Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 262 Novembro 2016

Modernas instalações resgatam passado de glórias

Estão no térreo vários espaços esportivos, como quadras de tênis, coberta e descoberta, quadra poliesportiva coberta...

Modernas instalações resgatam passado de glórias

A nova e moderna sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, na Ponta da Praia, em Santos, está sendo entregue pela Miramar Construtora, do Grupo Mendes. A obra é resultado da parceria de sucesso entre o grupo empresarial e os gestores do Clube, sob a presidência de Joaquim Tavares da Silva, tendo como vice-presidentes administrativo e financeiro, respectivamente, Adelson Rodrigues de Oliveira e Jaime Alonso Moreno.

Por meio de acordo celebrado em 2012, a Miramar ficou responsável pela construção das novas instalações do clube, em terreno de cerca de 10 mil metros quadrados de frente para a Avenida Saldanha da Gama, enquanto outra parte da área, de aproximadamente 10 mil quadrados, foi transferida para o Grupo Mendes. No local, deverá ser implantado um empreendimento residencial.

“O nosso relacionamento com o Clube Saldanha da Gama começou puramente de forma comercial”, declarou o diretor do Grupo Mendes, Alex Mendes: “Com o decorrer das negociações acabamos criando um projeto, apresentado como sugestão, mas sempre obedecendo os conceitos que acreditamos. Sugerimos um clube moderno, rentável, atrativo para novos sócios, que agregasse valor à localização da Ponta da Praia e também à cidade de Santos, mantendo a história e tradição de um clube centenário. Afinal, de que adianta uma lei de proteção aos clubes se eles não conseguirem se renovar?”

Alex Mendes enfatizou: “Após apresentarmos o nosso projeto, a Diretoria do Saldanha da Gama pediu que construíssemos a nova sede do Clube, acreditando e confiando em nossa empresa, pela tradição de fazermos o melhor em nossa cidade, para sua evolução e crescimento, buscando sempre deixá-la atrativa e moderna. Gostaríamos de agradecer a Diretoria do Clube Saldanha por nos permitir ‘fazer parte de sua história’”.

O projeto arquitetônico do novo Clube de Regatas Saldanha da Gama é de autoria do arquiteto Roberto Saviello, que coordena a equipe de arquitetura do Grupo Mendes. Segundo Saviello, foi adotado o conceito de uma arquitetura contemporânea, na qual se destacam materiais modernos e detalhes de acabamento que facilitam a manutenção.

A nova sede compreende subsolo, térreo e dois pisos e totaliza 11.688,21 metros quadrados de área construída. O subsolo foi reservado para estacionamento de veículos, com 110 vagas, além de depósitos, gerador de energia e serviços.

No térreo está a entrada principal valorizada com um belo espelho d’água e porte-cochere, para facilitar o embarque e desembarque de veículos. No acesso ao prédio, o projeto contempla foyer, espaços para recepção, secretaria, sala da presidência, sala de reunião e vitrine para troféus.

Ainda no térreo, foram reservados espaços para lanchonete, restaurante, academia/fitness, sala multiuso, sanitários feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais, vestiários feminino e masculino, vestiários de funcionários feminino e masculino.

Também estão no térreo os espaços esportivos, como quadras de tênis, coberta e descoberta, quadra poliesportiva coberta, playground, campo de futebol-society de 55×35 metros, cancha de bocha, além de churrasqueiras coletivas.

O primeiro piso possui foyer, salão de festas, para aproximadamente 500 pessoas, varanda coberta e descoberta, bar, cozinha, espaços para estoque, camarim, depósitos, circulação de serviço, circulação vertical através de escadarias e elevador, além de sanitários feminino, masculino e para pessoas com necessidades especiais.

No segundo piso estão localizados o deck para piscina semiolímpica com prainha, piscina infantil, mobiliário completo, vestiários, churrasqueira, cozinha, bar, circulação vertical através de escadarias e elevador e caixa d’água.

A obra foi executada com parceiros tradicionais. Os serviços de rebaixamento do lençol freático foram realizados pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a empresa atua no ramo de locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, frisou Marcelo.

Parceira da Miramar Construtora há muitos anos, o laboratório de controle tecnológico da qualidade LA Falcão Bauer mais uma vez foi escolhido para executar o controle de qualidade dos materiais do empreendimento, desde a fundação até a estrutura. A LA Falcão Bauer acompanhou a entrega e a aplicação de todo o concreto utilizado na nova sede do Clube de Regatas Saldanha da Gama, de acordo com as normas técnicas e um excelente padrão de qualidade.

Todos os serviços em marcenaria foram feitos pela Marcenaria Vieira. Conforme detalhou o diretor Cláudio Vieira, foram realizados os armários de troféus, as portas duplas do salão social, equipadas com fechaduras antipânico, a pista de dança, o palco, a cobertura da cancha de bocha, assim como o balcão da recepção e os bancos da área descoberta: “Nossa parceria com o Grupo Mendes está sendo muito produtiva. Também estamos atuando no empreendimento Corporate”.

O mobiliário foi fornecido pela MCM Representações. Segundo informou o diretor Miguel Ferrari, a MCM forneceu o conjunto de mobiliários confeccionados com as cores do clube. Ferrari detalhou que da Innacorp, especializada em desenvolver soluções mobiliárias para segmento corporativo e institucional, foram adquiridos sofás e poltronas para o hall e as áreas sociais, espreguiçadeiras para a piscina, mesas e cadeiras para a cantina, cadeiras e mesas para o salão social, e móveis para as salas de escritório.

Conforme destacou Miguel Ferrari, a MCM Representações é especializada em assessorar seus clientes, atuando como facilitadora na busca de soluções mobiliárias para atender a necessidade de cada projeto. “Representando várias empresas conceituadas no mercado nacional de móveis, criamos uma parceria que encurta a relação entre fabricantes e empreendedores”, frisou Ferrari, ao ressaltar que desde 1994 a empresa dedica-se aos setores gastronômico, hoteleiro e similares, que representam expressivo percentual de crescimento no país: “Graças ao sucesso alcançado em projetos anteriores, como o Brasil Futebol Clube, ampliamos nosso atendimento a condomínios, construtoras, hotéis e flats, clínicas médicas, laboratórios e hospitais, entre outros ambientes corporativos”.

Os corrimãos e guarda-corpos em aço inoxidável polido foram confeccionados pela Center Inox. A empresa, segundo informou o diretor Reginaldo Rodrigues Costa, desenvolveu o projeto em conjunto com a Miramar Construtora. “Os equipamentos garantem total segurança aos usuários, crianças e adultos, e atende as normas técnicas do Corpo de Bombeiros”, afirmou Costa, ao frisar que a instalação foi feita em escadarias e rampas de acesso da entrada, assim como nas escadarias internas: “O design diferenciado valoriza a fachada da nova sede do Clube e, além da segurança e qualidade, os equipamentos tem fácil manutenção”.

Outra tradicional parceira da Miramar Construtora, a ArquiMármore Marmoraria forneceu todos os granitos para o empreendimento. Segundo especificou o diretor Marcelo Lemos, foram utilizados granito Branco Itaúnas na confecção dos balcões da recepção, lanchonetes, bares e bancadas das cozinhas, churrasqueiras e copas, peitoris, soleiras e todos os lavatórios e granito Red Brazilian nas tabeiras e rodapés, além do piso do elevador social. Entre os diferenciais, Lemos destacou a coluna central vermelha, as escadas do clube, assim como as bordas das piscinas semiolímpica e infantil, curvas e boleadas em granito flameado.

A Incomar Esquadrias Técnicas instalou a fachada de pele de vidro, utilizando vidros temperados, e de alta performance, assim como as esquadrias de alumínio e o ACM usado na fachada, declarou o diretor Ronaldo Domingues Alves.

const_clube_01

Obra foi executada com parceiros tradicionais do Grupo Mendes

O tradicional Clube de Regatas Saldanha da Gama

Fundado em 14 de julho de 1903, por iniciativa de Alberto e Albertino Xavier Morais e Antônio Filgueiras Chaves Júnior, o Clube de Regatas Saldanha da Gama tem atualmente 1.600 sócios remidos (que não pagam mensalidade) e outros 239 que são contribuintes.

A primeira sede do clube foi em um prédio na faixa portuária. Em 1905, mudou-se para a Praça da República e, em 1925, adquiriu a área da Ponta da Praia, cuja sede foi inaugurada em 1932.

Pelo sucesso de seu Carnaval de salão e destaque nos esportes náuticos, o clube chegou a ter 12 mil associados.

O Saldanha da Gama foi um grande incentivador do “Banho da Dona Doroteia, Vamos furar aquela onda?”. O evento, criado em 1923 e realizado até 1997, acontecia no domingo anterior ao Carnaval e consistia num desfile pela Avenida Almirante Saldanha da Gama de homens vestidos de mulher. A concentração era em frente ao clube, onde acontecia o banho de mar.

Com a nova sede, disposição da atual diretoria e livre de dívidas, o Clube de Regatas Saldanha da Gama tem diante de si uma grande oportunidade de resgatar sua história de glórias na sociedade santista.

Responder