Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias
Edição 262 Novembro 2016

Edição 262 Novembro 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Nada vai mudar

Nelson Tucci

Tem um topete loiro roubando a cena. Donald Trump é o novo líder mundial, gostemos disso ou não. De misógino, xenófobo a neonazista, o bilionário já recebeu vários outros adjetivos, especialmente nas últimas semanas, por conta da eleição presidencial dos Estados Unidos. Com uma imagem tão negativa, convenhamos, é difícil simpatizar com a figura. Mas, vamos ao que interessa: os Estados Unidos – a serem governados por Trump a partir de 20 de janeiro – são o segundo maior parceiro comercial do Brasil (só atrás da …

Leia mais

A PEC dos gastos públicos

A PEC dos gastos públicos

Alberto Murray Neto

Muito se tem escrito sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limita os gastos do governo à correção da inflação do ano anterior. Como a prática política no Brasil tem demonstrado que os dirigentes gastam acima do que arrecadam, levando o país a déficits enormes, a PEC surge como medida necessária para controlar os gastos públicos.

A consequência do cenário da PEC é fazer com que sobre dinheiro para reduzir a dívida pública, que é imensa. A aplicação da PEC diminui não somente a …

Leia mais

T8, a van executiva mega confortável

T8, a van executiva mega confortável

Nelson Tucci

A classificação é de “minivan”, mas a sensação de quem dirige, em um primeiro momento, é de estar pilotando um miniônibus. O bicho é grande: mede 5,1 m e pesa 2.100 kg. Para arrastar tudo isso é necessário um motor potente. E nisso a Jac acertou com o T8. Dotado de um motor 2.0 turbo, tem 175 cv de potência e um bom desempenho.

Se for usado depois de uma festa, só com amigos do peito, cabem mais de 15 pessoas, mas o veículo é projetado …

Leia mais

Aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência

A aplicação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.146/2015, garantiu os direitos políticos de um jovem de 28 anos, que sofre de esquizofrenia e dependência química. Na ação de interdição ajuizada pela mãe visando ser nomeada curadora, o magistrado determinou a expedição de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a fim de restringir os direitos políticos do jovem. Contudo, após recurso da Defensoria Pública de São Paulo, argumentando que a curatela afeta unicamente os direitos de natureza patrimonial e negocial e não …

Leia mais

Três amigos e seus olhares

Três amigos e seus olhares

Leandro Ayres

ESTE é o nome da exposição que os fotógrafos João Mantovani, Paulo Villar e Vitor Miranda, radicados na capital paulista, exibem até 13 de janeiro no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Vila Mathias. Visitação gratuita das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, não abrindo nos finais de semana.

Com curadoria de Rodrigo Accioly, os autores apresentam um breve extrato de sua produção recente. Três mostras pessoais e independentes, mas que são complementares, dialogam …

Leia mais

Arte de fotógrafos paranaenses

Arte de fotógrafos paranaenses

Exposição “Olhares Cruzados” pode ser visitada no Espaço Itaú Cultural do Shopping Crystal, em Curitiba, até 14 de dezembro, de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas. A mostra é promovida pelo curso de Fotografia do Centro Europeu e reúne o trabalho de grandes nomes do mercado fotográfico paranaense, todos professores da instituição curitibana.

O conceito da exposição mescla diversos segmentos da fotografia. As obras abordam fotografia publicitária, social, gastronômica, fotorreportagem e fotografia documental, de autoria de Nuno Papp, …

Leia mais

Livro ensina a economizar combustível

“Consumo de Combustível – Uma Questão de Atitude”, de Luiz A. Pigozzo, aborda a questão de forma simples e direta. Com mais de 30 anos de experiência na área, o autor aponta pontos importantes vivenciados no setor de assistência técnica. “Os custos operacionais das empresas TRC e TRP têm aumentado a cada dia, devido à concorrência, e torna-se praticamente impossível o repasse destes aumentos para os preços do frete, podendo colocar em risco a viabilidade do negócio”, adverte. O livro se propõe a ajudar os gestores de frota …

Leia mais

Cais do Valongo, candidato a Patrimônio Mundial

Cais do Valongo, candidato a Patrimônio Mundial

Principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas, o Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro, foi visitado por representante do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) – órgão consultivo da Unesco –, para vistoria e avaliação técnica do local, candidato a Patrimônio Mundial. Além da visita, foram realizadas reuniões com a participação do Comitê Consultivo da Candidatura, composto por várias instituições governamentais, dos três níveis de governo, e não-governamentais relacionadas com questões associadas ao bem.

O Sítio Arqueológico do …

Leia mais

Modernas instalações resgatam passado de glórias

Modernas instalações resgatam passado de glórias

A nova e moderna sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos, está sendo entregue pela Miramar Construtora, do Grupo Mendes. A obra é resultado da parceria de sucesso entre o grupo empresarial e os gestores do Clube, sob a presidência de Joaquim Tavares da Silva, tendo como vice-presidentes administrativo e financeiro, respectivamente, Adelson Rodrigues de Oliveira e Jaime Alonso Moreno.

Por meio de acordo celebrado em 2012, a Miramar ficou responsável pela construção das novas instalações do clube, em terreno de …

Leia mais

Funcional e decorativa

Funcional e decorativa

Fabricando modelos de acordo com espaço, paginação e uso do ambiente, a Coifas Pulsar apresenta a Turim Especial, com 4,5 metros de largura. A coifa é confeccionada em aço inox AISI 304 e liga 18.8, com vértices soldadas no sistema de solda “TIG”, varetas de inox e tungstênio, o que confere um acabamento perfeito.

Para a instalação a Pulsar desenvolveu um duto decorativo em aço inox 304 pintado de preto fosco, hastes de aço inox projetadas para fixação no teto. O funcionamento conta com exaustor centrífugo importado da …

Leia mais

Sanchez Light Store já atende no Pompeia

Sanchez Light Store já atende no Pompeia

Com mais de 900 metros quadrados de showroom, a Sanchez Light Store já está atendendo em novo endereço, na Avenida Francisco Glicério, 481, bairro Pompeia, em Santos. Segundo Irani e Pablo Sanchez, que há mais de 25 anos atuam no segmento de eletricidade e iluminação, em meio a tantas novidades, não mudam a excelência no atendimento, a qualidade dos produtos e o bom preço.

O piso térreo apresenta as últimas novidades para decoração natalina, com árvores, enfeites, piscas, enfim, tudo para decoração interna e externa. “As decorações de …

Leia mais

Revestimento 100% reciclado

Revestimento 100% reciclado

A Nina Martinelli transforma sobras da indústria madeireira em mosaicos que proporcionam conforto acústico e designer ao ambiente. Com modo de produção artesanal a madeira é cortada e as peças são lapidadas uma a uma ressaltando suas características naturais. As placas são vendidas teladas e indicadas para ambientes internos, como revestimento de paredes e para customizar móveis. A produção é 100% sustentável, sem a utilização de produtos químicos. A madeira utilizada é a louro canela que possui fácil assentamento, não sendo necessária mão de obra especializada. O manual …

Leia mais

Lisboa, plataforma de criação e difusão cultural

Lisboa, plataforma de criação e difusão cultural

Mundialmente conhecida por ser um grande centro cultural e de arte clássica e contemporânea, a cidade de Lisboa estará ainda mais em evidência no próximo ano. É que a capital portuguesa foi escolhida Capital Ibero-Americana de Cultura em 2017, em decisão unânime da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). A escolha se dá 23 anos após Lisboa ter sido transformada, em 1994, Capital Europeia da Cultura.

Hospitaleira e luminosa, Lisboa representará uma plataforma de convívio e de visibilidade de múltiplas formas de expressão, coligando um universo tão diversificado …

Leia mais

Ortorexia: compulsão causa risco à saúde

Ortorexia: compulsão causa risco à saúde

Embalados pelo acesso rápido a informação sem orientação, redes sociais recheadas de blogs que divulgam comidas “saudáveis” e milhares de dietas à disposição, adultos e adolescentes podem desenvolver a ortorexia nervosa. A compulsão assalta as pessoas que buscam uma alimentação excessivamente correta e saudável.

“Gastar muito tempo com pesquisas e preparo de comidas ou mesmo em atividades físicas, causando prejuízo às relações familiares e corporativas, são os principais sintomas desse distúrbio”, pontua a endocrinologista Vivian Estefan, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo.

Classificada pelos médicos como …

Leia mais

O primeiro resort do Mato Grosso

O primeiro resort do Mato Grosso

A pouco mais de uma hora de Cuiabá, capital do Mato Grosso, ao lado do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Malai Manso Resort Iate Golf Convention & Spa oferece aos hóspedes diversas opções de entretenimento. O complexo esportivo é dotado de quadras de tênis e poliesportivas, campos oficiais de futebol e de futebol society, píer com 50 km de estirão navegável e 427 km² de superfície de água represada à beira do resort, ideal para a prática de esportes náuticos e pesca, aeródromo homologado, além de …

Leia mais

Diamante histórico no Sul dos USA

Diamante histórico no Sul dos USA

Um dos 12 estados da região Sul dos Estados Unidos, Carolina do Sul oferece atrativos históricos e naturais ainda pouco explorados por turistas brasileiros. Uma das visitas imperdíveis é a cidade de Charleston, onde é possível realizar passeios pelos pontos turísticos em charmosas carruagens.

Nesta cidade também está localizado o Boone Hall Plantation & Gardens. A propriedade preserva uma casa em estilo colonial, fundada em 1681 quando o major inglês John Boone iniciou uma plantação de carvalhos em linhas simétricas e paralelas por uma pequena estradinha na entrada …

Leia mais

Obtendo resultados sem consumir carne

Obtendo resultados sem consumir carne

Conquistar um corpo definido e tônus muscular estão entre os principais desejos dos praticantes de musculação, a atividade mais recomendada para o ganho de massa magra. Porém, investir na malhação não é a única regra para aqueles que desejam conquistar a boa forma, pois seguir uma alimentação balanceada e rica em proteínas, especialmente as de origem animal, é tão importante quanto suar na academia.

A relação dieta x exercícios é fundamental tanto para o desempenho quanto para os resultados – fator que pode gerar dúvidas nos adeptos ao …

Leia mais

Botox para fins estéticos

Botox para fins estéticos

Os dentistas já estão autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) a aplicar Botox e preenchedores faciais para fins estéticos. Já havia uma regulamentação de 2011 que autorizava o uso da toxina botulínica, mas apenas para disfunções, dores e outros motivos relacionados à saúde. Com a nova regulamentação, os dentistas podem fazer o procedimento na área anatômica de atuação do profissional de odontologia.

A classe profissional comemorou a decisão. Para o especialista em cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, Henrique Taniguchi, o CFO levou em consideração a capacidade técnica desses …

Leia mais

Projeto Tam Tam não pode parar!

Cláudia Alonso alerta: a ONG Associação Projeto Tam Tam faz um sério trabalho de inclusão, atendendo pessoas com diferentes síndromes (Down, Asperger, Williams) e qualquer tipo de condição especial, mas corre o risco de paralisar suas atividades por falta de recursos. O Tam Tam não pode parar. Quem fica parado é poste!


 

Amanda Reitenbach, sommelier de cerveja brasileira: por sua contribuição à indústria da bebida, a diretora do Science of Beer Institute, com sede em Floripa, Santa Catarina, recebeu o título de cavaleira da Fourquet des Brasseurs …

Leia mais

Aloha, Santos!

Aloha, Santos!

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado pelo mesmo grupo de proprietários do Amsterdam, Australiano e Mercearia Filgueiras, o Tiki Bar está trazendo a Santos um novo tipo de entretenimento. Com pouco mais de três semanas de funcionamento, o Tiki é tipicamente havaiano, com decoração temática das ilhas do Pacífico e um cardápio com opções de comidas mais leves e relacionadas ao Verão.

O local possui um atendimento rápido e descontraído, que deixa o cliente à vontade, como se estivesse em casa. A maioria do seu público é formada por jovens e …

Leia mais

Evento descontraído na empresa

Evento descontraído na empresa

A Sodexo On-site Brasil, especializada em serviços de qualidade de vida, apresentou aos clientes em sua sede, na capital paulista, o FoodTruck by Sodexo. Com design criativo e adaptável, o FoodTruck by Sodexo segue tendências internacionais de gastronomia, com cardápio de alimentos e bebidas prático, diversificado e de qualidade. Serviço oferece momentos de descontração e promove a convivialidade dos funcionários.…

Leia mais

Primeira Escola Pública de Santos

Primeira Escola Pública de Santos

Criado por Decreto Estadual em 28 de abril de 1900 e instalado no dia 13 de outubro do mesmo ano, o Grupo Escolar Cesário Bastos (batizado em homenagem a um importante senador, natural de São Vicente) foi instalado originalmente em uma casa cedida pelo benemérito santista Júlio Conceição, na rua Braz Cubas, esquina com rua Sete de Setembro e Senador Feijó.

Em 25 de agosto de 1907 foi autorizada a construção da nova edificação, num amplo terreno na Vila Mathias, ao lado da estação dos bondes. As obras …

Leia mais