Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias
Edição 258 Julho 2016

Edição 258 Julho 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Algo que mora em nós

Nelson Tucci

Como evitar a rápida oxidação do cérebro? Ao pensar em uma resposta simples, direta, objetiva, em meio ao turbilhão em que vivemos hoje, logo nos vem outra à cabeça: um cérebro ativo colabora efetivamente para evitar o esgarçamento do tecido social? Se a estas perguntas existirem respostas afirmativas, seremos tentados a pensar que a sustentabilidade mora em nós. Afinal, a tecnologia é boa e todos gostam. Dias atrás a Justiça brasileira deu mais uma canelada no serviço de mensagens instantâneas WhatsApp, suspendendo-o em todo o território …

Leia mais

Imunidade tributária das igrejas

Imunidade tributária das igrejas

Eduardo Augusto Murray e Bruno Luiz Barros e Silva

A imunidade constitui a mais importante forma tributária desonerativa, uma vez que ela impõe vedação absoluta ao poder de tributar.

O conjunto de imunidades está disposto nos artigos 150, inciso VI, e 195, § 7º, da Constituição Federal, definindo, assim, um elenco de vedações objetivas e subjetivas.

No caso das igrejas, estas gozam de imunidade tributária em decorrência da previsão constitucional contida na alínea “b” do artigo 150 da Magna Carta.

Neste sentido, dispôs a Constituição Federal, sem quaisquer …

Leia mais

Mais tecnologia no “Gol da Virada”

Mais tecnologia no “Gol da Virada”

Nelson Tucci

Lançado em 1980, o VW Gol pelejou sete anos para conquistar a liderança no mercado brasileiro, mas quando chegou lá fincou bandeira por 27 anos. Assim como no futebol, o veículo Gol caiu em 2014. E a marca nem faz questão de lembrar o ano de 2015… Perdeu 32,4% de vendas. Fosse possível comparar friamente os números, foi uma espécie de 7×1 multiplicado por 4,5 vezes. Mas a exemplo do esporte maior no país, este modelito popular quer resgatar a sua história em 2016. E sai …

Leia mais

Eficiência energética x efeito estufa

A pouco mais de um ano de o setor automotivo comprovar as metas de eficiência energética compulsórias ou até de suplantá-las com mais benefícios, por meio do Programa Inovar-Auto, em outubro de 2017, o XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, promovido e organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), em 5 e 6 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, traz o tema “Eficiência energética e gases do efeito estufa: impactos da evolução da tecnologia automotiva”. Entre os palestrantes, Ricardo Abreu (Mahle), Elmar Hockgeiger …

Leia mais

Pampulha reconhecido como Patrimônio da Humanidade!

Pampulha reconhecido como Patrimônio da Humanidade!

Em meio às comemorações pelo reconhecimento do conjunto arquitetônico da Pampulha como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Instituto MRV oficializou parceria com o Projeto Conhecer para Cuidar que desenvolve atividades para despertar na sociedade o interesse pela memória e pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Brasil. De 8 de agosto a 10 de setembro, o Instituto sem fins lucrativos fundado pela MRV Engenharia patrocinará oficinas para crianças de montagem de maquetes de bens tombados do conjunto arquitetônico da Pampulha.

 


O governador Geraldo Alckmin …

Leia mais

TUmobgrafia. Eu fotografo, e “tu”?

TUmobgrafia. Eu fotografo, e “tu”?

Leandro Ayres

Para muitos profissionais de fotografia da velha guarda, as imagens geradas através de dispositivos móveis ou mobiles não podem ou devem ser levadas a sério. Será? O fotógrafo mexicano Francisco Mata Rosas, durante sua conferência de abertura no FestFoto de Porto Alegre fez uma consideração lúcida sobre o tema. Segundo ele, a essência da imagem digital é ser editada, ressignificada. Assim, não caberia o mesmo tipo de leitura ou manter as mesmas justificativas para qualificar o que é produzido e publicado nas redes sociais. Devido à …

Leia mais

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

Casa da Esperança de Santos inicia programação do Ano Jubilar

A Casa da Esperança de Santos iniciou em julho a programação do Ano Jubilar de 2017, quando a instituição estará completando 60 anos de fundação. Com a presença de diretores, colaboradores e associados, foi feito o lançamento da pedra fundamental da obra de ampliação da sede, na Rua Imperatriz Leopoldina, 15, na Ponta da Praia, abrilhantada com apresentação da Orquestra e Coral Mário Tirolli.

Até 24 de julho de 2017 a programação terá várias atividades e, entre os destaques, será lançado livro que contará a história da instituição, …

Leia mais

Transformar pequenos espaços

Transformar pequenos espaços

Se falta espaço na sua casa e você não tem ideia como, pelo menos, aparentá-la maior, conheça as dicas do cenógrafo e visual merchandiser Beto Siqueira. Ele listou sugestões para transformar de forma definitiva o seu espaço.

Cores claras – Cores escuras aproximam e aumentam objetos e paredes. Cores claras ampliam o espaço.

Evite algumas cores – Além das cores claras, cores com baixa vibração eletromagnética, como cinzas e beges, diminuem a sensação de “proximidade” entre elementos. Evite tons muito vibrantes, como cores primárias e secundárias.

Pense na

Leia mais

Lepri na Artefacto D&D Shopping

Lepri na Artefacto D&D Shopping

Pioneira na produção de pisos e revestimentos cerâmicos sustentáveis, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas participa na Mostra Artefacto D&D Shopping, na Avenida das Nações Unidas, 12.555, Itaim Bibi, na capital paulista. A exposição foi projetada por arquitetos e decoradores e apresenta ambientes inspirados nos destinos mais desejados do mundo, valorizando as referências dos profissionais envolvidos. O quarto Viena, por exemplo, desenvolvido pela designer de interiores Natália Meyer e a arquiteta Danielle Cortez, é composto por um home office e uma sala de leitura que contempla as experiências …

Leia mais

Roca Cerâmica apresenta a série Tule

Roca Cerâmica apresenta a série Tule

O estilo provençal foi a inspiração da Roca Cerâmica para a série Tule. A riqueza dos detalhes florais em nuances suaves traz uma atmosfera romântica e delicada para os ambientes. Disponível na cor nude mate, na medida de 30 x 90,2 cm. Com grande dimensão, torna mais prática a aplicação do revestimento que reproduz, nos detalhes, o formato de azulejos antigos de 15 x 15 cm. A série Tule tem junta mínima retificada de 1 mm.…

Leia mais

Porcelanato inspirado na pedra Itaúna

Porcelanato inspirado na pedra Itaúna

Com o visual da pedra Itaúna, que em tupi significa “pedra negra”, a Cerâmica Portinari criou o porcelanato que busca refletir todo o encanto da pedra natural. Coleção em três diferentes cores, do claro ao escuro, para ambiente interno ou externo. As peças são no formato 60 x 60 cm e 60 x 120 cm, nas cores Off White, Grey e Noce, com acabamentos antiderrapante e acetinado.…

Leia mais

“A Última Peregrinação”. Crie dúvidas e seja mais feliz…

“A Última Peregrinação”. Crie dúvidas e seja mais feliz…

Nelson Tucci

Na vida existem dúvidas e certezas. Pessoas que vemos como mais evoluídas espiritualmente costumam ter muito mais dúvidas. E por conta disto, saem à busca de desafios e entendimentos. Esta é a saga do jornalista Luiz Carlos Ferraz, declaradamente um peregrino de quatro costados. Apaixonado pela vida, por sua mulher, as três filhas, o trabalho e cultivador de amigos, Ferraz sentiu-se homenageado uma vez mais no sábado, 23 de julho. Nesse dia, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, ele recebeu convidados, parceiros comerciais, admiradores, conhecidos e …

Leia mais

Lançamento de livro colabora com a Casa da Esperança

Roberto Luiz Barroso e Isa Barroso: casal presidente da Casa da Esperança

Jornalista Luiz Carlos Ferraz agitou a Pinacoteca Benedicto Calixto, em 23 de julho, para lançar o livro “A Última Peregrinação”, que teve metade da renda revertida à Casa da Esperança de Santos, instituição que cuida de crianças e adolescentes com deficiências cerebrais. Veja as fotos na reportagem “Crie dúvidas e seja mais feliz…”, nesta edição do Perspectiva, também em www.blogdasandranetto.zip.net


RAPIDINHAS

Entre 10 e 14 de agosto, a cidade de São Paulo recebe o Design …

Leia mais

Oriental com estilo praiano

Oriental com estilo praiano

Bruno Scarpa

Há cerca de dois anos e meio, os amigos Paulo, Thiago e Adrio resolveram trazer para Santos um restaurante oriental diferenciado, mais puxado para o japonês. E conseguiram! Além de um nome distante dos padrões de restaurantes desse gênero, a linha da cozinha do Cali4nia é japonesa e tailandesa, mas também dispõe de outros tipos de culinária, como porções variadas, hambúrgueres e pratos executivos no almoço durante a semana.

Os pratos que mais se destacam na casa são o filé mignon com shimeji, o tradicional sushi …

Leia mais

I Festival Gastronômico Nordestino

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) realiza de 13 de agosto a 4 de setembro, o I Festival Gastronômico Nordestino, na capital paulista. Todos os sábados e domingos, o público vai experimentar o que há de melhor na culinária do Nordeste, nos pratos, bebidas e sobremesas típicas. Com entrada gratuita, o evento faz parte do calendário de festejos das comemorações de 25 anos do CTN. Será possível degustar uma diversidade de guloseimas e quitutes, em porções menores, por preços até R$ 10. O menu foi desenvolvido por uma …

Leia mais

Ilha de Capri. Compacto com serviços

Ilha de Capri. Compacto com serviços

Sandra Netto

A Engeplus Construtora e Incorporadora entrega em agosto o Residencial Ilha de Capri, no Embaré, em Santos. O prédio está implantado em terreno com 1.323 metros quadrados e soma 12.743 metros quadrados de construção. “Com o Ilha de Capri adotamos uma nova estratégia de mercado”, afirma o engenheiro Roberto Luiz Barroso, que ao lado do filho engenheiro, Roberto Luiz Barroso Filho, e da neta, também engenheira, Juliana Godinho Barroso, desenvolveram o projeto do residencial.

A novidade é que o projeto contempla unidades compactas de 1 e …

Leia mais

Postos de Salvamento. Vigilantes da orla praiana

Postos de Salvamento. Vigilantes da orla praiana

Pouca gente sabe, mas os seis Postos de Salvamento que se estendem pela orla foram oferecidos à população pelo Rotary Club de Santos, antes mesmo de os jardins serem efetivamente urbanizados.

O inicio da construção aconteceu em 1928. As obras duraram quatro anos, terminando com a entrega – registrada em ata do clube – no dia 25 de maio de 1932. Ainda segundo o documento do Rotary, o prefeito Aristides Bastos Machado e o capitão Bianco Pedroso, delegado regional, estavam na reunião em que o presidente do clube, …

Leia mais