Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 250 Novembro 2015

Sandra Netto

SRW Engenharia. Respeito à mobilidade urbana!

Quantum: ponto nobre da Vila Rica, a 50 metros da Conselheiro Nébias e a duas quadras do Tênis Clube

SRW Engenharia. Respeito à mobilidade urbana!

Apostando na histórica capacidade de retorno financeiro do mercado imobiliário do litoral paulista, a SRW Engenharia está concluindo em Santos a construção de três empreendimentos – um residencial com serviços e dois corporativos –, que contemplam diferentes necessidades e estilos. Os projetos foram realizados em pontos estratégicos da cidade e têm em comum o respeito à mobilidade urbana, além do elevado padrão de qualidade da SRW, presente na tecnologia construtiva e no acabamento esmerado. Os empreendimentos possuem câmeras em todos os pisos e áreas comuns com controle DVR (Digital Video Recorder) da guarita.

“Uma das premissas da SRW, como a maioria das empresas locais, é a preocupação com a qualidade de vida da população, o que resulta em planejamento e execução de empreendimentos de acordo com o porte da cidade”, frisa o engenheiro Wilson Roberto da Silva, diretor executivo da SRW, ao diferenciar o Quantum Plus Residence, e os corporativos Legacy Tower e Edifício Joaquim Távora de outros empreendimentos, que, sem essa preocupação com a cidade, descaracterizam a região onde são implantados pelo excesso de unidades, o que torna complicada a convivência entre condôminos e atrapalha a mobilidade urbana.

A SRW atua há 25 anos e soma cerca de 427 mil metros quadrados de construção em mais de 30 empreendimentos em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga e capital. A empresa foi fundada pelo engenheiro Wilson Roberto da Silva e hoje trabalha junto o pai, o engenheiro Wilson da Silva, com 90 anos, participando dos projetos e acompanhando as obras nos canteiros. É este conhecimento do mercado imobiliário de Santos e litoral que faz com que a empresa adote uma postura responsável em relação à cidade.

“Desde a escolha do terreno, a SRW prioriza o local que tenha mobilidade e que ofereça facilidade de ir e vir”, explica Roberto, citando, como exemplo, a realização dos dois empreendimentos corporativos. De qualquer um dos locais, detalha o engenheiro – seja da Avenida Conselheiro Nébias, 444, Bairro Encruzilhada, onde está o Legacy Tower, ou da Joaquim Távora, 128, na Vila Mathias, onde foi implantado o Edifício Joaquim Távora –, é possível chegar-se rapidamente a todos os bairros. “Mobilidade urbana é fundamental”, frisa o diretor da SRW.

Com relação ao Quantum, o engenheiro Roberto explica que o conceito de mobilidade se resume em estar muito perto de tudo aquilo que é necessário em termos de infraestrutura de serviços, como agência bancária, padaria, supermercado, centro comercial, escola, farmácia, bastando uma rápida caminhada. O empreendimento está localizado na Rua Dr. Samuel Baccarat, 59, em ponto nobre da Vila Rica, a 50 metros da Avenida Conselheiro Nébias e a duas quadras do Tênis Clube, em uma rua muito sossegada.

Com unidades para venda e locação, o empreendimento apresenta apartamentos de 1 e 2 dormitórios, com 1 ou 2 suítes, de 53 a 85 metros quadrados, dotados de serviços diferenciados: os básicos, inclusos no condomínio, envolvem concièrge, arrumação diária do apartamento, controle de acesso 24 horas, serviços gerais, manutenção e limpeza das áreas comuns, administração do condomínio. Já os serviços pay-per-use garantem limpeza do apartamento, serviços de lavanderia, personal trainer, apoio para festas e eventos, dog walker, baby-sitter, massagista, delivery de supermercado e restaurante, manutenção do apartamento, informática, motoboy, conserto de bicicletas, pedicure e manicure.

Com o subsolo destinado a estacionamento de veículos, no térreo do Quantum estão distribuídos a portaria, hall social e serviço, recepção e administração. No mezanino estão distribuídos alguns dos espaços de lazer: piscinas adulto e infantil, sauna, spa com descanso, playground, churrasqueira. Na cobertura, mais lazer e convivência: salão de festas, espaço gourmet, fitness, sala de massagem, lounge laundry, sky lounge com wi-fi, salão de jogos.

O residencial tem projeto assinado pelo arquiteto Antonio Cláudio e está na fase de decoração das áreas comuns, com programação de entrega em dezembro. A decoração de interiores do Quantum foi desenvolvida pelas arquitetas Andressa Malagó e Patrícia Zangirolami, que buscaram harmonizar tons neutros do artesanato brasileiro e materiais naturais, remetendo a um conceito de aconchego e bem-estar. O desafio visou atender o perfil do morador, pensando num público jovem e família. O conceito no hall de entrada, assim como nos dois pavimentos das áreas de lazer.

Corporativos para diferentes áreas de negócios

Os dois empreendimentos corporativos realizados pela SRW Engenharia oferecem várias opções de uso, de acordo com a característica do negócio do cliente. O Legacy Tower está implantado em terreno de 1.500 metros quadrados, na Avenida Conselheiro Nébias, 444, esquina com Rua Borges. A localização é estratégica, numa das mais importantes avenidas da cidade, com fácil acesso a qualquer ponto da Ilha de São Vicente, municípios vizinhos e capital paulista.

Atualmente na fase de decoração, a entrega está programada para dezembro. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Antonio Cláudio, e segundo o diretor da SRW, Wilson Roberto da Silva, o empreendimento adota o padrão dos melhores corporativos da capital paulista. Já a decoração interior é realizada pelas arquitetas Andressa Malagó e Patrícia Zangirolami, que visaram compensar a sobriedade do hall de entrada com cores neutras, criando um ambiente clean e sofisticado, que se integra ao lounge café que funcionará no térreo.

Legacy Tower: torre única tem localização privilegiada e adota o padrão dos melhores corporativos da capital Sandra Netto

Legacy Tower: torre única tem localização privilegiada e adota o padrão dos melhores corporativos da capital

Com imponente fachada, a torre única conta com infraestrutura moderna e completa: plataforma elevatória para portador de necessidades especiais (PNE), lobby com pé-direito duplo, controle de acesso com catraca eletrônica, sistema wi-fi nas áreas comuns, serviço de valet, vaga para carga e descarga, bicicletário, estacionamento para PNE, infraestruturas para ar-condicionado e para piso elevado, ampla área técnica, áreas comuns entregues decoradas.

No mezanino, o projeto combinou várias alternativas de uso e muita tecnologia em três amplas salas de reuniões e apresentações, lounge, uma sala de apoio e estacionamento, com serviço de valet.

A excelente distribuição dos espaços proporciona inteligentes opções de conjuntos com terraço, a partir de 41 metros quadrados privativos, double com 86 metros quadrados, 103 metros quadrados e 276 metros quadrados, ou andar corporativo de 554 metros quadrados com terraços.

Moderno centro de convenção

Também voltado ao segmento comercial, o Edifício Joaquim Távora está localizado na Rua Joaquim Távora, 128, esquina com Rua Júlio Conceição. O endereço na Vila Mathias oferece fácil acesso a qualquer ponto da Ilha de São Vicente e é muito próximo aos principais hospitais da cidade. As salas comerciais estão disponíveis a partir de 84 metros quadrados, sendo que o andar corporativo contempla 580 metros quadrados.

Joaquim Távora: acesso no térreo por meio de catraca eletrônica, com wi-fi nas áreas comuns Sandra Netto

Joaquim Távora: acesso no térreo por meio de catraca eletrônica, com wi-fi nas áreas comuns

Conforme avalia o diretor da SRW, engenheiro Wilson Roberto da Silva, o Joaquim Távora é um empreendimento corporativo diferenciado, que priorizou as garagens, distribuídas em seis andares e totalizando 299 vagas, com serviço de valet. Acima, no primeiro pavimento, o empreendimento conta com centro de convenção multiuso com foyer, salão para eventos, salas de treinamento e ampla academia de ginástica. E também possui espaços reservados ao lazer, estudos e relaxamento. O acesso no térreo é por meio de catraca eletrônica, com sistema de wi-fi nas áreas comuns.

A torre única é formada por subsolo, térreo, quatro sobressolos, piso de uso comum e 15 andares-tipo. “É o único prédio verdadeiramente corporativo em Santos, com laje aberta em todos os andares, cada com 580 metros quadrados de área privativa”, afirma o diretor da SRW, ao destacar que a fachada combinada revestimento cerâmico e caixilharia de ponta.

Viabilizado em conjunto com a Freeman Incorporações, o empreendimento é exclusivo para locação e, no momento, analisa propostas para locação do prédio inteiro. Entre outros diferenciais, o Joaquim Távora é atendido por duas escadas de incêndio e possui controle digital de funcionamento do sistema sprinkler, de combate a incêndio, e bombas. Todos os andares oferecem espaço técnico e são dotados de banheiro e copa no interior das salas, e infraestrutura para receber o sistema cassete de ar-condicionado e piso elevado.

Joaquim Távora: utilização de materiais duráveis e de fácil manutenção Sandra Netto

Joaquim Távora: utilização de materiais duráveis e de fácil manutenção

O projeto arquitetônico é do escritório LL Arquitetura Ltda., das arquitetas Lucienne Guido e Lúcia Lia. Parceiro de inúmeros empreendimentos da SRW, o escritório também é responsável pela arquitetura de interiores das áreas comuns, do hall de entrada, da área do centro de convenções e academia. Nos espaços foi aplicado o conceito de sustentabilidade, com utilização de materiais duráveis e de fácil manutenção. As profissionais destacaram que no pavimento do centro de convenções – e em todos os andares-tipo – há desnível na laje para colocação de piso elevado, o que facilita implantar qualquer tipo de infraestrutura. Além disso, o centro de convenções possui divisórias acústicas removíveis, o que garante a flexibilidade do uso, de acordo com a necessidade do evento.

Parceria eficiente com fornecedores

A realização do Quantum Plus Residence e dos corporativos Legacy Tower e Edifício Joaquim Távora conta com a eficiente parceria da SRW Engenharia com tradicionais empresas e renomados profissionais do setor.

A Fundesp – Fundações Especiais Ltda. foi responsável pela execução das fundações nas obras da SRW Engenharia – Quantum Residence e Joaquim Távora –, conforme declarou o engenheiro William R. Antunes, diretor da Fundesp. A empresa é especializada na área da engenharia de fundações e geotecnia, com grande atuação na Baixada Santista, e ocupa posição de prestígio no panorama da construção civil nacional, graças a sua política de investimentos em novos equipamentos e tecnologia de ponta, bem como pela alta qualidade dos seus serviços.

O controle de qualidade do concreto foi feito pela Teste Engenharia, do engenheiro Franco Pagani, que atua no mercado desde 1964.

Os projetos das instalações prediais foram elaborados pela Prohidel Projetos de Instalações Hidráulicas e Elétricas, dirigida pelo engenheiro Luiz Rogério Mesquita Freitas. Ele explicou que os projetos privilegiam a economia do consumo de água, destacando-se a infraestrutura para futura implantação de sistema de medição de água, instalação de válvulas redutoras de pressão e bacias com descarga dupla de 3 e 6 litros. “Devido a grande evolução tecnológica nos últimos tempos na construção civil, os projetos de sistemas prediais estão cada vez mais complexos, requerendo atenção em várias vertentes, como aplicação de novas tecnologias, diversidade de materiais, métodos construtivos inovadores, sempre com a observância das normas vigentes”, frisou Luiz Rogério.

Parceira na obra do Legacy Tower, a Ril Fix Revestimentos Metálicos forneceu e instalou o revestimento de ACM, na cor grafite metálico, em sua fachada. A empresa tem ampla experiência em revestimentos em ACM (Painel de Alumínio Composto) e Brise, contando com equipes especializadas, pátio fabril totalmente automatizado e um atendimento personalizado. Tudo isso fez com que o Legacy Tower fosse finalizado com rapidez e qualidade, requisitos indispensáveis em qualquer obra moderna.

A Construsoares Empreiteira de Mão de Obra executou os serviços de acabamento interno, como o contrapiso e o revestimento cerâmico nas unidades-tipo do residencial Quantum, reforçando a parceria com a SRW Engenharia, reafirmou o diretor Manoel Soares do Carmo.

A Pórtico Litoral Empreiteira de Mão de Obra realizou o assentamento dos revestimentos interno e externo e executou a limpeza da fachada do Legacy Tower, consolidando mais uma vez a fidelização de fornecer serviços para à SRW Engenharia, assegurou o diretor da Pórtico Litoral, Pedro Moreira do Nascimento.

Espaço fitness do Quantum estão equipados com aparelhos de ginástica da Movement Sandra Netto

Espaço fitness do Quantum estão equipados com aparelhos de ginástica da Movement

O espaço fitness do Quantum está equipado com aparelhos de ginástica da Movement, linha Edge, fornecidos pela Presmam, de Santos, e foram sugeridos pela arquiteta Andressa Malagó. “A SRW tem a preocupação com a qualidade de vida dos clientes e por isso optou pelos equipamentos top nas academias, como o elíptico, esteiras, bicicleta e estação de musculação, para cada grupo muscular”, declarou o diretor da Presmam, Weder Bonato.

A Itavi Pedras é parceira nos três empreendimentos da SRW e forneceu e instalou todos os granitos Branco Dalas e mármores Branco utilizados nos lavatórios, pias, soleiras, batente e pisos de elevadores, entrada social, churrasqueira, salão de festas e revestimento das escadarias, enquanto na piscina a Itavi forneceu e colocou pedra São Tomé branca com borda boleada.

Os três empreendimentos estão equipados com elevadores Atlas Schindler. O residencial Quantum possui dois elevadores da linha S5300 Extension, que não necessitam de cada de máquinas, entre outros benefícios que resultam em conforto e funcionamento eficiente. O corporativo Legacy, assim como o Joaquim Távora, possuem cinco elevadores da linha Neo Lift, sendo que um deles tem dimensões para o transporte de maca. Segundo a Atlas Schindler, todos os elevadores possuem características que proporcionam performance diferenciada.

Responder