Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 325 Fevereiro 2022

Experiência e inovação

Coral Residence: torre única possui apartamentos de 2 e 3 suítes, com 86 e 136 metros quadrados

Experiência e inovação

Sandra Netto

A Construmares Empreendimentos Imobiliários prepara a entrega de seu primeiro residencial em Santos. Embora a empresa comemore com entusiasmo sua estreia no mercado, na realidade o novo empreendimento carrega a tradição de três décadas de atuação no litoral paulista, iniciada pelo construtor Inácio Lopes por meio da Construperes.

No momento, através da Construmares, o filho Wagner Lopes – que é auxiliado pelos três filhos, Bruno, Camila e Marina –, combina a experiência e a credibilidade dos precursores com a tecnologia utilizada pela terceira geração, visando proporcionar ao cliente o prazer de morar com qualidade. O resultado está no Coral Residence, no bairro do Boqueirão.

O empreendimento está localizado na Rua Colômbia, 33, perto de pontos estratégicos da cidade, com supermercado, bancos, comércio e serviços variados, a duas quadras da praia. A torre única possui apartamentos de 2 e 3 suítes, com 86 e 136 metros quadrados, respectivamente, em plantas dotadas de varanda gourmet e lavabo, e garagem demarcada com tubulação seca para carro elétrico em cada vaga.

O projeto arquitetônico é do arquiteto Oscar Capelache Júnior e se desenvolve a partir do subsolo, térreo e mezaninos I e II, onde estão as vagas de garagem. Já a terceira laje é destinada ao lazer e contempla salão de festas, área gourmet, playground, brinquedoteca, salão de jogos, coworking, academia, lounge, piscina com raia e piscina infantil. A partir do pavimento seguinte estão os apartamentos-tipo, até o 24º andar, onde se localizam duas coberturas duplex, com piscina com borda infinita. A Construmares decorou dois apartamentos-tipo com projetos da arquiteta Hingrid Matos e da designer de interiores Sarita Moraes.

Segundo Bruno Lopes, que junto com o pai Wagner é responsável pela área operacional da construtora, a obra do Coral Residence está dentro do cronograma, com tudo programado para entrega em junho. Ele conta que a preparação do terreno teve início no final de 2019 e, apesar da pandemia, não houve interrupções: “Contamos com fornecedores, parceiros mesmo, que sempre estiveram juntos. Passamos por um momento muito difícil, vimos muita equipe operacional parar, muita matéria-prima faltar, mas fomos honrados por nossos fornecedores. Nossa obra não parou”.

Bruno lembra que há mais de 30 anos, o avô Inácio Lopes começou a construir em Praia Grande, através da Construperes, com os filhos Inácio, Wagner, Cristiane e Andréa seguindo os passos do pioneiro. Nos últimos 22 anos, Wagner passou a construir também em sociedade com o irmão Inácio.

“Acompanho meu pai nas obras desde os 4 anos de idade”, relata Bruno, hoje com 26 anos: “A partir dos 16 passei a participar do dia a dia no canteiro, me interessando desde o início da construção, a parte estrutural, concretagem, quando é possível ver o edifício crescendo, tomando forma”. Para ele, este primeiro empreendimento da Construmares é um divisor de águas, pois alia a experiência do pai com uma visão mais moderna, jovial, da indústria imobiliária, representada por ele e as irmãs: “Consideramos que temos o perfil do construtor santista tradicional. Nosso acabamento é para morador, não apenas para entregar e depois o cliente fazer o que quiser. No nosso, ele entra e aproveita todo o acabamento, revestimentos, metais”.

Neste sentido, o construtor frisa que o Coral Residence representa o ponto de partida para compor o portfólio dos próximos empreendimentos, sempre com foco na qualidade e acabamento das unidades. Assim, os apartamentos são entregues com infraestrutura de ar-condicionado nos quartos e sala; porcelanato na sala, cozinha e terraços; gás e água individuais; grill a gás instalado no terraço. Atenção especial no conforto e na funcionalidade das áreas comuns e de lazer, que são entregues totalmente equipadas. “Fazemos um produto que representa investimento seguro e atende as expectativas não só do investidor como do morador”, sintetiza Bruno: “Construímos como se fosse uma moradia para nossa família”.

No Coral Residence foi adotado o sistema de fundação com perfis metálicos, cravados a 46 metros de profundidade, salientou o construtor, ao destacar que o empreendimento optou por paredes estruturais em todo o contorno, o que facilita na definição do layout interno do apartamento, pois as paredes dos cômodos podem ser alteradas sem problemas. No quesito sustentabilidade, além do paisagismo exuberante, o sistema de água de reuso do Coral Residence possui caixa com capacidade de 10.000 litros para armazenagem de água de chuva, para ser usada na rega e lavagem das áreas comuns.

Bruno enfatizou que o empreendimento possui VGB, Valor Geral de Vendas, de R$ 64 milhões: “Trata-se de um produto único no Boqueirão de Santos, seja pela excelente localização, seja pelo acabamento de alto padrão. Não tem similar”. Nesta fase final de obras, está sendo terminada a pele de vidro da entrada social, assim como é executada a decoração das áreas comuns e de lazer.

Na sua execução, o Coral Residence contou com a participação de conhecidos profissionais e fornecedores do mercado. A Túzzolo Engenharia executou os serviços de sondagem do subsolo. Conforme o engenheiro Fábio Túzzolo, a empresa atua há 31 anos no mercado da Baixada Santista, atendendo a praticamente todas as construtoras da região.

A Areia Ita Materiais para Construção atendeu a Construmares no fornecimento de areia e pedra. “Para cada finalidade fornecemos o produto adequado, de acordo com a especificação do construtor e o cronograma da obra”, declarou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco, ao destacar a presença da empresa nas várias fases do empreendimento, desde as fundações, até o acabamento.

A alvenaria foi feita com blocos cerâmicos da Ermida, adquiridos por meio da Tapinaré Representações, dirigida por Cristiane R. Soares. Ela enfatizou que entre as vantagens de se utilizar produto 100% natural estão a baixa absorção de umidade e os isolamentos térmico e acústico, que proporcionam elevada performance na obra e mais conforto no interior das unidades. A Cerâmica Ermida é do Grupo Nivoloni, que há mais de quatro décadas fabrica cerâmica para a construção civil e segue normas internacionais de desempenho.

Além de fornecer materiais elétricos, a Elétrica Beluz forneceu material hidráulico e todo o sistema Pex, trabalhando com marcas que obedecem as normas técnicas da ABNT. “Foi um imenso prazer participar desse empreendimento, o primeiro da parceria Beluz com a Construmares”, ressaltou o diretor Luis Carlos dos Anjos.

As pedras naturais foram fornecidas pela Marmoraria Santista, declarou o diretor André Glerean: “Estamos satisfeitos por termos participado neste empreendimento da Construmares, que sela uma parceria de muitos anos com a Família Lopes, cumprindo prazos com pontualidade e acabamentos com excelência”. Entre os produtos fornecidos – como o mármore branco que reveste a escadaria de serviço do edifício –, André destacou, para o decorado, as bancadas na cozinha em granito Nero Portoro, que proporciona sofisticação; assim como os lavatórios, com design marcante, fabricados em branco prime e que dão um toque clean aos ambientes.

A Atlas Schindler equipou o Coral Residence com elevadores da linha S5500, com acabamento em aço inoxidável, velocidade de 120 m/min e capacidade para 12 passageiros, em todos os equipamentos. A linha S5500 permite uma flexibilidade no projeto ao possuir cabinas modulares, que otimizam o espaço no edifício com uma excelente utilização da caixa de corrida. O conceito de mobilidade verde também está presente nos equipamentos, pois contam com tecnologia de ponta que auxilia na redução da pegada de carbono ao utilizar a energia com mais eficiência, permitindo uma operação sustentável. Além disso, os novos elementos de tração resultam em viagens mais suaves, silenciosas e ágeis.

A Galleria 773 trouxe soluções em diversos espaços, como academia, espaço kids, jogos teen, fitness, salão de festas, coworking, conforme projeto da construtora. Os diretores Nuno Lima e Cybele Assis priorizam a excelência na instalação dos materiais e com isso, os ambientes se tornam ainda mais elegantes e sofisticados. Visando o aconchego nas áreas comuns, a empresa foi a responsável pelo fornecimento e instalação dos pisos vinílicos e rodapés, que são materiais com design único. Nos apartamentos decorados, projetados pela designer de interiores Sarita Moraes e a arquiteta Hingrid Matos, a Galleria 773 forneceu e instalou piso vinílico, piso laminado, rodapés, papel de parede, persianas e cortinas, produtos que evidenciam a harmonia e bom gosto dos ambientes.

A Eurocuccina Eletrodomésticos forneceu equipamentos sofisticados e funcionais para a cozinha e estar gourmet nos dois decorados. O diretor comercial Roberto Santana contou que em ambos foram utilizadas coifas de embutir no armário – uma tendência para uma cozinha clean e sofisticada, sem abrir mão da potência e eficiência. Os cooktops de quatro queimadores a gás, com acabamentos entre inox e vidro, são da Linha Vetro e Luce da Elettromec. Para a torre de cocção, um decorado recebeu microondas e forno elétrico de embutir da Elettromec, enquanto o outro utilizou o Forno Combinado com Microondas da Gorenje. A Eurocuccina também forneceu, para vinho, a compacta e silenciosa adega de 15 garrafas da Elettromec; e, para cervejas, a Beer Center de embutir Elettromec com capacidade para armazenar até 173 latas de cervejas. Já a refrigeração conta com refrigeradores de embutir e revestir Bottom Freezer da Gorenje, que permite revestir o refrigerador com planejados ou acabamentos variados, elevando ainda mais o conceito minimalista e sofisticado de uma cozinha moderna.

A Kyowa marcou presença nos apartamentos decorados com o fornecimento de produtos diferenciados, informou o diretor Walid Abdouni: na sala, tapete rústico artesanal em tear manual Aqua 2,00×3,00; nos quarto, tapete rústico artesanal em tear manual 1,00x,1,50 e tapete turco estonado em polipropileno blue 2,00×2,50, além de almofadas têxtil tricô bege 35×52.

O letreiro do Coral Residence foi confeccionado pela Loja das Placas. Ele foi feito em aço inox Aisi 304, que embeleza a fachada e garante melhor durabilidade. Conforme explicou a diretora, Rosa Brazil, o logo “Coral” exibe a face digitalizada em preto exatamente como o layout enviado pelo cliente. Rosa acrescentou que as placas internas da área de serviço foram feitas em alumínio, enquanto as das portas dos apartamentos foram em aço inox, constando o logo da Construmares: “Este foi mais um trabalho executado com muita atenção e capricho, dando continuidade a uma parceria de muitos anos, fruto de nossa credibilidade”.

A Cerâmica Atlas forneceu as pastilhas de porcelana que revestiram a fachada do empreendimento. Atendendo ao projeto arquitetônico, foi utilizada a pastilha porcelanizada 5×5. “Por se tratar de produto de baixa absorção de água, < 0,5%, e baixa expansão por umidade, este revestimento é o ideal para o uso em fachada e piscinas de edifícios”, declarou Fernando Ferraz, representante da Atlas na Baixada Santista e Litoral, ao salientar que a Cerâmica Atlas tem mais de 56 anos de tradição e qualidade no setor cerâmico brasileiro e é especializada na fabricação de pequenos formatos em porcelana.

Divulgação

Sala integrada à varanda gourmet: Construmares decorou dois apartamentos-tipo

Divulgação

Coral Residence: projetos de decoração dos apartamentos-modelo foram realizados pela arquiteta Hingrid Matos e a designer de interiores Sarita Moraes

Responder