Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias
Edição 257 Junho 2016

Edição 257 Junho 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Calma nessa hora…

Nelson Tucci

A quantas anda o seu ânimo com o país? Você já se perguntou isso, enquanto ouve queixas de toda a torcida do Corinthians, do Flamengo, do Santos, da Portuguesa Santista e do Jabuca somadas? E… continuará a batalha por um país mais decente ou está a fim de dar um “bye bye, Brasil”? Antes da resposta definitiva, um registro da fala de Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato, que, em 29 passado, na capital paulista, disse: “Sei de pessoas que falam em deixar o país. Penso …

Leia mais

Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária

Fernando Muramatsu e Bruno Luiz Barros e Silva

Em 4 de abril teve início o período de adesão ao RERCT, isto é, ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária, que foi instituído pela lei nº 13.254/2016 (também conhecida como Lei da Repatriação). A nova legislação permite que recursos de origem lícita, mas que tenham sido transferidos ou mantidos no exterior sem terem sido declarados oficialmente ou que foram declarados com algum tipo de vício (omissão ou incorreção), possam ser regularizados, voluntariamente, após o recolhimento dos tributos e …

Leia mais

Saveiro, a missão continua

Saveiro, a missão continua

Nelson Tucci

Direção, ok. Câmbio, ok. Freios, ok. Faróis, ok. Sensor de ré, ok. Ar condicionado, ok. Retrovisores, ok! É difícil não gostar da Saveiro. O tempo passa, os utilitários vão se sofisticando… e a boa e tradicional Saveiro continua firme e forte, cumprindo o papel a que se propõe.

Andamos com uma cabine estendida, modelo bem básico. É um veículo pragmático. De bom torque e direção segura, tem um nível de ruído baixíssimo. Ideal para terrenos como a avenida Eliseu de Almeida, no bairro do Butantã, em …

Leia mais

Recall Mitsubishi L200 Triton

HPE Automotores do Brasil Ltda. convoca os proprietários dos veículos Mitsubishi, modelo L200 Triton, fabricados entre junho de 2007 a dezembro de 2010, chassis (finais, não sequenciais) de 00001 a 30009, a agendarem junto a uma concessionária a substituição do insuflador da bolsa de air bag do motorista. Foi detectada a possibilidade de deflagração inadequada do insuflador da bolsa de air bag do motorista. Numa colisão frontal poderá ocorrer a ruptura da carcaça do insuflador da bolsa do air bag, com projeção de fragmentos metálicos contra o motorista …

Leia mais

Para que o Greenpeace reveja posição contrária a transgênicos…

Para que o Greenpeace reveja posição contrária a transgênicos…

Ganhadores do Prêmio Nobel se organizaram para manifestar publicamente apoio aos transgênicos e pedir ao Greenpeace que reveja seu posicionamento contrário aos organismos geneticamente modificados (OGM). Até o momento, 110 laureados com o Nobel assinaram o documento, que pede que a Ong e seus apoiadores “reexaminem a experiência de agricultores e consumidores em todo o mundo com lavouras e alimentos modificados por meio da biotecnologia, reconheçam os pareceres da comunidade científica e das agências reguladoras e abandonem a campanha contra os OGM em geral, principalmente contra o arroz …

Leia mais

Projeto incentiva fotojornalismo

Projeto incentiva fotojornalismo

Leandro Ayres

Entrevista com o ganhador do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, Federico Redin, é o destaque no portal Olhares do Campo. O fotógrafo conta que a foto vencedora da 9ª edição do concurso foi feita quando passava alguns dias na propriedade rural de um amigo, no inverno de 2009, em Rocha, Uruguai. “É uma imagem que chama a atenção pela relação entre o animal e o homem”, explica. A entrevista na íntegra está no portal, assim como a do fotógrafo Alceno Alceu Marton, da região de Londrina, …

Leia mais

Inscrições abertas ao festival Paraty em Foco 2016

Inscrições abertas ao festival Paraty em Foco 2016

O Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia é o destino dos 10 melhores projetos em cada categoria (Ensaios e Imagem Única) que se inscreverem no Portfólio em Foco/Convocatória. As imagens vencedoras estarão numa galeria a céu aberto, montada no Centro Histórico de Paraty, ao lado da Igreja da Matriz. O regulamento está no site do evento (www.pefparatyemfoco.com.br) e as inscrições podem ser feitas até 16 de agosto. Em 2015, foram enviados 1.800 trabalhos de 22 países.

Um júri renomado vai escolher os trabalhos que …

Leia mais

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

A um passo de se tornar Patrimônio Mundial!

Projetado em 1940 em torno de um lago artificial, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, é candidato a ser declarado Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A aprovação do dossiê foi confirmada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O conjunto chama atenção por sua beleza apresentada nos jardins criados por Roberto Burle Marx e nas obras com formas arrojadas, que exploram o potencial plástico do concreto, concebidas pelo …

Leia mais

Sobradão é restaurado em Ubatuba

Está em fase final os trabalhos de restauro da cobertura do Sobradão do Porto de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, único casarão da cidade que restou dos tempos do ciclo do café. A primeira fase do restauro, classificada como emergencial, envolve também a recuperação da fachada e das portas e janelas externas.

O edifício foi construído em 1846 e declarado patrimônio em 1959 pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional (Sphan). “Substituímos parte do madeiramento do telhado, limpamos todas as peças de maneira manual …

Leia mais

Livro aborda os mistérios do Caminho

Livro aborda os mistérios do Caminho

Nelson Tucci

Quantas vezes você se permitiu questionar sobre as suas certezas? Quantas vezes brigou com os seus demônios? Quantas vezes parou para refletir sobre as coincidências que permeiam a sua vida? Quantas vezes se perdoou? Quantas vezes tentou entender a morte? E… quantas vezes procurou sentir a vida em sua plenitude, captando os sinais mais sutis que lhe são enviados? Quantas? Tem certeza?

É neste profundo mergulhar em si mesmo, levando um papo reto com o seu eu, que o jornalista Luiz Carlos Ferraz constrói a sua …

Leia mais

Arquitetura, decoração e paisagismo

Arquitetura, decoração e paisagismo

A Casa Cor São Paulo 2016 comemora seus 30 anos com inúmeras novidades, uma delas, o local de realização da mostra, o Ambulatório do Jockey Club. Construído no início do século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous, o prédio foi restaurado para uso do evento e a partir do ano que vem será entregue para uso do Jockey.

Para compor os ambientes, foram convidados profissionais consagrados, como Alex Hanazaki, que assina o jardim de entrada; Dado Castello Branco, responsável por um dos livings; David Bastos, que …

Leia mais

O belo litoral do Piauí

O belo litoral do Piauí

Parnaíba, no Piauí, é a porta de entrada do Delta do Parnaíba (onde o rio encontra o mar), uma das preciosidades do turismo brasileiro. Único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos rios Mekong, no Vietnã, e Nilo, na África – é um arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados formado por mais de 70 ilhas.

O passeio pelo Delta começa no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante nove quilômetros de Parnaíba. No trajeto, os viajantes encontram espelhos …

Leia mais

Tarifa especial para visitantes da Casa Cor

Tarifa especial para visitantes da Casa Cor

O Bourbon Convention Ibirapuera preparou uma tarifa especial para o público apreciador de decoração e arquitetura que vem à São Paulo acompanhar a Casa Cor 2016, que acontece até 10 de julho no Jockey Club de São Paulo. O hotel oferece diárias a partir de R$ 262, em apartamento duplo superior, com café da manhã incluso, até o último dia da mostra. A promoção não é cumulativa e beneficia reservas feitas com antecedência mínima de 48 horas. No valor será acrescido 5% de ISS e R$ 3,90 de …

Leia mais

Curso qualifica profissionais para atuação nos Jogos Olímpicos

Foi prorrogado até 24 de julho o prazo de inscrição para os profissionais de turismo interessados em participar do curso de qualificação com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O treinamento, realizado on-line pelo canal “Braços Abertos”, do Ministério do Turismo, se estende às cidades que sediarão os jogos olímpicos de futebol: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo. O objetivo é garantir melhorias no atendimento ao turista. O curso é gratuito e realizado à distância. Após a inscrição, o acesso ao …

Leia mais

Atenção, fumantes e ex-fumantes!

Atenção, fumantes e ex-fumantes!

Conforme as novas diretrizes para a realização anual da tomografia computadorizada (TC) dos pulmões, o público-alvo são adultos com idade entre 55 e 74 anos e alto risco para câncer de pulmão. Publicadas no jornal da Associação Médica do Canadá, as novas orientações se aplicam principalmente para quem fuma ou deixou de fumar até 15 anos atrás, quem fumou um maço de cigarros por dia nos últimos 30 anos ou dois maços por dia nos últimos 15 anos. Para todos os outros adultos, esse não é um exame …

Leia mais

Como lidar com a disfagia

Engasgos frequentes durante a refeição, pigarros, tosse, dificuldade de mastigação, lentidão na hora de engolir, recusa do alimento e falta de apetite podem ser sinais de disfagia. O quadro não caracteriza propriamente uma doença, mas um sinal de alerta que algo não vai bem no organismo e, se negligenciado, pode levar à complicações que podem comprometer a saúde do idoso: desnutrição, desidratação e infecções respiratórias graves estão entre as principais consequências. Além de aumentar a probabilidade de internação hospitalar, a disfagia representa um risco à própria vida do …

Leia mais

Mitos e verdades sobre o sódio

Mitos e verdades sobre o sódio

Os brasileiros costumam consumir uma quantidade de sódio maior que a recomendada, devido, principalmente, à quantidade de sal acrescentada à comida durante e após o preparo. “Uma dieta equilibrada deve conter todos os tipos de alimentos, desde que sejam consumidos em quantidade adequada”, alerta a nutricionista Márcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Ao frisar que a indústria alimentícia tem desenvolvido linhas de produtos com …

Leia mais

Segatto lança novidades em Santos

José Dragone, Luana Segatto, João Segatto, Fernanda Machado e Álvaro Guillermo: encontro de parceiros na loja da Segatto, em Santos, no coquetel de lançamento da coleção Yurb e da 3ª edição do projeto Design, Moda e Brasilidade, marcando também o início das celebrações pelos 80 anos da marca.


Divanir Tucci e Valéria Tucci


Luana Segatto, Viviane Catelan, Mariane Bonito, Sérgio Bonito e Roberto Capella


Wolf Kos, presidente do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, ladeado por Monica dos Santos Rocha e Marina Descrove de Oliveria: IOK cuida de …

Leia mais

Trem bão demais

Trem bão demais

Bruno Scarpa

Com ambiente e decoração tipicamente das Minas Gerais, o Alambique Butiquim Mineiro proporciona a Santos o melhor do ambiente da famosa região brasileira. Ou seja, das paredes à mesa tudo remete ao clima do interior e faz você se sentir como se estivesse nas cidades coloniais das Minas Gerais.

O cheff e proprietário do local é o responsável por comandar a cozinha e faz questão de ir às mesas perguntar a opinião dos clientes sobre os pratos e bebidas da casa. Os principais pratos são as …

Leia mais

Festival Santos Café 2016 agitará Centro

Festival Santos Café 2016 será realizado de 8 a 10 de julho, em diversos locais do Centro Histórico, reunindo mais de 40 atrações. Um dos principais pontos de concentração será o Museu do Café, que sediará a abertura oficial no dia 8, às 18 horas, com entrega da restauração da Sala do Pregão, incluindo o vitral de Benedicto Calixto e os mobiliários. No mesmo local, nos dias 8 e 9, serão promovidas visitação noturna, das 18 às 21 horas.

Dentre outras atrações programadas no Museu do Café destaques …

Leia mais

Real Centro Português. Arquitetura única em SP

Real Centro Português. Arquitetura única em SP

Localizado na esquina da rua Amador Bueno com rua Martim Afonso, o Real Centro Português de Santos, considerado por muitas décadas o principal elo da colônia portuguesa na cidade, possui uma das arquiteturas mais singulares, em estilo neomanuelino, única no estado de São Paulo e uma das poucas existentes no Brasil – as outras conhecidas são o Real Gabinete Português de Leitura (1880-1887) e o Liceu Literário Português, no Rio de Janeiro, o Gabinete Português de Leitura em Salvador da Bahia (1915-1918), a mansão Henry Gibson, erguida em

Leia mais