Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 287 Dezembro 2018

Divulgação

Soluções inovadoras

Trimble Earthworks: nova geração de sistemas de controle de nivelamento

Soluções inovadoras

A Trimble, fabricante mundial de tecnologias avançadas para a produtividade, trouxe soluções tecnológicas de última geração para a M&T Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada em novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

As apresentações práticas sobre a aplicação da tecnologia na construção aconteceram na Arena Smart Construction. Conforme Fátima Gonçalves, diretora de Novos Negócios da Trimble, o objetivo da empresa foi apresentar soluções inovadoras para o segmento de construção de infraestrutura, edificações e mineração, combinando a altíssima precisão de ferramentas, como o receptor GNSS Trimble Alloy, às plataformas colaborativas que permitem um controle maior do fluxo de informações, mitigando riscos, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.

Para que o visitante pudesse conhecer os verdadeiros benefícios oferecidos pelo uso da tecnologia aos processos e tarefas diárias, a Trimble levou para a arena um mix de soluções tecnológicas capazes de resolver os principais problemas enfrentados pela indústria.

O Trimble Connect é uma plataforma na nuvem, que pode ser acessada pelo computador, tablet ou celular, essencial para colaboração no projeto. O usuário faz o upload do modelo digital do terreno, do modelo 3D da estrutura, que pode ser uma ponte, barragem ou até mesmo um edifício que será construído na plataforma. Com a solução é possível checar interferências, fazer comentários, atribuir tarefas com prazo e nível de criticidade, controlar o que já foi revisado, fabricado, edificado, controlando de maneira colaborativa o projeto.

“O Trimble Connect é um elemento consolidador do fluxo de informações dos projetos, podendo ser utilizado junto às ferramentas futurísticas de realidade aumentada, ou ainda o SketchUp Viewer, aplicativo que mescla realidade virtual e mundo real”, explica Fátima.

Já para o setor de mineração, para a operação racional das minas, a diretora afirma que é necessário uma quantidade gigantesca de informações: “Apresentamos ao mercado nossa solução Connected Mine, onde todos os dados importantes para a tomada de decisões podem ser consolidados em uma única plataforma. Os usuários podem, ainda, verificar essas informações em qualquer lugar, seja no computador, celular ou até mesmo no Microsoft Hololens”.

Durante a feira, a Trimble também anunciou a nova geração de sistemas de controle de nivelamento, o Trimble Earthworks. É o primeiro sistema automático de controle de nivelamento 3D que se pode incorporar às escavadeiras, permitindo que os operadores criem superfícies suaves, planas ou inclinadas com mais facilidade.

A Trimble inova em soluções de hardware e software para engenharia civil e construção. Suas tecnologias avançadas transformam os trabalhos em todo o ciclo do empreendimento para proprietários, engenheiros e empreiteiros. As soluções incluem software de planejamento e projeto, controle de máquinas com precisão, posicionamento em obra, tecnologias portáteis e conectividade em tempo real.

Como parte da estratégia Trimble Connected Site, essas soluções capacitam engenheiros civis e profissionais da construção a construir com confiança, proporcionando melhorias significativas na produtividade em todas as fases de um projeto – desde concepção, estudos e projetos até construção e manutenção.

Nascida no Vale do Silício, a Trimble está presente no país há mais de três décadas, contribuindo com soluções para que o Brasil explore ao máximo seu potencial de desenvolvimento nas áreas de agricultura, construção civil pesada, transporte e logística, aplicações geoespaciais e construções verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Mais informações em www.trimble.com.br

A M&T Expo contou ainda com a Arena Conteúdo, que possibilitou aos visitantes participar, gratuitamente e de forma interativa, de debates, palestras, exposições e demonstrações de produtos e serviços; e a Arena de Demonstração, que mostrou de maneira funcional máquinas empregadas na construção que estão sendo expostas na feira. Outra atração da M&T Expo 2018 foi a realização do Summit, tradicional evento de conteúdo técnico e especializado.

Responder