Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Sandra Netto

Foco na qualidade total

Antônio Xavier da Silva Passos Jr., 77 anos: fundador da Xavel, acompanhando sempre o dia a dia na obra

Foco na qualidade total

Marcando seus 30 anos de atuação no mercado da Baixada Santista, a Xavel Incorporadora e Construtora está entregando em setembro o Morada Imperatriz. O 12º residencial construído pela empresa está localizado na Rua Imperatriz Leopoldina, 35, Ponta da Praia, em Santos, e sela o compromisso da Xavel com seus clientes, com foco na qualidade total de seus empreendimentos.

Referência no mercado imobiliário, a Xavel é a primeira construtora da região certificada ISO 9001, sistema de gestão da qualidade utilizado em todo o processo, desde a seleção do local da obra, até a escolha dos materiais e treinamento dos funcionários. “Buscamos a evolução constante, por meio de projetos contemporâneos, tecnologia avançada, plantas inteligentes e funcionais”, frisam os diretores, arquiteto Carlos Passos e Ana Carolina Passos.

Com estilo moderno, o Morada Imperatriz é o maior empreendimento do portfólio da empresa e, implantado em terreno com 1.479 metros quadrados, totaliza 17.862,08 metros quadrados de área construída. O projeto arquitetônico é do arquiteto Carlos Passos, com participação do escritório Passarelli Zonis, e conta com subsolo, térreo, 3 mezaninos de garagem, 4º pavimento de lazer, 25 pavimentos tipo com 76 unidades (5º ao 17º pavimento com apartamentos de 2 suítes, e do 18º ao 29º com apartamentos de 3 suítes), pavimento de espaço técnico, 30º pavimento, e ático.

Os apartamentos de 2 e 3 suítes apresentam plantas com 94, 119 e 171 m2 de área útil, com 1, 2 e 3 vagas –, enquanto as duas coberturas possuem 3 suítes e 4 vagas. Os diferentes espaços de lazer estão distribuídos no quarto andar e na cobertura, onde está localizada a piscina coletiva. O projeto de decoração das áreas comuns foi elaborado pelo arquiteto Edgar Pistelli.

“A Xavel trabalha para alcançar a satisfação de um público cada vez mais exigente, fazendo da inovação e da qualidade uma busca constante”, salientam os diretores da empresa. Após lançar vários empreendimentos de sucesso em Santos, como o Morada de Faro, Residencial Acordes, Timbiras Residencial, Morada Pompeia, entre outros, o Morada Imperatriz mantém a política da Xavel de procurar a melhoria contínua do processo construtivo, unindo o uso de soluções consagradas à implementação de inovações na busca por um produto cada vez melhor.

As fundações foram executadas no sistema de estacas escavadas de concreto, com diâmetros variando de 90 a 140 cm e profundidades até 55 metros.

Toda a alvenaria foi feita com blocos cerâmicos adquiridos da Cerâmica Saturno. Segundo a representante Alzira Nivoloni, no Imperatriz foram utilizados blocos estruturais, de vedação e canaletas, com diversas medidas, sempre seguindo os padrões exigidos pelas normas técnicas vigentes no mercado. “O conhecimento adquirido em mais de 50 anos de atuação, é empregado na fabricação dos blocos cerâmicos”, afirmou Alzira, ao destacar que assim como o Grupo Nivoloni, a Cerâmica Saturno se preocupa com o meio ambiente, recuperando e reflorestando áreas de extração.

As instalações hidráulicas ficaram a cargo da Tedesco, que participou da obra com dedicação, pontualidade e profissionalismo, apostando no segmento “Premium” da construção civil na Baixada Santista, preparada para a fase de retomada da economia brasileira. Pensando nisso, a Tedesco proporciona aos seus clientes mão de obra qualificada para uma instalação correta, eficiente e que traga conforto em projetos residenciais, hoteleiros e corporativos. “A experiência de poder compartilhar pela primeira vez nossos serviços com a Xavel nos levou a aprimorar nossos critérios de execução, com foco na qualidade, eficácia dos treinamentos, limpeza e organização, segurança e higiene e prazo”, afirmou o diretor Alfredo Tedesco Jr.

Ele detalhou que no residencial foram feitas instalações com tubos e conexões de água fria e quente em PPR (Acquasystem), super-resistentes a altas pressões, com garantia de 50 anos, o que reduz eventuais manutenções, bem como, seis estações redutoras de pressão, válvulas de alívio e ventosas (marca Bermad): “No tocante à sustentabilidade, foram instalados diversos itens, como aproveitamento de águas de chuva (reserva de 8.000 litros), válvulas redutoras de vazão (Docol), bacias com duplo acionamento, torneiras de fechamento automático, entre outros, visando economia e uso racional da água”, frisou Tedesco Jr.

A Hidrotech forneceu os equipamentos da Bermad Brasil adotados nas instalações hidráulicas, explicou Daniel Rezende, gerente comercial da empresa, que é o distribuidor da marca na Baixada Santista e assistência técnica autorizada. Segundo Daniel, tão bom quanto adotar um equipamento de qualidade é importante fazer a instalação da maneira correta. “O empreendimento da Xavel teve um bom projetista (Prohidel), que prima em usar o que tem de melhor no mercado, e um bom instalador (Tedesco)”, frisou o gerente comercial, ao detalhar que o prédio é dividido em cinco zonas de pressão: uma zona preparada para ser pressurizada nos últimos andares, uma zona abastecida por gravidade e três zonas reduzidas, cada uma delas com duas válvulas redutoras de pressão da Bermad, modelo 420. Cada estação redutora conta ainda com uma válvula ventosa da Bermad, que é um dispositivo que elimina o ar da rede, e com filtros que protegem toda a instalação, também fornecidos pela empresa.

Na construção civil desde 1984, a Impermec destaca-se por elevados padrões de atendimento na prestação de serviços de impermeabilização, utilizando alta tecnologia, os melhores produtos disponíveis no mercado e vontade de fazer sempre mais e melhor. No Morada Imperatriz a Impermec empregou um sistema de impermeabilização com cimento poliérico Viaplus 1000 e 7000 e manta asfáltica Torodin 4mm.

O edifício está equipado com três elevadores Schindler S5500, que possuem design exclusivo, onde as cabinas dos elevadores sociais têm acabamentos dos painéis em vidro, tornando-as totalmente diferenciadas em relação ao mercado. Os elevadores Schindler oferecem o conceito de flexibilidade, que permite configurar projetos com e sem casa de máquinas, diferentes tipos de design, além do conceito de mobilidade verde, que traz como benefício o mínimo consumo de energia. Estes e outros diferenciais estão nos equipamentos instalados no edifício à disposição dos futuros moradores.

A Harco Engenharia fez o projeto de instalações de ar condicionado, além de fornecer e instalar o equipamento de exaustão na garagem do subsolo.

As pedras naturais foram fornecidas e colocadas pela M&C Marmoraria. Conforme detalhou o diretor Carlos Cavaca, os apartamentos utilizaram granito branco Dallas nas bancadas de cozinha, no piso do hall de serviço e no portal do elevador de serviço. Os lavatórios de banheiros foram confeccionados em mármore branco especial, enquanto o piso do hall social e o revestimento dos portais dos elevadores sociais receberam o granito branco Siena. O piso das garagens foi revestido com pedra Miracema.

A Lumen Iluminação forneceu os produtos para as áreas comuns, incluindo escadarias, corredores e garagens, além da iluminação dos terraços de todas as unidades. Segundo detalhou o diretor da Lumen, arquiteto Roberto Capella, as luminárias são todas em alumínio, com lâmpadas e fitas de LED, o que garante economia no consumo e maior durabilidade.

A Xavel prepara o lançamento do próximo empreendimento residencial em Santos, na Rua 1º de Maio, 58, Bairro Aparecida, com unidades de 1 e 2 dormitórios.

constr_morada_imp_02

Morada Imperatriz: vista da piscina coletiva da cobertura

Responder