Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 256 Maio 2016

Edição 256 Maio 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Coerência. E basta!

Luiz Carlos Ferraz

Ainda que a máxima maquiavélica, de que os fins justificam os meios, não seja a panaceia para a mais exacerbada das democracias, não é possível discordar que, após o colossal exercício para subverter uma decisão obtida de forma legítima nas urnas, controversamente anunciada como “golpe”, o Brasil dá sinais de pulso para enfrentar o segundo semestre deste ano perdido – como se convencionou classificar 2016. O país tem jeito e vai sair da crise, acredite! Afinal, após uma disputa polarizada, o placar aparenta servir tanto …

Leia mais

Marco Legal da Primeira Infância

Marco Legal da Primeira Infância

Bruno Luiz Barros e Silva

Em 8 de março passado foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, hoje afastada do cargo, o Marco Legal da Primeira Infância, que, em suma, se configura em um conjunto de ações voltadas à promoção de políticas em favor do desenvolvimento da “primeira infância”. Na realidade, o novo Marco Legal, a lei nº 13.257/2016, estabelece complementos ao Estatuto da Criança e do Adolescente, à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ao Código de Processo Penal (CPP) e à lei que institui a Empresa Cidadã.…

Leia mais

T6 é estiloso e confortável

T6 é estiloso e confortável

Nelson Tucci

Imponente. Esta é a primeiríssima impressão do JAC T6. O SUV chinês tem design italiano, com vincos laterais (lembrando o ix35 da concorrente coreana), vidros filmados, faróis de milha, retrovisores bem desenhados, com sinalização, bancos de couro e antena fixada no vidro e uma precisa câmera de ré, agradando bastante tanto no âmbito interno quanto no externo.

Avaliamos o modelo, rodando quase 2.000 km. O torque deixou a desejar para um motor 2.0 e o pedal de freio – a exemplo de um outro modelo chinês, …

Leia mais

Audi, na onda do surfe brasileiro

Melhor brasileiro no WCT 2016, o circuito mundial de surfe, o potiguar Italo Ferreira iniciou parceria com a Audi do Brasil. O logo da montadora apareceu estampado na prancha do surfista durante o “Oi Rio Pro”, a quarta etapa do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour, disputada nas ondas do Rio de Janeiro. “O surfe, que envolve pilares importantes da marca, como esportividade e performance, já é uma plataforma de esporte da Audi em outros países. Além disso, é uma maneira de nos aproximarmos de um público …

Leia mais

CRC integra 2.821 cartórios no país

CRC integra 2.821 cartórios no país

Envolvendo a integração de 2.821 cartórios em cinco regiões do país, os 836 cartórios de Registro Civil de São Paulo, presentes em todos os municípios e distritos do Estado, já podem solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Piauí, Acre e Amapá, através da Central de Informações do Registro Civil (CRC). Em breve, Sergipe também fará parte do sistema. Além de presencial no cartório mais próximo, a solicitação pode ser feita pelo …

Leia mais

Fórum aborda fotografia como pensamento

Fórum aborda fotografia como pensamento

Leandro Ayres

Realizado a cada três anos no Itaú Cultural, o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo acontecerá de 16 a 19 de junho, com um programa de entrevistas, debates, leituras de portfólio, workshops e uma exposição coletiva – que ficará em cartaz até 7 de agosto. Uma excelente oportunidade para os fotógrafos debaterem em alto nível aspectos inerentes à profissão.

A quarta edição do fórum tem como tema “A Fotografia como Pensamento” e visa propor uma reflexão sobre o conceito de arquivo num momento de …

Leia mais

Inscrições abertas ao “Am I Invisible?”

Inscrições abertas ao “Am I Invisible?”

A Bicycle Utopia, um projeto público e participativo de arte com sede em Nova York, está convidando ciclistas e amantes da arte para inscrever suas fotos e arte no concurso de fotos “Am I Invisible?”. A ideia é compartilhar a prática de se pedalar na cidade e tornar o ciclismo urbano visível em toda a sua diversão, beleza e diversidade.

As imagens devem ser relacionadas à experiência de pedalar na cidade, segurança da bicicleta, ruas amigáveis ao ciclismo, transporte sustentável e mobilidade urbana.

Qualquer pessoa de qualquer lugar …

Leia mais

Nova torre em Dubai Creek Harbour

Nova torre em Dubai Creek Harbour

Um novo ícone irá definir o panorama urbano de Dubai, com a construção de uma torre magnífica em Dubai Creek Harbour, conforme projeto e recursos arquitetônicos apresentados pela Emaar Properties. O projeto é do arquiteto neo-futurista espanhol/suíço Santiago Calatrava Valls e foi escolhido, por meio de concurso internacional, pelo vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e Soberano de Dubai, Sua Majestade o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A torre servirá como o núcleo central de Dubai Creek Harbour, localizado a 10 minutos do Aeroporto Internacional de …

Leia mais

Proteção às obras de Oscar Niemeyer

Proteção às obras de Oscar Niemeyer

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural brasileiro aprovou a proposta de tombamento de mais três obras do arquiteto Oscar Niemeyer (15/12/1907 – 05/12/ 2012): Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no Rio de Janeiro, Passarela do Samba da cidade do Rio de Janeiro e Conjunto de edificações projetadas do Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Aprovados, os três bens foram integrados aos outros 24 monumentos já tombados desde 6 de dezembro de 2007.

A 82ª reunião do Conselho aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio …

Leia mais

Madeira no revestimento interno

Madeira no revestimento interno

A Indusparquet, que fabrica pisos de madeira maciça tropical, lançou novos modelos de pastilhas e painéis. As peças fazem parte da Linha Decor, que conta com produtos indicados para o revestimento de paredes de espaços internos, como halls, escritórios, dormitórios, salas e salões de festas, assim como os painéis, usados em paredes, portas, cabeceiras de cama.

As pastilhas estão disponíveis nos modelos Peroba Mica Rústica, Lisa Guaiuvira, Sucupira Vecchio e Lines, em duas espécies de madeira, Guaiuvira e Amendoim. Cada um dos modelos é produzido com técnicas diferentes …

Leia mais

Conceito que respeita o meio ambiente

Conceito que respeita o meio ambiente

Um espaço sustentável e que respeita o meio ambiente, a Casa Aqua é um dos destaques na Casa Cor São Paulo, que acontece até 10 de julho no Jockey Club de São Paulo. Com projeto da Inovatech Engenharia, o objetivo é levar à reflexão sobre o que é necessário para se viver bem e as consequências disso para o meio ambiente. A fachada tem ventilação natural, a energia é gerada por painéis fotovoltaicos e turbina eólica, há sistema de reaproveitamento de água de chuva, equipamentos e metais sanitários …

Leia mais

A nova Matriz Nossa Senhora da Candelária

A nova Matriz Nossa Senhora da Candelária

Após um ano de restauro, já pode ser apreciado todo o altar-mor com douramentos e prata da Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, em Itu, no interior do Estado de São Paulo. A primeira fase de obras, realizada pelo restaurador Julio Moraes e equipe, através do gerenciamento da Oscip Museu a Céu Aberto, trouxe à tona todo o esplendor das pinturas e entalhes da igreja ituana. As telas de Padre Jesuíno do Monte Carmelo, nas laterais do altar-mor, foram retiradas e passaram por restauro. Somente as molduras das telas …

Leia mais

Porta do turismo nacional

Porta do turismo nacional

A Argentina lidera o ranking dos países que mais enviaram turistas ao Brasil em 2015, informa o Anuário Estatístico do Turismo, elaborado pelo Ministério do Turismo. Segundo o estudo, dos 6.305.838 estrangeiros que desembarcaram no país no ano passado, 2.079.823 eram argentinos, o que corresponde a 33% do total. Os Estados Unidos permanecem na segunda posição (575.796), seguido do Chile (306.331).

O levantamento do MTur é feito com base em dados da Polícia Federal e aponta que 54% dos turistas estrangeiros no país em 2015 eram dos vizinhos …

Leia mais

Estreitando relações com o cliente

Estreitando relações com o cliente

A nova bandeira da Bourbon Hotéis & Resorts, Rio Hotel by Bourbon, investe na internet para divulgar os conceitos da marca e estreitar relações com o cliente. “O público da marca é heavy user da internet”, justifica Adriana Cardoso, diretora de marketing da rede: “Estar online é imprescindível e, neste momento, a única forma de transmitir aos nossos futuros clientes os conceitos e vantagens deste novo produto, que está com sua primeira unidade hoteleira em fase final de construção”.

O site é um dos canais oficiais e apresenta …

Leia mais

Magia circense no Royal Palm Plaza

Magia circense no Royal Palm Plaza

Para os pais que já estão se organizando, o Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior de São Paulo, criou uma programação exclusiva nas férias escolares de julho para a criançada se divertir de um jeito especial. Na “Oficina Circense” o resort apresenta a magia do circo para os hóspedes mirins brincarem, interagirem e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre esse universo encantador. Uma tenda será montada para que a garotada possa participar de modalidades circenses, como trapézio, acrobacias, malabares, jogos teatrais e esquetes de palhaço.

Para tornar as …

Leia mais

Doce em excesso…

Doce em excesso…

Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que um em cada cinco brasileiros consome doces em excesso e 19% bebem refrigerantes cinco vezes ou mais na semana. Entre os jovens de 18 a 24 anos o índice é ainda maior: próximo de 30%. Em São Paulo, 22,5% dos adultos mantêm alimentação rica em açúcar e 25,1% costumam ter refrigerantes na mesa.

Os hábitos, revelados na pesquisa Vigitel 2015 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), geram preocupação nas autoridades da saúde, em especial …

Leia mais

Falta de sono prejudica a saúde

Falta de sono prejudica a saúde

A falta de sono é nociva para a saúde e, entre inúmeros problemas relacionados, aumenta a probabilidade de doenças, como hipertensão, diabetes e depressão; eleva no cérebro os níveis de cortisol (hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse); causa problemas no sistema imunológico, déficits cognitivos, descontrole de peso e até distúrbios psíquicos. “Pesquisas mostram que um dia sem dormir já tem um efeito importante na saúde humana”, alerta o otorrinolaringologista Alfredo Lara, especialista em Medicina do Sono do Hospital CEMA, de São Paulo.

Entre outros danos à saúde, …

Leia mais

Hipertensão arterial. Mitos e verdades!

Hipertensão arterial. Mitos e verdades!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mais da metade dos idosos tem pressão alta, 30% da população em geral e 5% das crianças. Trata-se de uma doença silenciosa que dificilmente apresenta sintomas e, por isso, gera preocupação. Se não tratada, a hipertensão pode provocar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. O cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, selecionou alguns …

Leia mais

Pintas podem indicar câncer de pele

Embora represente apenas 4% dos tipos de câncer de pele mais comuns entre os brasileiros, o melanoma cutâneo pode levar a óbito, caso não seja diagnosticado no início. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1.547 mortes já ocorreram em função do problema somente em 2013. Já a projeção de novos casos da doença para 2016 é de 5.670. “O melanoma é, sem dúvida, o tipo mais perigoso de câncer de pele que existe. Isso porque ele costuma se manifestar em uma forma similar às pintas comuns …

Leia mais

Barroso Filho é capa da Mais Santos!

Roberto Barroso Filho e a esposa Eliane, com os filhos que seguem os passos do pai e do avô Roberto Barroso, todos engenheiros, Juliana e Diogo: no Espaço Tremendão, no agitado lançamento da 2ª edição da revista Mais Santos, dirigida pelo jornalista Liberado Junior, e que destaca na capa o competente Barroso Filho, diretor da Engeplus Construtora e Incorporadora.


No lançamento da Mais Santos, com o amigo Barroso na capa, o chef Pablo Sanchez e Irani Sanchez, sempre com as últimas novidades em iluminação

 

 

 


Jornalista …

Leia mais

Hambúrgueres poderosos!

Hambúrgueres poderosos!

Bruno Scarpa

Recém-inaugurado pelos irmãos Thiago e Diego, o Don Burger trouxe ao Guarujá um novo conceito de hamburgueria. A casa é toda em estilo retrô, inspirada em filmes de máfia, especialmente no Poderoso Chefão, da decoração ao cardápio.

As carnes dos hambúrgueres são de fabricação própria com um sabor bem caseiro. Entre os lanches mais pedidos estão o “Poderoso Chefão” e o “Dom Mafioso” (hambúrguer, bacon, mussarela, alface, pão de brioche, onion rings e fritas), além da “Poderosa Torre de Batata”, com batata frita, bacon e cheddar. …

Leia mais

Jantar-aula vegano no Balaio

O buffet Balaio Gastronomia promove em 18 de junho, a partir das 18 horas, o “Banquete Vegano”, um jantar-aula junto com a Duas Colheres. O evento acontecerá na sede do Balaio, na Rua Campo Grande, 451, Vila Leopoldina, capital paulista. O “Banquete Vegano” pretende mostrar que é possível preparar um jantar gourmet e saudável seguindo a dieta. O cardápio é uma cocriação dos chefs do Balaio, Gabriela Spinardi e Sergio Campos, e de Priscila Rosa, nutricionista da Duas Colheres. Eles abrirão com uma aula e orientações, e às …

Leia mais

A maior caixa d’água da América Latina

A maior caixa d’água da América Latina

Construído entre as décadas de 70 e 80, quando a situação do abastecimento de água em Santos era crítica, o Reservatório-Túnel Santa Tereza-Voturuá até hoje ostenta o título de “O maior da América Latina”. É um gigante de números expressivos. Em seus 1.100 metros de escavações entre galerias e reservatórios dentro do maciço rochoso que divide a ilha de São Vicente, apresenta túneis com 20 metros de altura (o equivalente a um prédio de seis andares) e 15 metros de largura (o que daria para

Leia mais

Pátio 21. Preço diferenciado garante sucesso

Pátio 21. Preço diferenciado garante sucesso

Atuando há oito anos no mercado santista, a WDS Construtora e Incorporadora está entregando seu quarto empreendimento: trata-se do Residencial Pátio 21, em terreno com 1.536 metros quadrados, na Rua Oswaldo Cruz, 21. O projeto contempla torre única com 130 apartamentos, de um e dois dormitórios com suíte, lazer na cobertura, excelente acabamento, entre outros itens que marcam o padrão construtivo da WDS.

Lançado em 2013, em meio a um boom de novos empreendimentos, o residencial obteve uma surpreendente velocidade de vendas. Conforme destacou o diretor Luciano Sibinelli, …

Leia mais