Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 267 Abril 2017

Software soluciona 99% de não conformidades em canteiro

Com o objetivo de garantir controle total nas verificações e obter indicadores que certifiquem a qualidade dos serviços realizados nos canteiros de obra, a Engebel Construção passou a utilizar o módulo Qualidade do Mobuss Construção, desenvolvido pela Teclógica. Com a tecnologia, a construtora, que há mais de 25 anos atua em diversos estados brasileiros, garantiu a resolução de 99% das não conformidades com eficácia e dentro do prazo determinado. Além disso, percebeu uma melhoria significativa em relação à eficiência e produtividade dos colaboradores.

“Identificamos a necessidade do uso de um sistema que agilizasse nossos projetos e também nos proporcionasse, quase que instantaneamente, o controle de tudo o que estava ocorrendo na obra. Com a implementação do Mobuss Construção conseguimos esse gerenciamento, o que está contribuindo para a criação de uma cultura focada na qualidade junto aos líderes das frentes de serviço”, destaca o analista de Qualidade da Engebel, Amós Silva do Cazal.

De acordo com os relatórios que garantem o atendimento aos mais rígidos padrões de qualidade – as chamadas Fichas de Verificação de Serviços (FVS) – houve um aumento de cerca de 70% nas realizações e nos registros das obras desenvolvidas pela Engebel.

Após quatro meses utilizando a solução da Teclógica, a Engebel afirma que os reports enviados diariamente ao engenheiro residente com todos os registros são um dos fatores determinantes para a solução das não conformidades, já que é possível garantir que sejam acompanhadas até a finalização. “Nossas expectativas em relação ao uso do Mobuss Construção foram atendidas. Conseguimos garantir aos nossos clientes mais confiabilidade das informações, aperfeiçoamento dos trabalhos realizados, agilidade nos processos de inspeção e um grande aumento na eficiência das verificações. Todos esses aspectos foram alcançados com um investimento que corresponde a apenas 0,05% do custo total da obra”, afirma o diretor administrativo da Engebel, Walmiro Ghedin.

O software possibilitou que as verificações dos serviços nas obras da Engebel sejam realmente executadas, reduziu consideravelmente o tempo com a produção de relatórios, considerando que as verificações regulares e os registros diminuíram, assegurando assim o aumento da produtividade das atividades do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A companhia afirma que todas as dúvidas que surgiram durante a implantação e utilização do Mobuss Construção foram esclarecidas pelos analistas da Teclógica. O próximo passo é implantar no sistema os formulários de armazenamento e inspeção de materiais controlados.

O Mobuss Construção é uma solução de mobilidade para o setor da Construção composta por sete módulos: Apontamento, Segurança, Qualidade, Vistoria e Entrega, Assistência Técnica, Gestão de Documentos e Registros.

Responder