Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 310 Novembro 2020

Fotos Sandra Netto

O novo Centro de Convenções

Santos Convention Center integra compensação baseada no uso e ocupação do solo

O novo Centro de Convenções

Construído pelo Grupo Mendes, por meio da Miramar Construtora, o Santos Convention Center está inserido no projeto Nova Ponta da Praia – uma ampla compensação com base na Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), que garantiu ao município a possibilidade de receber um conjunto de investimentos em troca da alteração do uso em áreas com restrições de atividades para que o grupo possa desenvolver seus empreendimentos. Conforme destacou Paulo Mendes, diretor do Grupo Mendes, foi uma satisfação oferecer à população equipamentos públicos necessários, que apresentam o mesmo padrão de qualidade dos empreendimentos residenciais.

O Santos Convention Center surpreendeu a população com a abertura de suas instalações em 30 de outubro, quando foi assinado o contrato entre a Prefeitura e a GL events, que venceu a licitação para gerir o local pelos próximos 24 anos. Naquele final de semana e no seguinte, com acesso gratuito, o centro de convenções abrigou exposição de veículos antigos.

O centro de convenções tem projeto arquitetônico de autoria do arquiteto Roberto Saviello e está localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, em frente ao novo Mercado de Peixes – também construído pelo Grupo Mendes. O equipamento possui mais de 32 mil metros quadrados de área total e contempla pavilhão de feiras e exposições climatizado com 9 mil metros quadrados, sala de convenções e shows, com palco e camarins, com capacidade para receber 3 mil pessoas, além de quatro auditórios de apoio. O estacionamento foi dimensionado para 380 vagas cobertas, que se somam a outras 20 existentes na praça. O complexo conta com heliponto na cobertura.

Em frente ao empreendimento, a Praça Almirante Gago Coutinho foi ampliada, com demolição parcial do antigo mercado de peixes – alguns arcos foram mantidos – e delimitação do espaço com jardins e um espelho d’água. No entorno do edifício, foi executada a reestruturação da rede de drenagem e a implantação de novas conexões de saneamento.

O Departamento de Suprimentos do Grupo Mendes, coordenado por Marinaldo Nobre, trabalhou com os melhores fornecedores de materiais e serviços do mercado da construção civil. O resultado está no elevado padrão de qualidade da obra, que valoriza o projeto arquitetônico e o trabalho impecável dos profissionais da área de arquitetura e engenharia do grupo.

Entre os principais fornecedores do Santos Convention Center, a Túzzolo Engenharia executou os serviços de sondagem do subsolo. Conforme destacou o engenheiro Fábio Túzzolo, a empresa fundada pelo seu pai, engenheiro Reynaldo Túzzolo, atua há 29 anos no mercado da Baixada Santista, atendendo a praticamente todas as construtoras da região.

Os serviços de rebaixamento do lençol freático foram realizados pela Drenamar Locação de Equipamentos. De acordo com o diretor Marcelo Franco, a empresa atua no ramo de locação de equipamentos para rebaixamento do lençol freático desde 1985. “Os equipamentos utilizados registram baixo consumo de energia”, disse Marcelo.

A Proyecto Engenharia, com experiência de mais de 20 anos na área, elaborou os projetos de instalações elétricas, sistemas eletrônicos, instalações hidráulicas, sprinkler e projeto de bombeiros, além do acompanhamento da execução da obra. “Como na maioria dos nossos trabalhos com o Grupo Mendes, foi um grande desafio fazer o projeto e o acompanhamento da execução de uma obra deste porte, mais de 30 mil metros quadrados, em menos de 1 ano e meio”, comentou o engenheiro Fábio Parada, diretor da Proyecto. “A cidade de Santos está recebendo um equipamento de alta qualidade e acabamento. Foram utilizados materiais de ponta em todas as instalações e com o pensamento sempre voltado para a flexibilização de uso, o que é primordial para este tipo de empreendimento”, frisou Parada.

A Ita Comércio de Areia e Pedra atendeu a Construtora Miramar conforme o cronograma da obra, com entregas de areia, pedra, bica corrida e derivados, que foram utilizados em várias etapas, desde as fundações, estrutura, vedações, acabamentos, até a finalização do empreendimento. “Para cada finalidade foi fornecido um tipo de areia ou pedra, variando a granulometria e a pureza do material exigido na obra”, detalhou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco.

A Harco Engenharia foi responsável pelo projeto do sistema de ar condicionado central que atende a área do pavilhão de feiras e exposições, no térreo, e o espaço de convenções, no andar superior. Já para as áreas de auditórios, no mezanino, e administração, foi adotado o sistema VRF. Conforme ressaltou o diretor da Harco, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a capacidade total instalada do ar condicionado é de 1.015 toneladas de refrigeração, o equivalente a 12,180 milhões de BTUs. “O projeto atende às normas da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, e as recomendações de renovação de ar da vigilância sanitária”, enfatizou Edgard.

A Zaki El Shaday Portas, que comercializa produtos contra incêndio, produziu e instalou as portas corta-fogo dupla P-90 para saídas de emergência ou rotas de fuga, atendendo às exigências da Norma ABNT 11.742. As portas corta-fogo são confeccionadas em chapa galvanizada, podendo receber pintura eletrostática, e conforme a diretora comercial Jacqueline Bachiega, além de folhas e batentes drywall e dobradiças, a Zaki fornece e executa os serviços de instalação na obra.

A thyssenkrupp Elevadores é responsável pela mobilidade. A empresa instalou oito equipamentos no empreendimento, sendo cinco elevadores, duas escadas rolantes e uma plataforma de acessibilidade. Os elevadores são do modelo sem casa de máquinas, que amplia a disponibilidade da área útil do projeto. Dois elevadores são de uso exclusivo de passageiros, com quatro paradas, do estacionamento até o andar de eventos, cada com capacidade para até 16 pessoas. Outros dois elevadores são para uso especifico, como o de transporte de cargas, com capacidade até 2.000 quilos com atracador hidráulico, e um elevador de serviço para até oito passageiros. O projeto prevê um elevador de maca com dimensões especiais para atender casos de emergência médica, como estabelecem as normas brasileiras. As duas escadas rolantes são do modelo Velino e dão acesso do térreo ao andar superior. Com iluminação em LED, as escadas podem transportar até 9.000 pessoas por hora e funcionam de acordo com o fluxo de pessoas. Quando o equipamento não estiver em uso, a velocidade é automaticamente reduzida, com economia de energia que pode chegar a 30%. Para atender a norma de acessibilidade foi instalada uma plataforma vertical de acesso ao palco.

A Tecnicargo forneceu um grupo gerador de energia de alta potência para alimentar as principais cargas do novo centro de convenções. O equipamento está instalado no último andar do empreendimento, elevado até o local com auxílio de guindaste. “Destaca-se o nível de tecnologia utilizada no projeto”, explica o engenheiro Leandro Gebara, diretor da Tecnicargo, que participou interinamente do projeto: “Fornecemos os melhores componentes existentes no mercado, como motor diesel Cummins de última geração, alternador Weg e componentes elétricos ABB. Posso dizer que é o ‘Estado da Arte’ em fornecimento de energia auxiliar. Além disso, parabenizamos o Grupo Mendes e seus colaboradores pelo alto nível de profissionalismo”.

A Autobras Sistemas Prediais finalizou com sucesso as instalações de segurança eletrônica do Santos Convention Center. A solução completa envolveu os sistemas de detecção e alarme de incêndio, CFTV (Circuito Fechado de Televisão), controle de acesso, alarme perimetral e toda parte de telecom do empreendimento, totalizando mais de 700 pontos de instalação, monitoramento e controle, e cobriu as áreas do pavilhão de exposições, espaço para convenções e estacionamentos. “Foi uma satisfação para a equipe da Autobras participar desse projeto diferenciado e inovador, em parceria com a construtora Miramar/ Grupo Mendes”, afirmou Rafael Messias, supervisor de Instalações da Autobras.

A DCS Serralheria forneceu, fabricou e instalou os corrimões de ferro nas escadarias de serviço e rota de fuga, as portas de aço de acesso ao centro de convenções e também fez o gradil do heliponto. Conforme destacou o diretor Denis Claiton dos Santos, a DCS atua há mais de 50 anos na construção civil e é especializada em executar todo tipo de serviço em serralheria, com utilização de alumínio, ferro e inox. “Além de fazermos o projeto, acompanhamos a instalação desde o início até a conclusão, com equipe de profissionais capacitados”, declarou Denis.

“Consideramos um privilégio participar da revitalização da Nova Ponta da Praia, por meio do Santos Convention Center, em parceria com o Grupo Mendes”, destacou Marcelo Lemos, diretor da ArquiMármore Marmoraria. Ele ressaltou que o padrão de qualidade da Construtora Miramar e o constante acompanhamento da engenharia e arquitetura são os pontos altos no novo centro de convenções. “Entre os destaques da ArquiMármore no empreendimento estão o hall de entrada, com pisos em granito Cinza Corumbá, com detalhes em Granito Preto e pilares com 15 metros de altura em granito Flameado fixado com inserts metálicos”, contou Marcelo, ao acrescentar que no foyer, pilares e pórtico do elevador foi utilizado o granito White Exotic. Já as escadarias sociais são em granito Polido e Flameado; os pórticos externos e internos em granito Cinza Corumbá; balcões de atendimento e lavatórios em granito Verde Ubatuba e Branco Dallas; e elevadores em granito Preto São Gabriel.

A Cerâmica Atlas forneceu a pastilha de porcelana que foi utilizada no espelho d’água que adorna o jardim em frente ao centro de convenções. Por se tratar de produto de baixa absorção de água, < 0,5%, e baixa expansão por umidade, este revestimento é o ideal para o uso em locais submersos, como piscinas, espelhos d’água, entre outros. Atendendo ao projeto arquitetônico, foi utilizada a pastilha porcelanizada 5×5, referência Maresias. “A pastilha de porcelana é também o produto mais indicado e de melhor qualidade para uso em fachada de edifícios”, afirmou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral, ao salientar que a Cerâmica Atlas tem 56 anos de tradição e qualidade no setor cerâmico brasileiro e é especializada na fabricação de pequenos formatos em porcelana.

O projeto e implantação dos jardins no entorno do Santos Convention Center foram realizados pelo paisagista Paulo Rogerio Sant’Anna, da Chácara Kantão. Foram utilizados canteiros baixos com muita arte, combinando espécies de plantas ornamentais, como Palmeiras Locuba, árvores das espécies Pau Ferro e Ipês, bem como topiarias Bambusas Variegata, Pleomeles. Destaque para os transplantes das árvores que estavam no local há anos, com a preocupação do Grupo Mendes em preservar tais espécies, como os Guanandis e Ipês, que foram retirados com todos os procedimentos profissionais e replantados. “A Kantão agradece ao empenho das pessoas envolvidas nessa obra magnífica, que vai ficar como um ponto turístico para nossa cidade”, elogiou Paulo Rogerio.

Amplo hall de entrada envidraçado

Pavilhão de feiras e exposições climatizado

Escadas rolantes facilitam mobilidade

Sala de convenções e shows, com palco e camarins

Galeria de arte do Santos Convention Center

Foyer junto à sala de convenções e aos quatro auditórios de apoio

Modernidade e conforto no novo Mercado de Peixes

Térreo contempla 20 boxes para venda de pescado, enquanto no mezanino funciona restaurante

Próximo ao Santos Convention Center, na Avenida Governador Mário Covas, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg, funciona o novo Mercado de Peixes, que abrigou o tradicional comércio que funcionava na Praça Almirante Gago Coutinho. O terreno de 1,7 mil metros quadrados era utilizado como canteiro de obras da Codesp e foi cedido pela Secretaria de Patrimônio da União. Todo climatizado, o novo mercado construído pelo Grupo Mendes oferece segurança e conforto aos clientes, com 40 vagas de estacionamento. No térreo contempla 20 boxes para venda de pescado, dotados de câmara fria para gelo e área refrigerada para o lixo, e mais dois para temperos, enquanto no mezanino, com 300 metros quadrados, funciona restaurante. O edifício é dotado de sistema de drenagem moderno e adequado ao comércio de peixes.

Equipamento revitalizou região da Ponta da Praia

Compensação prevista em lei

O Grupo Mendes desenvolveu ações em diferentes Núcleos de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (NIDE), que estão previstos na Lei de Uso e Ocupação do Solo. O grupo é proprietário de um conjunto de terrenos na Ponta da Praia e do Mendes Convention Center e, a partir da autorização para alterar o uso dessas áreas, assumiu o compromisso de realizar investimentos públicos, como obras viárias, melhorias urbanísticas e novos equipamentos.

Os NIDE 6 – Clubes e NIDE 7 – Ponta da Praia são correspondentes à outorga onerosa para construção do Conjunto Residencial Navegantes, em terrenos localizados atrás dos clubes Saldanha da Gama e Vasco da Gama e onde funcionou o Regatas Santista. Neste processo, a título de outorga concedida, ou seja, pagamentos que seriam de impostos, convertidos em obras públicas, houve investimentos de R$ 43.862.236,42, com o valor de BDI de 0%, ou seja, sem lucro para a empresa. Com isso, foi possível construir e modernizar equipamentos úteis à população, como o Deck do Pescador, sistema viário e áreas de convívio na Ponta da Praia e a Escola Jabaquara, entregue em novembro de 2019.

O NIDE 4 – Sorocabana foi por conta de outorgas de mudança de uso de solo na área onde está localizado o Mendes Convention Center, vindo ao encontro dos interesses estratégicos do Grupo Mendes, que deixou de operar nos segmentos de eventos, convenções e hotelaria, para atuar apenas em malls, incorporações e construções. No entanto, em respeito ao legado construído, a família Mendes assumiu a responsabilidade em doar integralmente ao município um novo centro de convenções e um novo mercado de peixe.

Gestão profissional

A gestão do Santos Convention Center será feita pela multinacional francesa GL events, que anunciou investimento de R$ 48 milhões em qualificação do local, tecnologia e captação de eventos nacionais e internacionais. A empresa está presente em 27 destinos nos cinco continentes e gerencia 50 espaços, atendendo toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Com 40 anos de atuação, possui agenda com mais de 3.700 eventos por ano. Listada na Bolsa de Valores de Paris, faturou 1,173 bilhão de euros em 2019 e já investiu mais de R$ 1 bilhão no Brasil. A marca chegou ao país em 2006 e está presente em três capitais: faz a gestão do São Paulo Expo, do Riocentro, o mais completo centro de eventos e convenções do Brasil, da Jeunesse Arena, a primeira arena multiuso do Brasil, e do Centro de Convenções Salvador. Também promove eventos, como a Bienal Internacional do Livro Rio, Mondial de La Bière Rio e São Paulo, Welcome Tomorrow, festival Rio Matsuri, Ceará Kite Pro, Kids Festival, Streetopia, Estétika, Expopostos e Brasil Brau.

Responder