Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 266 Março 2017

Retomada do desenvolvimento

Praiamar Corporate: multiuso contempla heliporto e passarela aérea de acesso ao shopping

Retomada do desenvolvimento

Com a disposição de apresentar o que é há de mais tecnológico, moderno e inovador no mercado imobiliário, o Grupo Mendes idealizou o Praiamar Corporate, já considerado o marco da retomada do desenvolvimento de Santos. Localizado no bairro Aparecida, o empreendimento é pioneiro no segmento corporativo do litoral, comparável aos melhores da capital paulista, e adota o conceito multiuso, que combina o máximo em geração de negócios, hotelaria, entretenimento e qualidade de vida. Com mais este investimento do Grupo Mendes duas marcas exclusivas desembarcarão na cidade: o hotel Sheraton e o restaurante OutBack.

“O Praiamar Corporate representa toda a evolução da construtora Miramar durante mais de 40 anos de realizações”, sintetiza o empresário Armênio Mendes, presidente do Grupo de empresas que mais investe no progresso de Santos: “Toda a expertise que adquirimos durante esses anos colocamos neste empreendimento, desde detalhes do projeto até o mais inovador heliporto, com estacionamento e hangar para quatro helicópteros”.

Implantado em terreno com 8.335,96 metros quadrados, o projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Roberto Saviello, que coordena a equipe de arquitetura do Grupo Mendes. O complexo onde desponta o Praiamar Corporate contempla duas torres, com vocações corporativa, hotel e residencial, que somam 138.953,53 metros quadrados de área construída. Um detalhe ousado é que a torre corporativa está interligada ao Praiamar Shopping por uma passarela sobre a via pública, que foi construída com estrutura em aço e toda revestida em vidro. Mais que um ponto de acesso entre os edifícios, a obra de arte já é apontada como ponto turístico, pois oferece uma vista espetacular da região.

“O conceito arquitetônico adotado no projeto do Corporate foi o da flexibilidade de lajes para implantação de escritórios particulares até empresas de médio e grande porte”, explicou Saviello: “Com o hotel e o residencial, confirma-se a versatilidade do conceito adotado, no intuito de prover a cidade de Santos com mais um empreendimento de alto padrão”.

A realização do complexo imobiliário agregou diferenciais, que vão do método usado para a construção até a escolha dos materiais e produtos modernos do mercado, com foco na funcionalidade. A obra começou no início de 2013 e está em fase final, com entregas programadas dos espaços: em abril, o corporativo, em seguida, o residencial, e no final do ano, o destinado ao hotel.

Entre as soluções construtivas, o empresário Armênio Mendes cita a fachada ventilada, adotada na parte revestida em pedra: “São inúmeros os benefícios deste processo, que oferece excelentes possibilidades estéticas e vantagens térmicas e acústicas derivadas de sua elevada qualidade”. Ela caracteriza-se pelo vão existente entre a fachada estética, que harmoniza a pedra natural e a parede do edifício, o que melhora o comportamento térmico do edifício. O sistema foi implantado por profissionais vindos de Portugal e utilizou tecnologia inovadora com sistema de fixação por meio de calhas e patas em aço inox. Entre outros ganhos, é possível distribuir instalações elétricas e hidráulicas no espaço criado entre a fachada estética e a parede, com fácil inspeção e manutenção.

A pedra natural – Creme Fátima (cor bege), Amadeus (cinzento e branco) e Lioz Encarnado (vermelha) –, com espessura de 3 cm, veio de Portugal, assim como as peças do sistema de fixação. A pedra Creme Fátima é a mesma utilizada no revestimento da nova Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.

Entre as empresas fornecedoras de serviços e produtos que agregam maior valor tecnológico ao empreendimento, a Miramar destacou alguns dos principais parceiros. O laboratório de controle tecnológico da qualidade LA Falcão Bauer foi responsável pelo controle de qualidade dos materiais do empreendimento, desde a fundação até a estrutura.

O concreto foi fornecido pela LafargeHolcim.

Os serviços de rebaixamento do lençol freático foram realizados pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a empresa atua no mercado desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, frisou Marcelo.

O projeto estrutural teve participação dos engenheiros Antonio Madeira Jr. e Silvio Miranda, da Engos Engenharia e Projeto, e foi desenvolvido em compatibilidade com o projeto arquitetônico na readequação do projeto para implantação do residencial e do hotel, com atenção especial para o heliporto na parte superior com grandes vãos e abrigo para quatro helicópteros. O projeto estrutural também revela a preocupação dos engenheiros em valorizar os espaços sociais, garagem, circulação de veículos aos mezaninos, subsolos e térreo, facilitando o acesso de pessoas das entradas sociais e ao empreendimento.

A Harco Engenharia elaborou e executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado do tipo split em todo o empreendimento, e conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco é pioneira na região a aplicar nos tubos de ar uma carga de nitrogênio (cerca de 300 libras) sob pressão e vedá-los nas pontas. O cuidado se explica, pois se o técnico escolhido para instalar o split na unidade encontrar a mesma pressão do gás no tubo é sinal de que não há vazamento. A Harco também foi responsável pelo projeto e instalação do sistema de pressurização das escadarias de emergência, em conformidade com as normas da ABNT NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 13/2015.

“Magnitude, requinte e sofisticação definem bem o resultado da parceria entre a ArquiMármore Marmoraria e a Miramar Construtora no Praiamar Corporate”, afirmou Marcelo Lemos, diretor da ArquiMármore. Todas as escadarias de serviço foram executadas em mármore Branco e reforçam o padrão de qualidade e a preocupação da Miramar com os detalhes. “Entre os pontos altos, toda a entrada externa, escadas e floreiras são em granito Red Brazilian Polido e Flameado anti-derrapante”, frisou Lemos, ao detalhar que em todos os pavimentos foi utilizado granito Via-Láctea no hall social e mármore Crema Marfil nos pisos e paredes, e também nos pisos dos elevadores: “Como destaque no banheiro social, o lavatório de 7,00 m recebeu cuba montada em Quartzo White Stellar”.

Outro tema presente no Praiamar Corporate é a sustentabilidade visando gerar economia de água. O empreendimento utiliza louças e metais Deca, que possui em seu portfólio mais de 389 soluções para reduzir o consumo do precioso líquido. No Corporate foram utilizadas louças da linha Vogue Plus com dual flux, que permite o acionamento seletivo do volume de descarga, e metais da linha Izy, com torneiras Decamatic ECO, que une design e controle de gasto, com temporizador automático que libera apenas a quantidade de água necessária para cada uso, garantindo uma economia de até 70% no consumo.

A Essencial Energia forneceu quatro geradores de 750 KVA e um de 180 KVA, totalizando de 3.180 KVA. Segundo o diretor da empresa Carlos Olinto, isto torna o empreendimento autossuficiente, possibilitando o trabalho full time em caso de falta de energia da CPFL, ou seja, os geradores entram em operação automaticamente e fornecem energia para as necessidades do complexo.

Os corrimãos e guarda-corpos em aço inoxidável polido foram confeccionados pela CenterInox. A empresa, segundo o diretor Reginaldo Rodrigues Costa, desenvolveu o projeto em conjunto com a Miramar. “Os equipamentos garantem total segurança aos usuários e atende as normas técnicas do Corpo de Bombeiros”, afirmou Costa, ao frisar que a instalação foi feita em escadarias e rampas de acesso da entrada, assim como nas escadarias internas: “O design diferenciado valoriza a fachada do empreendimento e, além da segurança e qualidade, os equipamentos têm fácil manutenção”.

A Marcenaria Vieira fez serviços em madeira. Conforme detalhou o diretor Cláudio Vieira, foram realizados os revestimentos nas portas e paredes no mezanino 4L, paredes do foyer, salas de reunião, além dos bancos das áreas descobertas e da área de lazer. “Nossa parceria com o Grupo Mendes é sempre muito produtiva”, comentou Vieira.

Gessos Antonelli executou os serviços em gesso, com aplicação do sistema Drywall, acartonado, acústico e RF Antichama (resistente ao fogo). Todos os produtos são da marca Knauf, frisou o diretor Marcelo Antonelli, ao detalhar que nas áreas comuns e nos terraços e banhos das unidades residenciais o forro do teto foi rebaixado para receber a iluminação.

O projeto de paisagismo foi elaborado pela Chácara Pingo de Ouro, e conforme seu diretor, Odair Braz, que atua no mercado há 18 anos, foram criados jardins na entrada do térreo e no contorno do Corporate com a utilização de espécies ornamentais plantadas com tecnologia de ponta.

No megaempreendimento, a imponente fachada em pele de vidro e, internamente, todas as esquadrias, portas e janelas de alumínio ASA foram instaladas pelas empresas DNA Alumínio e DNA Vidros, fortalecendo uma grande parceria com o Grupo Mendes. Além da atuação na obra, nas áreas comuns e em 10 apartamentos com diferentes plantas a decoração e os móveis foram desenvolvidos e executados pela Plleno Planejados, empresa do Grupo DNA, com projeto de interiores das áreas comuns elaborado em conjunto com a arquiteta Claudia Viana e a Miramar Construtora.

Const_Corporate_03

Complexo contempla torres com vocações corporativa, hotel e residencial


Const_Corporate_02

Decoração e móveis desenvolvidos e executados pela Plleno Planejados


Const_Corporate_04

Torre corporativa é interligada ao Praiamar Shopping por passarela

Responder