tem como tema comum a figura humana: Gustavo Lacerda dilui na luz a monocromia dos albinos, Nan Goldin eterniza …

Leia mais

Processos mais simples e acessíveis

Processos mais simples e acessíveis

Padronizar códigos municipais de construção civil e criar um modelo de licenciamento integrado de obras nas prefeituras do Estado de São Paulo, visando tornar os processos de construção mais simples e acessíveis. Esse é o desafio do protocolo de intenções assinado entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp, através do departamento da Construção Civil (Deconcic), a Frente Parlamentar da Indústria da Construção da Assembléia Legislativa e a Associação Paulista de Municípios, APM.

“A ideia é fazer com que os municípios adotem padrões de licenciamento …

Leia mais

Facilidades e conforto em imóvel popular

Facilidades e conforto em imóvel popular

Em meio a um cenário de expectativas, algumas construtoras resolveram inovar e estão investindo em melhorias nos projetos destinados ao segmento de baixa renda. É o caso da Danpris Construtora, que desenvolve empreendimento no plano Minha Casa Minha Vida, o Terraço Quitaúna, em Osasco, na Grande São Paulo, com unidades que possuem terraço gourmet. “Contabilizamos 65% de unidades vendidas”, comemora Dante Seferian, CEO da Danpris: “Oferecemos condições atrativas, com zero de entrada, parcelas pequenas durante a construção e a vantagem do comprador poder parcelar a entrada e usar …

Leia mais

Enfrentar as mudanças climáticas…

Enfrentar as mudanças climáticas…

Surpreendida pela sequência de ressacas que abalou a cidade no ano passado, com inúmeros prejuízos na Ponta da Praia, Santos pretende consolidar em 2017 – quando está completando seu 471º aniversário – a implantação de projeto para reduzir o impacto das forças da Natureza. Denominado Plano Municipal de Mudanças Climáticas (Pmmcs), a estratégia foi apresentada em dezembro, durante o seminário Soluções de Engenharia Imediatas e Definitivas para Proteção da Orla de Santos.

A iniciativa de Santos contempla uma série de ações, mobilizando várias secretarias e órgãos da Administração …

Leia mais

Faça Feng Shui e seja muito mais feliz

Faça Feng Shui e seja muito mais feliz

Na busca por viver em harmonia no espaço onde se mora, cresce a cada dia a procura por um tipo de ferramenta – ou uma “corrente de pensamento analítico” – que visa proporcionar bem-estar, saúde e prosperidade. Quem tem essa preocupação já deve ter ouvido falar em Feng Shui, termo que é traduzido literalmente como Vento e Água, e que carrega a tradição de mais de 4.000 anos da sabedoria chinesa. Praticada pelos mestres taoístas, trata-se de mais um instrumento de equilíbrio com as forças da Natureza e …

Leia mais

Design e inovação em salas de banho

Design e inovação em salas de banho

O design da Laufen com a inovação em matéria-prima a partir da SaphirKeramik estão na coleção de banheiro Val, projetada pelo designer alemão Konstantin Grcic. Os traços arquitetônicos, as margens extremamente estreitas e as estruturas finas da superfície tornam os lavatórios desta coleção únicos no mundo. Entre as novidades, o destaque fica por conta do lavatório de 550 x 360 mm, que conta com bancada circular integrada na parte interna da louça. Este modelo apresenta superfície em alto relevo com função antiderrapante, ideal para acomodar itens de higiene …

Leia mais

Roca traz a banheira Georgia

Roca traz a banheira Georgia

Ideal para o relaxamento na hora do banho, a banheira freestanding Georgia, da Roca, se integra a decorações clássicas e modernas. O modelo oval, que comporta até duas pessoas, é produzido em acrílico e está disponível na cor branca, na medida 1850 x 1000 mm e capacidade para até 210 litros de água. Mais em www.br.roca.com

Leia mais

Paisagens urbanas vistas de cima

Paisagens urbanas vistas de cima

Investindo na fabricação de peças com relevo, a Cerâmica Portinari lança a coleção Sense, o porcelanato que se diferencia no mercado por possuir 5 mm de altura. Ele pode ser usado em paredes e decoração de halls, salas, cozinhas, banheiros e, especialmente, em fachadas. Inspirada nas paisagens urbanas vistas de cima, a coleção mostra, por meio de seu alto volume, um espetáculo com a arquitetura, destacando prédios, relevos montanhosos e vias que se cruzam. Os produtos da coleção possuem 60 x 60 cm e são encontrados nas cores …

Leia mais

Nordeste é o destino mais desejado

Nordeste é o destino mais desejado

Pesquisa “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), apontou que o brasileiro, na hora de escolher o destino turístico, continua preferindo o Nordeste, devido às belíssimas praias, distribuídas em cerca de 3 mil quilômetros de extensão.

O litoral nordestino, como se sabe, é reconhecido mundialmente pelo cenário encantador e por oferecer a combinação perfeita entre sol, mar, sossego e diversão. Por isso, tem atraído os brasileiros – que se rendem às paisagens paradisíacas, especialmente nessa época em que o momento econômico favorece …

Leia mais

Roda SP agita cidades da Baixada Santista

Roda SP agita cidades da Baixada Santista

Até 5 de março, acontece o Roda SP 2017, programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que facilita a integração turística entre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Desde a primeira edição em 2011 o programa já embarcou mais de 270 mil pessoas. Com ônibus modernos e confortáveis, o visitante percorre as belezas naturais, patrimônios históricos e praias acompanhado com os guias de turismo, devidamente certificados pelo Cadastur, que estão …

Leia mais

Hotel é novo marco em Pequim

Hotel é novo marco em Pequim

Após 27 anos oferecendo o melhor em hotelaria para os turistas da China, o The Península Pequim está em transformação. Localizado no distrito central de Wangfujing, o hotel conta com novo design, luxo e conforto, com fácil acesso ao melhor que Pequim pode oferecer em termos de atrações, compras, gastronomia e cultura.

Os hóspedes em viagens de negócios ou lazer contam com acomodações luxuosas, amenities, tecnologia de ponta, o melhor da culinária chinesa e internacional, além de tratamentos no spa inspirados em técnicas e filosofias ocidentais e orientais.…

Leia mais

Brincando ao ar livre

Brincando ao ar livre

Pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health revelou que as crianças que participam de atividades físicas ao ar livre, como escaladas e saltos, jogos em grupo e atividades de exploração sozinhas, apresentam mais saúde física e social. E mais: brincar ao ar livre não é apenas bom para a saúde, mas também incentiva a criatividade, as habilidades sociais e a resiliência, pois esses ambientes onde as crianças “podem correr riscos” aumentam o tempo de jogo e as interações sociais.

Segundo os pesquisadores, os resultados …

Leia mais

Cirurgia de catarata pode melhorar o glaucoma

Cirurgia de catarata pode melhorar o glaucoma

Apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maior causa de cegueira irreversível, o glaucoma é caracterizado, na maioria dos casos, pelo aumento da pressão interna do olho. A previsão da OMS é de que até 2040 deve cegar de 3 a 5 milhões de pessoas no mundo, embora a maioria dos portadores não fique cega.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, o glaucoma pode ser de ângulo aberto ou fechado. Ele afirma que muitas pessoas têm a falsa crença de …

Leia mais

Proliferação de insetos e as doenças alérgicas

Altas temperaturas e chuvas geram o ambiente perfeito para a proliferação de insetos, que adoram calor e umidade. Causadores de diversos problemas de saúde, entre os quais os de fundo alérgico, os mosquitos, cupins, as baratas e formigas, além das vespas e abelhas, podem ser responsáveis por inúmeros incômodos na pele e nas vias respiratórias, que por vezes podem até levar a um choque anafilático.

Para o médico Marcello Bossois, coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, as alergias respiratórias e dermatológicas respondem pela maior parte dos casos. E …

Leia mais

A corrida no corpo da mulher

A corrida no corpo da mulher

Exercício que pode ser praticado em quase qualquer lugar, a corrida gera benefícios à saúde e também muitas dúvidas, especialmente entre as mulheres que estão iniciando na modalidade. Para a ginecologista e obstetra Sílvia Gomyde Casseb, especialista em exercícios na gravidez, há mitos e verdades sobre o assunto. “O ideal é fazer uma avaliação médica e procurar o auxílio de um educador físico para verificar se está tudo certo com a saúde e evitar lesões”, alerta Casseb, que atua no Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, na capital …

Leia mais

Segatto, 80 anos de história!

João Segatto, ladeado pela esposa Lucia e a filha Luana: encontro em janeiro, na loja de Santos, comemorou os 80 anos da Segatto, com lançamento do livro “Criatividade e Design em Marcenaria – 80 anos de história”.


Paulo Roberto Fiorotto Rodrigues Jr, secretário municipal de Cultura de Guarujá, e os jornalistas Sonia Lima e Edson Augusto Sampaio: na abertura da 6ª edição da FAMA, a Feira de Autores da Mata Atlântica.

Luiz Carlos Ferraz, Enrique Dias, Charlie Rock, Marcos Maciel e Rodrigo Menezes, alguns autores da FAMA, até …

Leia mais

Tradição oriental em Guarujá

Tradição oriental em Guarujá

Bruno Scarpa

Com 17 anos de estrada, Márcio Omini tornou o Tomodati referência em culinária japonesa e oriental em Guarujá. Atualmente, atende em três endereços, além de ser o primeiro restaurante japonês por quilo da cidade.

O Tomodati dispõe de pratos à la carte e várias opções de temaki, sendo que a preferência é pelo Filadélfia. Mas a casa oferece outros pratos saborosos, como o ceviche de salmão e o carpacio de salmão. Outra boa pedida é o joe flambado, um surpreendente flambado de sushi com arroz. Os …

Leia mais

Opções vegetarianas neste Verão

Para quem aprecia a cozinha do Mediterrâneo, a chef Margareth Makdisse, proprietária do Latife Gastronomia Árabe, com unidades na capital paulista e Grande ABC, sugere receitas vegetarianas como opções mais saudáveis para o Verão. De entrada, Makdisse apresenta a Mahmara, uma pasta de pimentão com castanha-do-pará, servida com o tradicional pão sírio. Para quem prefere grãos, ela indica o Mahmune, um arroz feito com tomate e trigo, ou o Maxuxi, uma combinação de lentilhas, com trigo e almeirão. Os pratos do Latife são feitos com ingredientes cultivados em …

Leia mais

O Correio em Santos. Uma história com mais de 200 anos

O Correio em Santos. Uma história com mais de 200 anos

O serviço de correios na cidade de Santos foi criado pela primeira vez em 27 de julho de 1798, durante o reinado de D. Maria I e regência de seu filho, D. João. Inicialmente era um serviço apenas entre a cidade portuária e a capital bandeirante, essencialmente para trazer as correspondências dos colonos paulistanos que desejavam enviar notícias para Portugal, através dos navios que atracavam no porto santista.

Em 1835, o Correio da Corte passou a entregar as correspondências em domicílio (antes o destinatário tinha de ir

Leia mais