Edição 273Outubro 2017
Quinta, 23 De Novembro De 2017
Editorias
Edição 253 Fevereiro 2016

Edição 253 Fevereiro 2016

→ Visualizar versão impressa em PDF → Visualizar e páginar a versão impressa online

Negócios com a mini e microgeração

Negócios com a mini e microgeração

Fernando Muramatsu

Em novembro de 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, alterou a resolução que trata da mini e microgeração de energia elétrica visando impulsionar o mercado potencial de energia solar no Brasil. Essa alteração, que está entrando em vigor em 1º de março, traz novos modelos de negócios para os consumidores instalarem painéis solares em casas ou terrenos, produzirem energia limpa e serem recompensados por isso.

A recompensa, que já constava na resolução inicialmente criada em 2012, é observada na forma de créditos. Na prática, …

Leia mais

Mobilidade urbana em discussão

Mobilidade urbana em discussão

Para preparar o projeto de lei que instituirá o Plano de Mobilidade Urbana de Santos a Prefeitura promoveu audiência pública em fevereiro, no consistório da Universidade Santa Cecília, Unisanta. O encontro teve a participação de 60 pessoas. A previsão da Prefeitura é encaminhar o PL à Câmara até o final de março. “É importante empoderar o cidadão comum, para que ele participe do processo e traga a sua opinião para afinar as propostas”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano …

Leia mais

Jardins da Pompeia. Wip programa entrega em Santos

Jardins da Pompeia. Wip programa entrega em Santos

O Residencial Jardins da Pompeia, na Avenida Francisco Glicério, 591, Pompeia, em Santos, está sendo construído pela Wip Empreendimentos Imobiliários Ltda. e tem entrega programada para o final de março. A Wip atua na construção civil desde 1994 e foi fundada pelo casal de engenheiros Paulo Augusto Prieto Luna e Iraci Cruz Prieto Luna, e o arquiteto Wilson da Silva Cruz, irmão de Iraci.

Com o Jardins da Pompeia a Wip soma a entrega de 14 obras o que, segundo o diretor Paulo Augusto, é motivo de grande …

Leia mais

Buscando resiliência…

Buscando resiliência…

“O fato de a resiliência ser um diferencial no campo profissional é algo antigo, contudo, agora que passamos por um período de crise, esse ponto é ainda mais importante. Pois estamos em um momento em que é crucial a capacidade das pessoas se adequarem aos mais variados ambientes, sejam eles hostis ou amigáveis, gerando resultados necessários aos objetivos das empresas”.

A avaliação é de Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de Recursos Humanos. Para ele, a existência de profissionais com …

Leia mais

Cuidados com o rim começa na infância

Cuidados com o rim começa na infância

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, o Dia Mundial do Rim será comemorado em 10 de março, para alertar a população de que a prevenção da doença renal começa na infância. O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento das doenças evitáveis nos rins.

A campanha promoverá a iluminação dos principais monumentos do país, atividades em parques e em outros locais públicos e engajamento de personalidades. “O Dia Mundial do …

Leia mais

Elimine os pelos de forma indolor e eficaz

Elimine os pelos de forma indolor e eficaz

A fotodepilação é um método de depilação indolor que visa reduzir os pelos de forma duradoura, tendo como diferencial a ausência de dor e o baixo custo. O procedimento consiste na eliminação do pelo por meio da IPL (Luz Intensa Pulsada), que diminui o crescimento dos pelos em até 80%, fazendo com que apenas cresça pelos finos e frágeis. A luz emitida é absorvida pela melanina presente no pelo, provocando um superaquecimento do folículo piloso e das células germinativas que ficam ao seu redor, destruindo as células germinativas …

Leia mais

Auxiliar o deficiente visual

Especialistas da Fundação Dorina Nowill para Cegos reforçam que as pessoas com deficiência visual necessitam que o ambiente seja o mais acessível possível para exercerem sua autonomia e independência. Edson Defendi, assessor de Serviços de Apoio à Inclusão da Fundação Dorina, afirma que nem sempre as pessoas cegas ou com baixa visão precisam de ajuda, porém o apoio e o auxílio podem acontecer quando uma pessoa cega, mesmo reabilitada, vá fazer a travessia de ruas, por exemplo. “Para iniciar o contato, é importante se apresentar e perguntar se …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 253

Gente & Fatos – Edição 253

Comemorando 90 anos de fundação, o Tênis Clube de Santos, sob a presidência de Marcos Anselmo Ferreira Franco, homenageou em fevereiro todos os ex-presidentes da entidade, com destaque para o engenheiro Roberto Luiz Barroso, presidente da Casa da Esperança de Santos e diretor da Engeplus Construtora e Incorporadora, que se dedicou à presidência da Diretoria Executiva de 1989 a 1990.

Leandro Ayres

Engenheiro Roberto Luiz Barroso: justa homenagem


Pela sexta vez consecutiva, o eslovaco Filip Polc venceu a Descida das Escadas de Santos, a competição de downhill urbano …

Leia mais

Parabéns, criatura!

Luiz Carlos Ferraz

Quisera eu fosse um poeta para ter a inspiração de escrever tudo que tenho vontade, ou necessidade, sobre a mulher, à guisa de marcar mais um Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, ainda que haverá quem me alerte que todos os dias deveriam ou já seriam dedicados a ela, a mulher. A bem da verdade, contudo, os dias não são e talvez nunca o tenham sido… e, na minha visão pragmática de vida, parece que hoje nenhum lhes é concedido em tributo, tão …

Leia mais

Projeto busca certificação Aqua-HQE

Projeto busca certificação Aqua-HQE

O escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura, de São Paulo, elaborou o projeto do 3º Batalhão da Polícia Ambiental, em Guarujá. O empreendimento deverá ter a obra licitada ainda este ano e contempla exigências que visam a certificação pelo processo Aqua, que promove práticas sustentáveis na construção e é desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini.

O projeto para o novo batalhão buscou se integrar à paisagem fazendo uso de uma cobertura com dimensão longitudinal em forma de um …

Leia mais

Na selva patagônica…

Na selva patagônica…

Quem planeja conhecer o Chile de um jeito único tem destino certo: a Reserva Biológica Huilo Huilo, localizada no coração da selva da Patagônia chilena, próximo ao vilarejo de Neltume, a 860 quilômetros de Santiago. Distribuída em uma área de mais de 100 mil hectares, a reserva abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais: no local existem cerca de 95 espécies de aves, 12 tipos de mamíferos e 328 espécies de flores; além da variedade de esportes de aventura oferecida e das belas …

Leia mais

Novo conceito para hospedagem. De pets!

Novo conceito para hospedagem. De pets!

Lazer, cuidados e hotelaria, o Malabo Pet Resort amplia o conceito de hospedagem para animais de estimação, com a pretensão de ser o seis estrelas do seu amiguinho. Num só lugar em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, o Malabo oferece espaços para programas educacionais, atividades especiais e completa estrutura de hospedagem, treinamentos, saúde e bem-estar dos pets. A ética com os animais gira em torno da filosofia africana Ubuntu, um conceito amplo de generosidade, solidariedade, compaixão e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre …

Leia mais

São Paulo combate turismo sexual

São Paulo combate turismo sexual

Os números são preocupantes: dos 63 milhões de crianças e adolescentes brasileiros, 46% menores de 14 anos vivem em domicílios com renda per capta até meio salário mínimo e 132 mil famílias são chefiadas por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A fonte é do IBGE. Frente a este cenário vulnerável, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, promoveu em fevereiro duas ações nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e de Viracopos,em Campinas, dando prosseguimento à campanha em parceria com o …

Leia mais

Bilheteria do Bonde no Museu Pelé

A bilheteria da Linha Turística do Bonde de Santos já funciona no Museu Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo, Centro Histórico. A medida oferece mais conforto e segurança ao público, que poderá utilizar o lobby central, onde estão cafeteria e loja do museu, enquanto aguarda o horário de saída do elétrico, na Estação do Valongo. Na bilheteria, é possível adquirir antecipadamente o ingresso para os elétricos a R$ 6,50 (inteira). Crianças de até 5 anos, no colo, e guias de turismo a trabalho (acompanhando grupo) …

Leia mais

Churrasco com bom começo

Churrasco com bom começo

Bruno Scarpa

Com dois meses de casa, a Espetaria Bovino’s inovou em Santos a arte de saborear um bom churrasco. Idealizada pelo casal Fábio e Carolina, a Bovino’s consiste num empório com tudo para churrasco, desde espetos artesanais, cortes de carnes nobres, cervejas artesanais e importadas, até acessórios e churrasqueira, oferecendo um salão com bar, onde é possível acompanhar os principais jogos de futebol ao vivo.

O local é muito agradável, climatizado, ideal para o happy hour com os amigos, num ambiente descontraído e familiar. Os espetos mais …

Leia mais

Don Pablo, paella e tapas genuínas!

Don Pablo, paella e tapas genuínas!

Especialista em iluminação e elétrica – afinal quem não conhece a Elétrica Sanchez, de Santos? –, Pablo Anjel Sanchez Castro agora é requisitado como Don Pablo, por sua Paella à Valenciana, com frutos do mar, e tapas genuinamente espanholas. “Inicialmente as paellas eram exclusivas para a família”, conta ele: “Com o sucesso, passei a reunir os amigos, até chegar aos eventos sociais do Rotary Club e beneficentes, como a já tradicional paella da Casa da Esperança de Santos”. Para deixar mais saboroso o seu evento social ou corporativo, …

Leia mais

Santos, a nova Meca brasileira da fotografia

Santos, a nova Meca brasileira da fotografia

Leandro Ayres

BOA notícia para os criadores de imagens da Baixada Santista, em especial aos fotógrafos: Iatã Cannabrava, um dos mais conceituados fotógrafos brasileiros, diretor do Estúdio Madalena e um dos diretores do consagrado festival de fotografia “Paraty em Foco”, está de malas prontas para vir a Santos trazendo na bagagem ideias e recursos para transformar o nosso Centro Histórico na nova Meca brasileira da fotografia neste ano, mais precisamente em agosto, quando se comemora o Mês Internacional de Fotografia.

Recentemente, Cannabrava rompeu com a direção do “Paraty …

Leia mais

Teatro Coliseu. Palco de pioneirismos e muita arte

Teatro Coliseu. Palco de pioneirismos e muita arte

Inaugurado em 1897 como um velódromo (pista de corrida para bicicletas), funcionou assim até 1903. Dois anos depois foi comprado por Francisco Serrador Carbonell, um dos introdutores do cinema no Brasil, que ali mandou instalar uma tela e palco para encenações teatrais. Nominado Colyseu Santista, foi inaugurado em 23 de julho de 1909. O espaço passou a receber renomados artistas, nacionais e internacionais, assim como abrigou animados bailes de Carnaval.

Em 1923 foi vendido para o empresário santista Manuel Fins Freixo, também do ramo do cinema, que não …

Leia mais

Urban Street na Revestir 2016

Urban Street na Revestir 2016

A linha Urban Retrô, de revestimentos para parede da Roca Cerâmica, traz para o Brasil novas tendências em pisos e revestimentos, tendo como diferenciais os efeitos 3D, ampla variedade de cores, formatos, texturas e fácil aplicação. Ela será apresentada na Revestir 2016, de 1° a 4 de março, no Transamérica Expo Center, na capital paulista.

Em quatro versões que integram o contemporâneo e o conceito vintage, a Urban Retrô – que integra a coleção Urban Street – combina cores, texturas e efeitos óticos, proporcionando personalidade na decoração de …

Leia mais

Hora de modernizar o elevador

Hora de modernizar o elevador

Seja para valorizar o imóvel, gerar economia ou apenas dar uma novo visual ao equipamento, a modernização de elevadores é considerada um investimento em condomínios residenciais ou comerciais. A Atlas Schindler, empresa com mais de 140 anos de experiência no mercado de transporte vertical, realiza modernização estética e tecnológica em elevadores, adequando-os às necessidades de cada edifício.

A Atlas Schindler elenca, entre os diversos benefícios da modernização do equipamento, a redução no consumo de energia, que pode chegar a 40%, se comparada a algumas tecnologias anteriores; o maior …

Leia mais

Aparência de areia do mar

Aparência de areia do mar

A Strufaldi apresenta os revestimentos Casa Blanca e Saara com cores naturais que remetem a areia do mar. Fabricadas no formato 5×15 cm, com junta reta ou amarrada, as pastilhas são indicadas para revestir pisos e paredes de áreas internas e externas, além de fornos, churrasqueiras e piscinas. Com PEI 3, os revestimentos não absorvem água, resistem as intempéries da natureza e tem fácil manutenção.

 

Relacionado

Leia mais

Confiança gera prazer de dirigir

Confiança gera prazer de dirigir

Nelson Tucci

Confiança. Palavra fundamental nas relações humanas, também é imprescindível na relação homem-máquina. Ao dirigir um Voyage, com direção assistida, suspensão tipo McPherson na dianteira com barra estabilizadora, roda independente e molas helicoidais, além de um câmbio de fácil engate e precisão, a sensação que você tem é exatamente essa: confiança. E quanto mais confiança, mais gostosa se torna a prática de dirigir.

Testamos o modelo Comfortline, única versão da linha Voyage a utilizar o motor 1.0. Dotado de belo design, apresenta bom conforto interno para todos …

Leia mais

Tecnologia é aposta para manter vendas

O mercado de automóveis no Brasil não anda bem (em 2015 encolheu 26%, se comparado a 2014). No ano passado foram vendidas 2,47 milhões de unidades, enquanto em 2013 chegou-se a 3,8 milhões de veículos. O momento é de superar as ondas fracas, acreditam as montadoras Fiat, Chrysler, GM, Ford, Toyota e Renault, que investem em tecnologia embarcada. Existe ainda a preocupação com o aumento da produção local de materiais, a fim de baratear os custos de produção. Mesmo com a economia brasileira cambaleante, a expectativa é que …

Leia mais