Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 247 Agosto 2015

Edição 247 Agosto 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Efeitos da guarda compartilhada

Efeitos da guarda compartilhada

Eduardo Augusto Murray

A Constituição Federal de 1988 assegurou direitos iguais para homens e mulheres, abandonando qualquer tipo de discriminação existente entre ambos e confirmando a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres diante do casamento e dos filhos. Com o propósito de reforçar esta igualdade, o legislador preocupou-se em afastar qualquer distinção entre homens e mulheres e consagrou no caput do artigo 5º, I, a plena igualdade entre homens e mulheres, abolindo qualquer espécie de preconceito.

Em consonância com os preceitos constitucionais, a Lei nº …

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 247

Consumidor & Cidadania – Edição 247

. Com o slogan “Trabalhador que conhece seus direitos é trabalhador consciente”, o Ministério Público do Trabalho realiza campanha nos trens do Metrô e da CPTM, na Grande São Paulo. A expectativa é conscientizar que trabalhar sem descanso, não usar equipamentos de segurança, receber pagamento “por fora”, sem registro em carteira e fazer horas extras em excesso não é um bom negócio e que as práticas devem ser denunciadas. A campanha foi possível graças à reversão de multa por danos morais coletivos em acordo judicial após o MPT …

Leia mais

Residencial Antônio Cabral. Metro quadrado com custo exato

Residencial Antônio Cabral. Metro quadrado com custo exato

Idealizado na medida para o investidor do mercado imobiliário, o Residencial Antônio Cabral, na Rua Vereador Henrique Soler, 51, Ponta da Praia, em Santos, iniciou em agosto sua fase de acabamento. Quase uma exceção no tradicional sistema de construção em vigor na Baixada Santista, em que o incorporador assume todas as responsabilidades e riscos, o Antônio Cabral está sendo realizado por meio do regime de construção por administração, ou a preço de custo (regido pela Lei nº 4.591/64), no qual um grupo de investidores assume as despesas em …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 247

Elizabeth Costa Gonçalves e o pai José Roberto da Costa: festa pelos 81 anos do nosso querido “Papai Noel”, desfrutando muita saúde, na presença de familiares e amigos.


Diogo Godinho Barroso eCarolina Cecí Moino, Juliana Godinho Barroso e Jhonathan Fernandes GermanoBastos: juventude bonita e muito responsável, antenada nas ações sociais ecomunitárias do Rotary Club de Santos.


Raul Christiano de Oliveira Sanchez: agora, no comando de 15 Oficinas Culturais, cinco na capital e 10 no interior, da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela organização social Poiesis. Parabéns, Raul. …

Leia mais

Ora, o voto!

Luiz Carlos Ferraz

A praticamente um ano das próximas eleições, em outubro de 2016, quando serão renovados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em todos os municípios brasileiros, um dado interessante, talvez uma preciosidade, mas que revela a balbúrdia do sistema e o quase colapso das instituições eleitorais do país, para ir parando por aí…, até esta data o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a instância máxima de vigilância e punição do processo democrático brasileiro, ainda não divulgou as datas do primeiro e do segundo turno do pleito …

Leia mais

Justiça suspende elaboração do Plano Diretor de Bertioga

Em ação civil pública movida pela Defensoria Pública de São Paulo, a juíza Luciana Mendonça de Barros Rapello, da 2ª Vara do Foro Distrital de Bertioga, na Baixada Santista, concedeu em agosto medida liminar que suspende o processo de elaboração do Plano Diretor da cidade. A ação foi proposta pelos defensores públicos Carolina Dalla Valle Bedicks, Luiza Lins Veloso, Marina Costa Craveiro Peixoto e Felipe Amorim Principessa, que alegam que a formatação do processo desrespeita a Constituição e a legislação, impedindo uma efetiva participação popular na discussão.

Ao …

Leia mais

Projetos visam acesso viário ao porto

O governador Geraldo Alckmin anunciou a elaboração de projetos executivos para novas intervenções viárias de ampliação do acesso ao porto de Santos. Três obras serão executadas pela concessionária Ecovias na rodovia Anchieta (SP-150) e visam ordenar os diferentes tipos de tráfego na entrada de Santos, melhorando a fluidez viária e a qualidade de vida na região. A proposta é separar os veículos de carga dos de passeio na chegada à Baixada Santista. “O Brasil tem tudo para pisar no acelerador da exportação por causa do novo câmbio, que …

Leia mais

Curtindo o feriadão de 7 de setembro…

Curtindo o feriadão de 7 de setembro…

Belos casarões em ruelas com calçamento de pedras irregulares são um dos chamarizes para Paraty, que também dispõe de comércio de artesanato, inúmeros cafés e restaurantes, praias e passeios em alto-mar, tudo isso em meio à exuberante Mata Atlântica. O cenário é uma excelente opção para quem quer curtir e ter momentos de descanso e relaxamento neste feriadão de 7 de setembro. Entre as várias dicas de hospedagem, a Pousada Bromélias possui charmosos bangalôs, cercados por mata preservada e riacho de águas límpidas, ocupando área de 500 mil …

Leia mais

Atração divertida em Suzano

Atração divertida em Suzano

O complexo de lazer Magic City, em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, incluiu a Water Ball em suas atrações. Trata-se de uma bolha plástica gigante, na qual a pessoa flutua sobre a água, e pode ser utilizada por crianças, adolescentes e adultos. “A bolha agradará a todos, pois é segura e proporciona uma sensação especial de estar sobre a água”, afirma Everton Leite, da equipe de marketing do Magic City: “Além disso, como é uma atividade seca, poderá ser realizada até mesmo em dias mais frios”.…

Leia mais

Funai define regras do etnoturismo

A Instrução Normativa nº 3, de 11 de junho, da Fundação Nacional do Índio (Funai), estabelece regras para a visitação turística em terras indígenas – prática chamada etnoturismo. Com a medida, as empresas que prestam esse tipo de serviço passam a ter várias obrigações, como apresentar para a Funai um plano de visitação e monitorar e informar às autoridades sobre a ocorrência de qualquer incidente durante o passeio, inclusive os provocados pelos próprios visitantes.

A lei anterior sobre o tema, publicada em 2012, instituía oficialmente a possibilidade de …

Leia mais

Livro resgata a peregrinação de Francisco a Santiago de Compostela

Livro resgata a peregrinação de Francisco a Santiago de Compostela

Para viabilizar a edição do livro “Passos do Amor – A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela”, o jornalista Luiz Carlos Ferraz aderiu ao sistema conhecido como crowdfunding, ou financiamento coletivo. A obra é baseada na peregrinação feita por Francisco no século XIII, entre 1213 e 1215, quando o poverello caminhou cerca de 2.500 quilômetros, de Assis, na Itália, a Santiago de Compostela, na Espanha. A célebre peregrinação consta no Capítulo 4 do Fioretti de São Francisco, os famosos relatos medievais sobre as realizações de …

Leia mais

Importância da “prova de carga” na construção civil

Especializada no controle de qualidade em obras de engenharia, a Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. ressalta a importância da prova de carga quando se pretende conhecer a capacidade de uma estrutura de concreto antiga (laje), para suportar uma nova carga, devido a um novo uso desta estrutura.

Atuando no mercado da Baixada Santista desde 1964, a empresa integra o Grupo Teste, juntamente com a T-Recupera, que atua no ramo de serviços de Engenharia de Recuperação. Conforme destaca o diretor, engenheiro Franco Pagani, no processo da prova de …

Leia mais

Informação que faz a diferença

Informação que faz a diferença

Criado para apoiar o planejamento das pequenas e médias empresas (PMEs), o site Canal do Empresário, da Desenvolve SP, em www.canaldoempresario.com.br ganhou mais destaque ao conteúdo e serviços oferecidos. Entre as inovações, foi desenvolvido espaço para tratar sobre inovação, startups e economia criativa. Outra novidade é a produção de conteúdo multimídia sobre os diversos temas relacionados ao universo do empreendedorismo.

Ao acessar o site, os slideshows apresentam seis chamadas para notícias atuais e assuntos de interesse, tanto para empresários como para quem ainda está planejando ser dono do …

Leia mais

Tradição na Ponta da Praia

Tradição na Ponta da Praia

Bruno Scarpa

Há mais de 30 anos no ramo da gastronomia, o empresário Jacinto Garcia é bastante conhecido na Ponta da Praia, em Santos, e há 7 anos está no comando do Restaurante J. Garcia, junto com sua companheira Luzia Cardoso e o filho Paulo Garcia.

A casa passa aos clientes tradição. Produtos de qualidade e sempre frescos são a marca do restaurante, que, entre as muitas comodidades, disponibiliza estacionamento com manobrista na porta.

Especializado em frutos do mar, entre os pratos mais variados, destaque para o Camarão …

Leia mais

Festival Argentino no Montana Grill

A Churrascaria Montana Grill, no Shopping Iguatemi Campinas, realiza até 15 de setembro o 1° Festival Argentino, com cortes de carne diretamente do país vizinho, acompanhados de saladas, cartela de vinhos selecionados e a tradicional cerveja Quilmes. Conhecido como asado, o churrasco argentino é um dos mais famosos do mundo devido à preparação minuciosa para aproveitar todo o sabor da carne e proporcionar uma experiência única aos degustadores. Desde o tipo de carvão, o modo de acendê-lo até a preparação da carne são itens fundamentais para diferenciar o …

Leia mais

“Paraty em Foco” debaterá selfie

“Paraty em Foco” debaterá selfie

Leandro Ayres

COMO acontece há 10 anos, a histórica Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, receberá de 23 a 27 de setembro a 11ª edição do festival internacional de fotografia “Paraty em Foco”, organizado pela Galeria de Fotografia Zoom, Estúdio Madalena e Ministério da Cultura.

O evento aumenta a cada ano em números de participantes e em importância, surfando na onda do crescimento de adeptos da arte fotográfica. A cada edição um novo tema é abordado como assunto principal. Neste Paraty em Foco a discussão será mediada …

Leia mais

Sustentável, fácil aplicar

Sustentável, fácil aplicar

De olho nos mercados doméstico e internacional, a Belchior Cortinas e Decorações, com sede em Santa Bárbara d’Oeste, no interior do Estado de São Paulo, lançou os revestimentos decorativos Belcover. O produto é fruto do programa Design Export, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design (CBD) para apoiar empresas brasileiras a desenvolverem produtos inovadores com design diferenciado e voltados à exportação.

A linha de revestimentos Belcover foi criada com plásticos recicláveis, ecológicos e resistentes. O projeto originou três …

Leia mais

Profilit inova sistema de envidraçamento

Profilit inova sistema de envidraçamento

Na vanguarda em soluções para envidraçamento de fachadas, a Mega Glass, de Praia Grande, apresenta com exclusividade no litoral o sistema de envidraçamento Profilit. São painéis de vidro em formato de “U”, que servem para fechamento ou divisórias de vidros, dispensando o uso de caixilhos. Muito versátil e com alto nível de iluminação, o Profilit foi desenvolvido pela Pilkington e proporciona entrada de luz natural difusa sem sombras, além de conforto térmico e acústico, de forma eficaz e econômica.

Segundo os diretores da Mega Glass, Thiago Martins e …

Leia mais

Revolucionando a iluminação!

Revolucionando a iluminação!

Cada vez mais presente no mercado, a fita de LED é excelente solução de iluminação para várias situações. Autoadesiva, de fácil instalação e com medidas ajustáveis de 5 em 5 cm, ela é destaque no portfólio da Sanchez Light Store, em Santos, pois pode ser instalada em qualquer lugar, bastando utilizar um conector e uma fonte 12V equivalente a metragem utilizada. Hoje, a fita substitui muitas lâmpadas, principalmente as fluorescentes utilizadas em sancas e outros trabalhos em gesso. Na decoração, a fita de LED realça e ilumina móveis, …

Leia mais

Compacto com desempenho honesto!

Compacto com desempenho honesto!

Nelson Tucci

Conforto. Esta é a primeira sensação que se tem ao sair dirigindo o Ford Ka+ 1.5 sedan, o primeiro três volumes da família. Eletronicamente é um carro confiável, apresentando controles de estabilidade e tração (Advance Trac) e o assistente de partida em rampa (HLA) mostra-se um ótimo dispositivo.

O painel é simples, porém eficiente. Veem-se facilmente os instrumentos de que o motorista precisa. Vidros elétricos, ar condicionado, travas automáticas nas portas e espaço interno – na dianteira e nos bancos traseiros – ajudam muito. Ah, como …

Leia mais

Compre seu veículo sem impostos

O Mobility & Show 2015 acontecerá dias 19 e 20 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para esclarecer deficientes, idosos e pessoas com alguns tipos de doença sobre os benefícios fiscais na compra de veículo. Com base na Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, é possível obter isenção de ICMS (Convênio 38), IPI (Instrução Normativa 988 da Receita Federal), IOF e IPVA. Os benefícios se estendem a pessoas com deficiência, condutoras ou não, e aos familiares e responsáveis legais.

No total, são …

Leia mais