Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Divulgação

Trinity Corporate é LEED Gold

Edifício integra o empreendimento 7th Avenue Live Work

Trinity Corporate é LEED Gold

A torre Trinity Corporate do empreendimento 7th Avenue Live Work, em Curitiba, no Paraná, conquistou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold. A LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e que possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

A construção foi realizada pela Thá Engenharia e registrada na tipologia Core & Shell (Envoltória e Estrutura Principal), destinada a edificações que comercializarão os espaços internos posteriormente. A certificação engloba toda a área comum, sistema de ar condicionado, estrutura principal, como caixa de escadas e elevadores e fachadas. Os detalhes da ocupação, como o mobiliário, não são considerados, tendo em vista a pluralidade e autonomia dos futuros ocupantes.

“Os procedimentos construtivos da Thá preveem práticas que levam em conta a sustentabilidade e isso já está incorporado às nossas ações”, afirmou o diretor de Planejamento e Controle da Produção da Thá, Gilberto Kaminski, ao frisar que, apesar de não estarem certificadas, as demais torres do 7th Avenue tiveram os mesmos cuidados na concepção e durante a obra.

A torre Trinity Corporate do empreendimento 7th Avenue atingiu pontuação máxima nos critérios de uso eficiente de água e terá uma redução de 18% no consumo de energia em relação a obras semelhantes.

A LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações, que determinam pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos à edificação. Fazem parte dos critérios avaliados pela certificação: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, utilização de materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos, créditos de prioridade regional.

O Trinity é um edifício coorporativo com 10 pavimentos, que está na fase de ocupação. Entre os diferenciais do empreendimento, destacam-se a localização, tratamento de água de chuva e água cinza para reaproveitamento, sistema de ar condicionado de baixo consumo, eficiência energética dos vidros, que foram projetados para o melhor aproveitamento da luz do dia e para reterem o calor, economizando em energia elétrica para a iluminação e ar condicionado, consumindo menos recursos naturais. Além disso, conta com medição individual de água e energia. Existem ainda vagas preparadas para carregar veículos elétricos.

A torre Trinity faz parte do empreendimento 7th Avenue Live Work, que envolve área total de 73.753,76 metros quadrados, onde estão implantadas as torres Oxford Residence, com 39 pavimentos, dotada de serviços de pay per use; e a Chelsea Offices, com 20 pavimentos.

Responder