Edição 270Julho 2017
Terça, 22 De Agosto De 2017
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Publicado na Edição 268 Maio 2017

Luiz Carlos Ferraz

Santos incrementa setor hoteleiro

Santos incrementa setor hoteleiro

A Atlântica Hotels já está equipando e decorando o Hotel Park Inn Santos by Radisson, a bandeira de luxo do grupo, prevendo início de operações para o final do ano. O empreendimento foi implantado na Avenida Floriano Peixoto, 241, bairro Pompeia, com as obras civis executadas pela parceria entre a Serlam Incorporação e Construção Ltda., Helbor Empreendimentos S.A. e Construpaiva Com. e Empreend. Ltda.

O Park Inn Santos by Radisson é classificado como um condo-hotel, com unidades hoteleiras de 24 a 52 metros quadrados. Trata-se de um empreendimento que tem a estrutura operacional de hotel, mas com 100% de unidades autônomas que podem ser compradas por investidores, assim como acontece com algumas unidades de apart-hotéis.

O empreendimento compreende uma torre de 29 andares, com as unidades hoteleiras ocupando 20 andares e a cobertura destinada aos espaços de lazer. As vagas de estacionamento estão distribuídas em cinco andares. No térreo estão a entrada principal, o restaurante, bar e a cozinha industrial. Já o subsolo concentra a parte operacional e, além da fração de garagem, tem as áreas de serviço, acesso de funcionários, refeitório, vestiário, lavanderia, estoque e guarda de materiais.

Em 42 anos de atividades, com foco em empreendimentos residenciais e comerciais, este é o primeiro hotel construído pela Serlam, disse o engenheiro responsável pela obra, José Augusto Malta Ferrari Júnior. “Foi um grande desafio e tudo deu muito certo”, comentou o engenheiro, ao destacar que, em função da grande experiência da empresa na construção de edifícios, na parte estrutural não houve surpresa: “Surpresa mesmo foi na infraestrutura do hotel. Foi uma obra diferente para a Serlam”.

Ele explicou que o principal diferencial do hotel é ser equipado com sistemas integrados de automação – de iluminação, refrigeração e exaustão –, assim como de controle de uso de energia e de água. José Augusto Malta Ferrari Júnior detalhou, por exemplo, o sistema de água quente, que, ao contrário de prédios residenciais ou comerciais, onde a infraestrutura é individual, no hotel foi implantada uma central a gás para aquecer toda a água do edifício. “Inclusive, foi atendida a especificação do projeto no sentido de a central ter capacidade para atender com água quente metade de todo hotel simultaneamente”.

José Augusto Malta Ferrari Júnior ressaltou a diferenciação de plantas das unidades hoteleiras, em função do recuo existente no prédio. Do sexto andar (que é o primeiro andar de unidades) até o 16º é uma planta padrão, com 16 unidades por andar. A partir do 17º (que é a laje de transição) passa a ter 7 unidades e a contar com quarto para portador com deficiência. Os quartos com acessibilidade têm terraço. Nos andares, as únicas unidades com terraço são as do fundo, com vista para o mar.

Nesta obra, a Serlam teve a oportunidade de fortalecer ainda mais a parceria com os tradicionais fornecedores, utilizando serviços de profissionais competentes e produtos de marcas consagradas.

Os serviços de rebaixamento do lençol freático, por exemplo, foram realizados pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a empresa atua no ramo de locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, frisou Marcelo.

O controle de qualidade do concreto foi realizado pela Teste Engenharia, do engenheiro Franco Pagani, que atua no mercado desde 1964, sendo proprietário do 1º laboratório de ensaios de materiais de Santos.

No mercado há 28 anos, a Sertec – Sistemas de Aquecimentos é a empresa responsável pela instalação do sistema de água quente do hotel, que consiste em seis aquecedores a gás REU-2402 FEC1. Os equipamentos são específicos para fornecimento de água quente em instalações industriais e comerciais e alimentam dois reservatórios térmicos de 3.000 litros cada um, fornecidos pela Rinnai Brasil, líder em vendas de aquecedores de água a gás, além do sistema de retorno de água quente.

Segundo o diretor engenheiro Sérgio Luiz Vassão, a Sertec é responsável pelo aquecimento em mais de 70% dos hotéis da Baixada Santista. A empresa é autorizada em assistência técnica dos melhores fabricantes de aquecedores de passagem a gás do mundo, térmicos a gás, lenha, elétrico, solar e tanques de pressão. A Sertec presta serviços de manutenção preventiva, atuando em todo litoral paulista, Vale do Ribeira, Grande São Paulo, Campos do Jordão e Mato Grosso do Sul, atendendo os principais edifícios, motéis, hospitais, clubes, colônias de férias etc. Os contratos incluem os 7 dias da semana, 24 horas por dia, tendo um técnico sempre disponível para que não haja falta de água quente.

A Harco Engenharia instalou a infraestrutura do sistema de ar condicionado do tipo split em todo o empreendimento. Conforme salientou o diretor da Harco, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, no restaurante, a climatização é central, por ser mais adequada, oferecendo qualidade, umidade, sem correntes de ar ou ruídos: “O resultado é mais conforto, tanto na área dos clientes, como na cozinha”. A Harco também implantou o sistema de pressurização das escadarias de emergência e o sistema de extração de fumaça nas áreas de circulação de pessoas. Os sistemas operam pelos detectores de fumaça, acionando automaticamente os ventiladores responsáveis pela injeção de ar externo, assim como os ventiladores responsáveis pela extração de fumaça. As instalações realizadas pela Harco atendem rigorosamente as normas vigentes do Corpo de Bombeiros ABNT NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 13/2015.

A Brazilglass forneceu vidros com elevado desempenho para a obra do Park Inn Santos. Na fachada foi utilizado vidro de controle solar azul BR721, que possui a tecnologia Low-e, que garante eficiência térmica ao envelope do edifício, reduzindo, desta forma, o consumo de energia elétrica – ar condicionado e iluminação artificial –, além de agregar beleza. Também na sacada foram utilizados os mesmos vidros da fachada, visando garantir a harmonização de todos os elementos. E nas janelas, o empreendimento recebeu vidro laminado incolor, agregando inúmeros benefícios, como a redução da entrada dos ruídos do entorno, segurança e proteção contra a radiação UV.

A fachada também possui revestimento com produtos da Cerâmica Atlas nos formatos 7,5×7,5 e 5×10. “Nós desenvolvemos as tonalidades das cores de maneira personalizada, de acordo com o projeto arquitetônico”, declarou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral: “A utilização da Cerâmica Atlas combina com o elevado padrão de qualidade e estética do empreendimento”.

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Park Inn Santos by Radisson: estrutura operacional de hotel, mas com 100% de unidades autônomas que podem ser compradas por investidores