Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 261 Outubro 2016

Leandro Ayres

Sofisticação e elegância

Unlimited: 471 apartamentos, de 1, 2 e 3 dormitórios, com áreas privativas que variam de 44 m² a 193 m²

Sofisticação e elegância

Modernizando a arquitetura da orla de Santos, a Yuny Incorporadora está entregando no bairro Pompeia, em frente ao mar, o residencial Unlimited Ocean Front. O empreendimento consiste numa torre única, com 39 pavimentos, e foi projetado pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, da capital, em parceria com Cláudio Abdala Arquitetos, de Santos, resultando numa arquitetura que esbanja sofisticação e elegância.

Além de agregar inúmeros diferenciais, como localização, arquitetura, serviços all inclusive e pay-per-use, o empreendimento foi desenvolvido para que a maior quantidade de apartamentos tenha vista para o mar. Segundo o gerente de Incorporação da Yuny, Dalton Guedes, Santos foi escolhida para o investimento porque nos últimos anos atravessa um interessante processo de desenvolvimento econômico. “A cidade possui um dos maiores IDHs do Brasil e, somado a isso, nos últimos anos foram feitos diversos investimentos nos mais variados segmentos”, comentou.

Guedes declarou que o projeto nasceu a partir de um terreno emblemático, uma das maiores áreas em frente ao mar e um dos poucos disponíveis na orla da cidade: “Para um terreno tão especial executamos um empreendimento grandioso que priorizou em sua concepção o design e o bem-estar, de forma a ser uma nova referência para este novo momento da cidade de Santos”.

O Unlimited está implantado em terreno com 6,3 mil m², onde funcionou um supermercado (e que voltará a operar no térreo), e soma área construída de 62 mil m². Dos 39 pavimentos, 1 é subsolo, 4 sobressolos, 1 pavimento de lazer e 33 pavimentos tipo. No total são 471 apartamentos, de 1, 2 e 3 dormitórios, com áreas privativas que variam de 44 m² a 193 m².

O empreendimento está equipado com 8 elevadores da marca Atlas Schindler, sendo 6 sociais e 2 de emergência, cada com capacidade para 14 pessoas e velocidade de 2,5 metros por segundo. Os equipamentos são dotados com o sistema de parada inteligente.

O lazer é completo e ocupa o pavimento na altura equivalente ao 5º andar. Entre os equipamentos, churrasqueira, piscina adulto com borda infinita, piscina infantil, lounge piscina, descanso com sauna, spa, fitness, playground, salão de jogos, salão de festas, piscina com raia de 25 metros, espaço gourmet, brinquedoteca.

A solução adotada para as fundações do Unlimited, sob a responsabilidade da Consultrix Engenheiros Associados, foi com a cravação de perfis metálicos utilizando inicialmente equipamentos com martelo hidráulico vibratório até as camadas compactas de silte arenoso e finalizada com martelo hidráulico de impacto até atingir o topo rochoso com profundidades variando de 35 metros a 45 metros, pois os pilares atingiam até 3200 tf.

Foram realizadas diversas provas de cargas estáticas e de carregamentos dinâmicos, com resultados que atenderam as cargas solicitadas, assim como também foram executadas colunas de JetGrouting para o tratamento do solo e de contenção para as escavações dos blocos profundos, que chegam a 8 metros abaixo do nível da avenida da praia.

Segundo o diretor de Engenharia da Yuny, Steven Nazário, a opção por perfis metálicos garantiu um prazo menor de execução e condições melhores de trabalho no canteiro. A adoção de fôrma metálica nas vigas de fachada também garantiu velocidade nos trabalhos e qualidade no acabamento aparente das vigas.

O engenheiro explicou que as soluções técnicas adotadas em projeto agregaram valor tecnológico ao empreendimento, como a utilização de duas juntas estruturais em todas as lajes o que possibilitou a execução da estrutura em três frentes de trabalho. E acrescentou: “A adoção de paredes internas em dry wall com isolamento acústico garantiu um menor carregamento da estrutura e consequente melhor desempenho estrutural, além de melhor desempenho acústico no empreendimento”.

A Concreto Cortesia atuou na prestação de serviços de bombeamento e fornecimento de concreto em todas as fases da obra, compreendendo lajes, vigas e pilares. Segundo detalhou o gerente da empresa na Baixada Santista, arquiteto Nelson Fernandez, a confiança mútua é a marca da parceria entre a Cortesia e a Yuny, e resultou em mais uma obra de alta qualidade.

A Harco Engenharia executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado em todo o edifício residencial.  Conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco também foi responsável pela instalação do sistema de pressurização das escadarias de emergência, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 13/2011.

Neste megaempreendimento, todas as esquadrias de alumínio, portas, janelas, fachada em pele de vidro foram fornecidas pelas empresas DNA Alumínio e DNA Vidros, fortalecendo uma grande parceria com a Yuny Incorporadora.

Imponente, a fachada do Unlimited combina diferentes materiais, como concreto aparente, cerâmica, alumínio e vidro. Internamente, os acabamentos mais utilizados são porcelanato, cerâmica, granito e pintura nas unidades privativas. Já nas áreas comuns foi utilizado granilite, porcelanato, madeira, pintura, entre outros materiais.

A fachada é revestida com produtos da Cerâmica Atlas, como o revestimento cerâmico 5×15 junta amarrada. “Para atender o painel que consta na fachada  da loja Pão de Açúcar, nós desenvolvemos as tonalidades de acordo com o projeto arquitetônico de maneira personalizada”, declarou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral: “Esta mescla de produtos garante o elevado padrão de qualidade e estética do empreendimento e atende o projeto arquitetônico”.

A Ril Fix Revestimentos Metálicos forneceu e instalou o revestimento de ACM na fachada do empreendimento. A empresa tem ampla experiência em revestimentos em ACM (Painel de Alumínio Composto) e Brise, contando com equipes especializadas, pátio fabril totalmente automatizado e um atendimento personalizado. Tudo isso fez com que o Unlimited fosse finalizado com rapidez e qualidade, requisitos indispensáveis em qualquer obra moderna.

construcao_unlimited_02

Vista magnífica da cobertura do Unlimited: orla da praia de Santos…

Responder