Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias
Edição 246 Julho 2015

Edição 246 Julho 2015

→ Visualizar versão impressa em PDF

Aplicação da “duty to mitigate the loss” no direito brasileiro

Aplicação da “duty to mitigate the loss” no direito brasileiro

Gelcy Bueno Alves Martins

A teoria do “duty to mitigate the loss” ou o “dever do credor de mitigar seus próprios prejuízos” consiste na obrigação do credor de buscar evitar o agravamento da situação do devedor, isto é, o credor de uma obrigação precisa colaborar com o devedor ao tomar medidas cabíveis para buscar que o dano sofrido se restrinja às menores proporções possíveis. A ideia do dever de mitigar significa que o credor não pode querer piorar o estado do devedor, agravando assim o seu próprio prejuízo.…

Leia mais

Consumidor & Cidadania – Edição 246

Consumidor & Cidadania – Edição 246

. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou campanha que critica a inadequação do Núcleo de Apoio Técnico e Mediação (NAT), criado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), para analisar pedidos de tratamentos médicos em planos de saúde. O NAT será composto por operadoras e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e poderá analisar, antes do juiz, pedidos de cobertura de procedimentos médicos que foram negados pelas operadoras a seus consumidores. Para o Idec, o NAT pode prejudicar o direito à vida e …

Leia mais

Santa Casa de Santos. Ação social beneficia hospital

Santa Casa de Santos. Ação social beneficia hospital

Conceituada construtora da Baixada Santista, a Engeplus Construtora e Incorporadora Ltda. está realizando obra de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, que compreende 840 metros quadrados no 5º andar, Ala B. O hospital conta com recursos específicos para a melhoria, que representará novos leitos de maternidade para atender SUS e particular, e que reforçarão o setor de maternidade já existente no 4º andar, Ala H.

Executada em parceria com tradicionais fornecedores, a obra se integra ao portfólio da Engeplus como mais uma ação social da empresa, …

Leia mais

Estética com eficácia

Estética com eficácia

Com foco no atendimento ao profissional de estética interessado em saber mais informações sobre como manter a jovialidade e bem-estar de seus clientes, a Bel Col Cosméticos está com revenda autorizada em Santos, na Avenida Epitácio Pessoa, 62, loja 68, no Centro Comercial Miramar, Boqueirão. Atuando há mais de 20 anos no mercado brasileiro, os dermocosméticos Bel Col se caracterizam pelo rigoroso padrão de qualidade.

Com a nova loja, o objetivo é oferecer produtos para tratamentos estéticos, cosméticos e cuidados diários para a pele, com eficácia comprovada.

A …

Leia mais

Gente & Fatos – Edição 246

Jornalista Luis Trevisan e o cirurgião-dentista Lamartine Lélio Burnardo, dois rotarianos de valor: Trevisan assumiu a presidência do Rotary Santos Noroeste trazendo recursos para o Projeto Portos de Cultura que beneficiará cerca de 400 crianças da Zona Noroeste; Lélio, do Rotary Club Santos, vice-presidente da Casa da Esperança de Santos, foi agraciado com o Diploma de Associado Honorário, durante as comemorações do 58º aniversário da tradicional entidade.


Festival Santos Café, que agitou em julho o Centro Histórico de Santos, com mais de 40 atrações, movimentando mais de 37 …

Leia mais

Muda, Brasil!

Luiz Carlos Ferraz

Muita coisa mudou no Brasil desde que o ex-metalúrgico Lula, líder do movimento sindical no final da década de 70, no ABC, alcançou a condição de ex-presidente da República, e passou a ser acossado pela revista Veja, de forma descarada e corajosa, como o chefe do estupendo esquema de corrupção que envergonha este país… Em diferentes segmentos da área social é forçoso reconhecer, na esteira do citado movimento, que os avanços foram magníficos nos últimos 12 anos, fruto da efetiva mudança nas prioridades das …

Leia mais

Brasil sediará os Jogos Mundiais Indígenas

Brasil sediará os Jogos Mundiais Indígenas

O Brasil está na contagem regressiva para receber mais de 2 mil atletas na primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no país, que acontecerão em Palmas, no Tocantins, de 23 de outubro a 1º de novembro. Ao evento, organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com a prefeitura e o Ministério do Esporte, é esperada a participação de 24 etnias indígenas brasileiras, além de 22 etnias internacionais.

Principal local de competições, a Vila dos Jogos está localizada no entorno do Estádio Nilton Santos, região Sul de Palmas, …

Leia mais

Atrair e encantar hóspedes e visitantes

Atrair e encantar hóspedes e visitantes

A fazendinha do resort Barretos Country Hotel, em Barretos, no interior do Estado de São Paulo, recebeu investimento de R$ 300 mil, ganhando mais espaço e animais exóticos. O objetivo é proporcionar diversão única e intensificar o turismo de vivência praticado pelo hotel. O espaço, agitado pela equipe de recreação do resort, está integrado ao parque aquático e é dedicado a hóspedes e visitantes.

O espaço aumentou de 7 mil metros quadrados para cerca de 30 mil metros quadrados. Dos 82 animais que a fazendinha abriga, 30 foram …

Leia mais

Crise derruba vendas no agenciamento

A crise econômica está afetando as vendas de 82,1% das empresas do agenciamento turístico do Brasil em 2015, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) para o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) com o objetivo de avaliar as expectativas do setor durante a temporada de Inverno. Entre as empresas que indicaram influência negativa na movimentação, a queda superior a 20% foi apontada tanto nas vendas para pessoas físicas (71,6% das empresas consultadas), quanto nas vendas para …

Leia mais

Impulso à peregrinação!

Impulso à peregrinação!

Luiz Carlos Ferraz

Na esteira do êxito pelas comemorações do 8º centenário da peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela, o Caminho de Santiago, na Espanha, foi contemplado em julho com um magnífico impulso internacional. Após uma expectativa de mais de 20 anos, finalmente o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, reunido em Bonn, na Alemanha, estendeu o status de Patrimônio Mundial aos quatro Caminhos de Santiago que movimentam o Norte do país. Desde 1993, …

Leia mais

Casa da Esperança de Santos. Expandir e aprimorar o atendimento!

Casa da Esperança de Santos. Expandir e aprimorar o atendimento!

O projeto de ampliação da Casa da Esperança de Santos foi apresentado pelo presidente, engenheiro Roberto Luiz Barroso, em julho, durante as comemorações do 58º aniversário de fundação da instituição. No dia 16, ao lançar o Programa de Intervenção Precoce para Recém Nato de Risco, Barroso revelou detalhes do projeto ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que visitou as instalações da entidade. Na semana seguinte, dia 22, o detalhamento do projeto foi feito no salão de eventos, durante reunião almoço promovida pelo Rotary Club de Santos, fundador da Casa, …

Leia mais

Pedaço de Portugal em Santos

Pedaço de Portugal em Santos

Bruno Scarpa

Com dois anos de casa, o Restaurante Tasca do Porto é referência em Santos quando se fala em comida portuguesa, dirigido pelo empresário André Losada, 42. Dentre os tantos pratos servidos no restaurante, se destacam o Bacalhau à Lagarero, um bacalhau grelhado com legumes puxados no azeite, e o Bacalhau Zé do Pipo, empanado e frito com molho da casa e purê de batatas.

Todos os sábados durante o almoço, das 13 às 16 horas, a casa oferece música tipicamente portuguesa para descontrair seus clientes, em …

Leia mais

Muitas opções no “Inverno Solidário”

Muitas opções no “Inverno Solidário”

Festa Inverno 2015, o “Inverno Solidário”, encerra domingo, 2 de agosto, na Arena Santos, na Avenida Rangel Pestana, 184, na Vila Mathias. De terça-feira a domingo, diversão para toda família, com área de lazer, exposição de produtos de 65 artesãos, apresentações musicais e muitas opções de gastronomia, em lanchonetes e restaurantes mantidos por 29 entidades cadastradas pelo Fundo Social de Solidariedade de Santos, que são beneficiadas com toda a renda arrecadada. Programação completa no site oficial da Prefeitura, em www.santos.sp.gov.br

Leia mais

Festival agita Santos

Festival agita Santos

Leandro Ayres

DE 9 a 12 de julho, no Centro Histórico de Santos, aconteceu a primeira edição do Festival Santos Café, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo. Vários eventos integraram o festival, como apresentações de música ao vivo, exposições de artes em cerâmica, gravura, pintura, fotografia, antiguidades e manufaturados decorativos teatro de fantoches, estátuas vivas. Houve ainda o espaço kids com monitores, que contou com brinquedoteca, teatro de fantoches, musicais e pintura facial deixando as crianças à vontade para se divertirem – e um alívio para os pais …

Leia mais

46 anos dedicados à fotografia

46 anos dedicados à fotografia

O CLUBE Foto Amigos de Santos (CFAS) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade o convívio dos aficionados pela arte fotográfica. Criado em 7 de março de 1969 por fotógrafos e entusiastas durante uma reunião dos membros no extinto restaurante Baleia, no bairro do Boqueirão, é considerado um dos clubes foto-amadores mais ativos em atividade no país. Com esta disposição, foi declarado de utilidade pública municipal, pela Lei nº 4483/1982, e estadual, pela Lei nº 5692/1987, além de estar registrado junto ao Ministério da Cultura …

Leia mais

Edifício do Conselho e Cadeia de Santos

Edifício do Conselho e Cadeia de Santos

O ano de 2015 marca o aniversário de 150 anos do conjunto fotográfico mais antigo da história de Santos, produzido por Militão Augusto de Azevedo. No ano de 1865, o renomado fotógrafo eternizou algumas cenas raríssimas do cotidiano santista. Entre as imagens, está a única foto que se tem notícia do edifício do Conselho e Cadeia de Santos, também conhecido como a 2ª Casa de Câmara e Cadeia, sede do poder imperial na cidade de Santos, desde finais do século XVII. Este prédio foi construído em 1697 e …

Leia mais

Espaço melhor aproveitado

Espaço melhor aproveitado

A Pormade desenvolveu o kit porta pronta de correr que alia a vantagem do sistema com a qualidade e perfeição no acabamento. O kit é composto de porta, batentes, guarnições para os dois lados, fechadura (opcional) e dobradiças. Tudo vem pronto, com as opções de pintura primer, branco final ou verniz.

Segundo a Pormade, com o batente e as guarnições reguláveis é possível uma economia de 2 a 7 cm na largura do batente. Além disso, a utilização da base em poliuretano (resistente à umidade) ou composto de …

Leia mais

Durável e prático na aplicação

Durável e prático na aplicação

Além de decorar o ambiente, o papel de parede agrega a praticidade na aplicação e a durabilidade, resistindo até 30 anos desde a sua colocação. Segundo Douglas Alves, da Stilo Arts, de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, para que o interessado obtenha uma decoração moderna com pequeno orçamento, é importante conhecer informações básicas sobre o produto.

Ele explica que cada papel tem um modo diferente de instalação, sendo que em alguns é exigido passar cola no papel, enquanto em outros a cola vai direto na parede. …

Leia mais

Desgaste na cor…

Desgaste na cor…

Com o conceito de reunir elementos rústicos e luxuosos, para dar um toque de contemporaneidade na decoração, a Cerâmica Atlas lança a série Matiz: pastilhas de porcelana com acabamentos que recriam o efeito de desgaste na cor pela ação do tempo. Em 12 cores, no formato 5x5cm, as pastilhas podem ser aplicadas em paredes e pisos, de áreas internas e externas, e até mesmo em fachadas e áreas de lazer, como piscinas. São ideais para espaços rústicos e despojados, e também para uso em projetos de reforma que …

Leia mais

Rusticidade da pedra e do metal

Rusticidade da pedra e do metal

Inspirada na textura da pedra e do metal desgastados pelo tempo, a série Argos, porcellanato tuttomassa da Incepa, atende quem aprecia a combinação do luxo e do rústico na composição de espaços. A diversidade de desenho e as cores destonalizadas são o ponto forte do produto, que utiliza tecnologia de impressão digital em alta definição para recriar a naturalidade dos materiais.

Nas medidas 32×59 cm, 60×60 cm e 61×61 cm, nos acabamentos antracita, titanium, bege e multicor, a série é indicada para pisos e paredes internas, como detalhe …

Leia mais

Sino-brasileiro com design italiano

Sino-brasileiro com design italiano

Nelson Tucci

Primeiro modelo da Chery fabricado a partir deste ano no Brasil, em Jacareí, no interior do Estado de São Paulo, o Celer tem design avançado – pudera, é design italiano! Reestilizado, com faróis moderníssimos e recortes na lataria, agrada aos olhos; especialmente, o modelo hatch.

O espaço interno é generoso, oferecendo conforto aos passageiros. Painel (incluso conta-giros) e console cumprem bem a função, mas o acabamento ainda está devendo. Trincos de portas em material plástico parecem muito frágeis, a exemplo de outros itens plastificados.

No início …

Leia mais

Incentivo a práticas ambientais

Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental, pelo site www1.mercedes-benz.com.br/hotsite/premioambiental/ Poderão concorrer fornecedores e concessionários com novos projetos de preservação ao meio ambiente. Por meio de duas categorias, serão reveladas as melhores práticas ambientais. Na primeira, serão reconhecidas três iniciativas entre todos os fornecedores da empresa e na segunda serão premiados três projetos das revendas de veículos comerciais (Sprinter, Caminhão e Ônibus). No total, serão seis vencedores entre os parceiros de negócios da Mercedes-Benz.…

Leia mais