Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias
Edição 261 Outubro 2016

Edição 261 Outubro 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

O desafio de Santos

Luiz Carlos Ferraz

Os sinais de esgotamento físico da Ilha de São Vicente, na Região Metropolitana da Baixada Santista, mais notadamente em sua porção pertencente ao município de Santos, tendem a projetar um futuro de extrema delicadeza ao mercado imobiliário local. Desde o fracasso, ou, na melhor das hipóteses, o adiamento dos efeitos virtuosos dos negócios de petróleo e gás – e a isto vindo se somar o rebuliço político nos balcões de Brasília, considerando que, encerrado o pleito municipal, o foco ilumina o oportunismo para as composições …

Leia mais

Sofisticação e elegância

Sofisticação e elegância

Modernizando a arquitetura da orla de Santos, a Yuny Incorporadora está entregando no bairro Pompeia, em frente ao mar, o residencial Unlimited Ocean Front. O empreendimento consiste numa torre única, com 39 pavimentos, e foi projetado pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, da capital, em parceria com Cláudio Abdala Arquitetos, de Santos, resultando numa arquitetura que esbanja sofisticação e elegância.

Além de agregar inúmeros diferenciais, como localização, arquitetura, serviços all inclusive e pay-per-use, o empreendimento foi desenvolvido para que a maior quantidade de apartamentos tenha vista para o mar. Segundo …

Leia mais

Direitos do Autor e da Personalidade – A Voz

Direitos do Autor e da Personalidade – A Voz

Moisés Ladislau Ferreira

É de conhecimento geral que estão abarcadas pela proteção dos Direitos do Autor as obras musicais e outras produções sonoras em suas duas dimensões mais evidentes ao primeiro olhar: a melodia e a letra. Oriundas do trabalho do intelecto humano, as obras artísticas tais como roteiros, livros, esculturas, pinturas e as melodias e letras são frutos inerentes do caráter e da subjetividade de cada pessoa, razão que explica estarem protegidas no rol dos Direitos do Autor. Os Direitos do Autor integram os Direitos da Personalidade, …

Leia mais

Strada continua funcional. E bonita!

Strada continua funcional. E bonita!

Nelson Tucci

O utilitário foi criado em 1998, mas é a partir de 2000 que o Fiat Strada começou a vender feito pãozinho quente. E não parou mais. Fomos ver o que é que a Strada tem…

Picape com perfil agressivo, a Strada é um prato cheio para quem gosta de autos esportivos. Com rodas de liga leve, aro 16, possui uma ótima câmara de ré e providencial sensor de estacionamento (que fica enlouquecido, com sinais sonoros sequenciais, com um obstáculo a menos de 30 cm). A barra …

Leia mais

Novos pneus para mercado agrícola

A Bridgestone está lançando no mercado o modelo Firestone IF710/70R38 Radial All Traction DT. O pneu chega para atender tratores com potência acima de 180 hp no segmento agrícola. Suas características foram desenvolvidas para proporcionar maior capacidade de carga, maior poder de tração, maior economia de combustível e menor compactação do solo. Os pneus radiais agrícolas possibilitam uma menor compactação do solo e este modelo promete ampliar o benefício graças ao uso da exclusiva tecnologia AD2, que consegue suportar 20% a mais de carga que um pneu radial …

Leia mais

Recall é procurado por apenas 12,82%

Recall é procurado por apenas 12,82%

Levantamento da Fundação Procon-SP, com base no Banco de Dados de Recall, constatou que apenas 12,82% dos veículos chamados nas campanhas realizadas no 1º semestre deste ano compareceram às concessionárias para realizar os reparos que envolvem risco de acidentes. O dado preocupa, pois os recalls somente são realizados em casos de defeitos que colocam em risco a saúde e a segurança do consumidor. A baixa procura se deve tanto pelas fracas campanhas realizadas pelas montadoras quanto pela falta de informação dos consumidores, avalia o Procon-SP.


 

A Cnova …

Leia mais

Calixto revisitado

Calixto revisitado

Leandro Ayres

A EXPOSIÇÃO “Benedicto Calixto e as transformações urbanas de Santos” acontece até 23 de novembro na pinacoteca que leva seu nome e mostra obras originais do pintor e fotografias de Leonaldo Santos, que revisitou os locais percorridos por Calixto.

Calixto nasceu em 14 de outubro de 1853 em Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, hoje município de Itanhaém. Viveu até os 74 anos e é considerado o pintor mais ilustre de nossa região.

Aprendeu a pintar com seu tio Joaquim quando viveu em Brotas e lá, …

Leia mais

Marco reabrirá em dezembro

Marco reabrirá em dezembro

A visitação turística ao Marco das Três Fronteiras, no bairro Porto Meira, a cerca de 14 quilômetros do centro de Foz do Iguaçu, no Paraná, está suspensa desde 20 de outubro, visando intensificar as obras de construção da segunda fase de revitalização do Marco e garantir mais segurança aos turistas que visitam o atrativo para contemplar as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. A abertura da visitação para o público está programada para 18 de dezembro.

Neste momento estão sendo finalizadas as obras do Centro de Visitantes e …

Leia mais

Utilizando materiais sustentáveis…

Utilizando materiais sustentáveis…

Detalhes que pouca gente (ainda!) se atenta na hora de construir ou reformar uma casa, a sustentabilidade do material e o enquadramento em normas técnicas deve ser observado na escolha do material de construção ou de acabamento. Adriana Hansen, coordenadora de Projetos e Materiais Sustentáveis do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), listou algumas dicas importantes.

Sobre a qualidade do produto, a questão é: atende a norma técnica ou possui selo de qualidade? “A qualidade do material reflete diretamente na sua durabilidade e no seu desempenho”, frisa Hansen: …

Leia mais

Brick Mattone com novos tons

Brick Mattone com novos tons

A Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas, que atua no mercado de pisos e revestimentos sustentáveis, apresenta três novos tons do Brick Mattone: Nebbia (cinza claro), Grigio (cinzaescuro) e Barolo (marrom). Com peças na medida 7 x 23 cm com 1 cm de espessura, a cerâmica reproduz a aparência de tijolos de demolição.

De fácil aplicação, o revestimento pode ser assentado em amarração, escama de peixe ou alinhamento e sem rejunte. Resistente e de simples manutenção, é ideal para destacar a decoração de paredes de ambientes internos e externos, …

Leia mais

Spa vertical no banheiro compacto

Spa vertical no banheiro compacto

A coluna de banho Evolution, da Roca, inova na hidromassagem vertical, unindo design com avançada tecnologia. Disponível em aço inoxidável, no tamanho 1260 x 226 mm, o equipamento é ideal para banheiros compactos, com instalação na parede, oferecendo jatos com multifunções que garantem relaxamento do usuário, como a ducha com efeito chuva, ducha manual, cascata, jatos de hidromassagem e chuveiro com efeito chuva. Em www.br.roca.com

Leia mais

Muito além da badalação

Muito além da badalação

Lugar paradisíaco, emoldurado por coqueiros, praias de areias finas, falésias coloridas e clima de Verão o ano todo, assim é a cidade de Prado, na Bahia, berço da civilização brasileira. Prado tem charme que ultrapassa a badalação das demais cidades, como Porto Seguro e Salvador. Em seus 84 quilômetros de orla, entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, Prado possui a maior infraestrutura de todos os pequenos municípios que estão ao redor, apresentando propostas para todos os gostos e bolsos.

Para quem quer curtir a …

Leia mais

L’Hotel PortoBay São Paulo renova suítes

L’Hotel PortoBay São Paulo renova suítes

O L’Hotel PortoBay São Paulo, localizado a poucos metros da Avenida Paulista, na capital, renovou seus apartamentos do 14º andar, que oferece três suítes júnior e uma presidencial. Segundo Claudio Santos, CEO do Grupo PortoBay no Brasil, os hóspedes serão surpreendidos com cada detalhe, do piso em madeira natural aos mármores gregos utilizados nos banheiros.

A inovação envolveu móveis e revestimentos, alteração do conceito de iluminação, obras de arte e outros detalhes na decoração. “Tudo foi idealizado com o intuito de proporcionar um ambiente acolhedor, sempre moderno e …

Leia mais

Final de ano em clima de fazenda

Final de ano em clima de fazenda

Uma interessante opção neste final de ano é passar o Natal e o Réveillon na Fazenda Pitangueiras, o antigo Hotel Fazenda Pitangueiras, em Sorocaba. Localizada no km 110 da Rodovia João Leme dos Santos, a Pitangueiras montou pacotes diferenciados ao gosto de adultos e crianças.

Para o Natal, o pacote com três diárias (de 23 a 26/12) custa a partir de R$ 3.500 (dois adultos e 1 criança de até 12 anos) e pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), recreação com a equipe de lazer e …

Leia mais

Mais cuidado com os ossos

Mais cuidado com os ossos

Com o aumento crescente da população da Terceira Idade, é cada vez mais importante investir na prevenção de doenças, especialmente na saúde dos ossos. “A osteoporose é amplamente reconhecida como um problema de saúde pública”, afirma Fernando Fachini, radiologista do CDB Medicina Diagnóstica, de São Paulo: “Além de limitar muito a vida do idoso, ainda está relacionada a complicações, como fratura de quadril e coluna”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Densitometria (SBDens), existem quatro indicações para a avaliação da densidade mineral óssea:

1. Mulheres com idade …

Leia mais

Aposta segura para o emagrecimento rápido?

Aposta segura para o emagrecimento rápido?

Na luta contra balança uma das armas mais utilizadas é a dieta. Reduzir ou evitar a ingestão de determinados alimentos para emagrecer é tão popular que a cada dia surgem novos métodos prometendo eliminar rapidamente os quilinhos indesejados. Uma das opções é a dieta das proteínas, atualmente com vários adeptos, inclusive celebridades, que caiu no gosto popular graças à promessa de mobilizar os estoques de gordura de maneira muito mais rápida do que as dietas convencionais. Porém, seria essa a solução mais eficaz e segura para a perda …

Leia mais

Homem ignora prevenção

Homem ignora prevenção

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que 31% dos homens brasileiros não fazem um acompanhamento regular no estado de saúde com nenhum tipo de profissional médico. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados não procuraram consultórios porque sentiam que “nunca precisaram”, levando a conclusão de que o público masculino pensa que não se acomete de doenças ou possui medo de descobri-las. Talvez por isso, a expectativa de vida dos homens, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 71 anos, enquanto as …

Leia mais

Memorial promove “Dia de Beleza” no Outubro Rosa

“Dia de Beleza” na Memorial Necrópole Ecumênica mobilizou mulheres assistidas pelo Instituto Neo Mama: desde 2014, a Memorial apoia o movimento Outubro Rosa por meio de várias ações, como iluminando de rosa a fachada de seu edifício em Santos. Neste ano, criou o concurso “Um Doce de Família”, também com a participação de mulheres assistidas pelo Neo Mama, cujo resultado será divulgado no dia 31.


 

 

Médico Veterinário Eduardo Ribeiro Filetti: sempre na vanguarda, Filetti participou no final de setembro do 41º Wsava, o World Small Animal …

Leia mais

Gastronomia, Arte e Cultura

Gastronomia, Arte e Cultura

Bruno Scarpa

Com 13 anos de atividades, o Casa Velha, dirigida pela família de proprietários, pais e filhas, Paulo, Izabel, Lívia e Natália Scapuccin, traz uma mistura bem interessante ao local, no Gonzaga, em Santos, combinando Gastronomia, Arte e Cultura.

O Casa Velha dispõe desde o café da manhã, passando pelo almoço até a happy hour, no final da tarde e noite, com música ao vivo às sextas-feiras, sábados e domingos.

No horário do almoço os pratos preferidos pelos clientes são o bem servido contra filé e o …

Leia mais

Aproveite as promoções da Peru Week

Aproveite as promoções da Peru Week

O Dati, em Guarujá, é um dos restaurantes que participam da 4ª edição da Peru Week 2016, de 27 de outubro a 10 de novembro, que conta com a adesão de 104 empresas brasileiras em vários estados. São muitas oportunidades para comer e viajar: 36 restaurantes especializados na culinária peruana que estão servindo menus exclusivos durante os 15 dias do festival; e 140 ofertas de viagens ao Peru disponíveis nas principais operadoras de turismo do Brasil, incluindo passagens aéreas para Lima a preços promocionais. As ofertas de viagens …

Leia mais

Aquário mais antigo do Brasil

Aquário mais antigo do Brasil

O Aquário Municipal de Santos é o mais antigo do Brasil, inaugurado em 2 de julho de 1945. Foi criado na gestão do prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos e logo se destacou pelo porte, tornando-se um dos maiores atrativos turísticos do Estado de São Paulo.

A ideia de reunir uma coleção de animais marinhos em tanques de água salgada, para exposições permanentes, foi considerada arrojada na época, pois exigia a manutenção de um corpo técnico competente para o êxito do negócio. O projeto também previa a instalação …

Leia mais