Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 266 Março 2017

Lei federal estabelece cobrança de gorjeta

Lei federal estabelece cobrança de gorjeta

Estabelecida pela lei federal nº 13.419, a cobrança de 10% sobre o serviço prestado, a tradicional gorjeta, passará a integrar de fato a remuneração do trabalhador do setor de turismo, hotelaria, bares e restaurantes, por anotação na Carteira de trabalho e no contracheque do funcionário, com reflexos nas férias, 13º salário e Fundo de Garantia. Em vigor a partir de 60 dias desde sua publicação no Diário Oficial da União, em 14 de março, a lei também prevê a celebração de acordo ou Convenção Coletiva para sua implementação.


 

O grupo composto pelas empresas Claro, Net e Embratel (América Móvil) novamente liderou o Ranking de Reclamações de 2016 da Fundação Procon-SP, com um total de 4.704 registros. Apesar da diminuição em seus números em comparação a 2015 o grupo piorou seu índice de solução, passando de 77% para 74%.

A novidade foi o grupo Pão de Açúcar em segundo, composto pelas empresas Pontofrio.com.br, Casasbahia.com.br, Extra.com.br, Casas Bahia, Ponto Frio, Via Varejo S/A, Pão de Açúcar, Comprebem, Eletro, Companhia Brasileira de Distribuição, Extra Hipermercado e Sé Supermercados Ltda. É a primeira vez que um grupo varejista ocupa um lugar de destaque entre as mais reclamadas, à frente de empresas dos segmentos de telecomunicações e instituições financeiras, historicamente mais demandados nos Procons. A maior parte das reclamações do grupo está concentrada no seu e-commerce, cujas operações são efetuadas pela Cnova, que representa 89% das reclamações do grupo, na grande maioria relacionadas a não entrega de produtos.

Em terceiro lugar figura o Grupo Vivo/Telefônica com 4.022 registros. Apesar de manter o 4º lugar a Tim Celular apresentou redução de cerca de 28% em suas reclamações em 2016, com 1.676 e aumento no índice de solução para 81%.

Destaque para a Sky Brasil, que saltou da 18ª posição no cadastro da capital para a 5ª colocação no ranking estadual com alarmantes 1.533 reclamações.


 

Para surgir alternativa aos 2 milhões de brasileiros que perderam seus planos de saúde, o Ministério da Saúde reuniu para discussão instituições ligadas à Saúde Suplementar, como Abramge, Proteste, AMB, CFM e Unimed, além de representantes do Ministério da Saúde (coordenação) e Agência Nacional de Saúde Suplementar. As propostas foram encaminhadas à ANS, a quem caberá verificar a legalidade e a pertinência das medidas sugeridas e adotar alguma ou parte das medidas.

CARTAS para esta coluna: Jornal Perspectiva, Consumidor & Cidadania, e-mail: redacao@jornalperspectiva.com.br

Responder