Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Piso permeável garante reuso da água

Elastopave, solução aplicada na CasaE, a Casa Ecoeficiente da Basf: economia com o reuso da água na limpeza de quintal e calçada

Piso permeável garante reuso da água

O piso drenante, que permite a vazão da água, tem sido uma solução usada pelos construtores para minimizar o impacto das chuvas, como as enchentes, e está se tornando um importante aliado para a captação e reaproveitamento da água. Segundo a Sabesp, usar mangueira para limpeza de quintal e calçada ou lavagem do carro por meia hora consome 560 litros de água. O uso da mangueira por 15 minutos para a rega de plantas chega a gastar 279 litros de água. Com o piso drenante, a água reaproveitada pode assumir essas funções. Ele é instalado por cima de um sistema de drenagem e a água da chuva é recolhida e armazenada em reservatório para reuso.

A utilização desse tipo de revestimento é recomendada para áreas externas, como em calçadas ou estacionamentos, pois eles possibilitam o escoamento imediato da água, com até 90% de permeabilidade. Outra opção é permitir que a água vá para o lençol freático. Por isso, nas áreas urbanas, em calçadas e estacionamentos, esses pisos podem ser aliados contra enchentes. Nas indústrias, eles podem resolver a questão da área permeável, que é uma exigência técnica.

A CasaE, Casa Ecoeficiente da Basf, tem toda a sua calçada e estacionamento construídos com pisos drenantes: o Elastopave e o Concreto Permeável. O Concreto Permeável é um concreto com alto índice de vazios, preparado com aditivos da linha Master Builders Solutions da Basf. Tem maior resistência mecânica e acabamento rústico, ideal para áreas de grande circulação, como estacionamentos. Este tipo de concreto tem baixo consumo de água e de areia em sua produção.

Já o Elastopave é um composto de poliuretano para pisos drenantes – ele funciona como uma supercola para unir agregados, como pedras e cascalhos, formando superfícies resistentes, duráveis e altamente permeáveis, que impedem o empoçamento da água. Por ser um agregador, ele também traz liberdade de projeto, possibilitando a escolha das cores, desenhos e tipos de agregados.

Outro fator importante é a resistência e uniformidade garantidas pelo Elastopave, suportando fluxo intenso de pedestres. Além disso, o produto previne que as raízes das plantas quebrem o pavimento ou o trinquem, garantindo durabilidade em ambientes naturais, como parques, praças, calçadas, jardins.

A grande diferença em relação às alternativas existentes no mercado, como os pisos intertravados, é que o Concreto Permeável e o Elastopave são monolíticos e estáveis, sem juntas ou vãos. Além da melhor estética, os modelos favorecem a acessibilidade de cadeiras de rodas e têm resistência mecânica.

Responder