Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 337 Fevereiro 2023

Luiz Carlos Ferraz

Construindo com carinho

Residencial Antonella: soluções visam proporcionar segurança e modernidade

Construindo com carinho

Sandra Netto

Enraizada em Santos há 20 anos, a MCI Matos Construtora e Incorporada atua no mercado levando ao máximo o pensamento predominante no empresariado local: construir produtos imobiliários com carinho, tendo a premissa de não entregar ao cliente o que não gostaria de receber. “Este é o grande diferencial dos construtores de Santos, não só da MCI. Nossos amigos daqui têm esse respeito com o cliente, que busca um produto final com qualidade”, afirma, com orgulho, o diretor Vagner de Matos, ao anunciar a entrega do Residencial Antonella.

O empreendimento está localizado na Rua São José, 132, Bairro Embaré, em Santos, a apenas três quadras da praia, com amplo acesso a serviços e comércio. A torre única contempla apartamentos de 2 dormitórios com suíte, com plantas de 53 metros quadrados a 68 metros quadrados. No último pavimento, com vista privilegiada, estão os espaços de lazer, que incluem academia, salão de festas com terraço e piscina.

Segundo Vagner, o Antonella é o terceiro edifício concluído e marca uma etapa importante no processo evolutivo da empresa. “A MCI começou fazendo casas sobrepostas, passando a construir edifícios a partir de 2014. Primeiro foi um comercial, no Canal 3, depois o Residencial Maithê, na Rua Liberdade, Bairro Aparecida. E o próximo projeto é o Residencial Elegance, na Ponta da Praia. A torre terá 26 andares, com apartamentos de 3 e 2 suítes, de 116 metros quadrados e 81 metros quadrados”.

O Antonella inovou em vários aspectos e adotou soluções que visam proporcionar segurança, modernidade e fácil manutenção. “A construção evolui e ensina a gente”, comentou o diretor da MCI: “Toda a escadaria é em mármore, assim como os cinco pavimentos de garagem têm piso em pedra Miracema, muito mais durável”. Com relação ao revestimento das unidades, foi mantido o padrão com porcelanato. Os metais são Deca e os elevadores Atlas Schindler. No lazer, com pé direito de 4 metros, o salão de festas é amplo, com capacidade para 70 pessoas, dotado de ar condicionado. A academia conta com equipamentos profissionais.

O projeto do Antonella é do engenheiro civil Nelson Gonçalves, elaborado e acompanhada a sua execução com participação efetiva do empresário: “Desenvolvemos juntos diversos conceitos relativos ao residencial, como o vidro verde na fachada combinando com o mármore travertino. Também no hall utilizamos muito vidro e granito. O resultado ficou um prédio moderno, clean, com um charme diferenciado”.

Além dos aspectos de engenharia, a construção do Antonella tem um significado especial para o empresário. Afinal, este empreendimento tem o nome de sua segunda filha, enquanto o anterior foi nomeado com o de sua primogênita: “Ficamos três anos trabalhando no produto com muita dedicação. Não se trata apenas do aspecto financeiro. A gente faz o que gosta e quer fazer cada vez melhor”.

Vagner reconhece que a pandemia prejudicou o mercado da construção, elevando o custo da obra, especialmente pela falta de insumos. “O que vendíamos a R$ 7.500 o metro quadrado, estamos negociando agora a partir de R$ 12.000 o metro quadrado”, declarou, otimista com projeções que indicam a retomada gradual do setor.

Entre os principais parceiros da obra, a Drill Company Engenharia de Fundações realizou as fundações profundas em estacas escavadas com fluido estabilizante. O sistema de estacas escavadas foi adotado em função da natureza das cargas e tipo de solo no local, e não gerou problemas com a vizinhança, destacou o engenheiro Áureo Flores Jr., da Drill Co.

A areia e pedra foram fornecidas pela Areia Ita Materiais para Construção. “Utilizada em diversas etapas da obra, desde a fundação à finalização, a areia é muito versátil. E para cada finalidade fornecemos o produto adequado”, ressaltou o diretor da empresa, Daniel Morsch Porto Tinoco.

A Cortesia Concreto fez a concretagem fornecendo em torno de 4.000 metros cúbicos, sendo que 1.500 metros cúbicos somente para as fundações profundas, informou o arquiteto Nelson Fernandes, consultor da Cortesia. Ele detalhou que foi utilizado concreto usinado, também denominado concreto dosado em central. “Hoje o construtor recorre ao concreto usinado por perceber as vantagens técnicas e de segurança do produto, como o cálculo de todos os materiais que vão compor a massa do concreto. A betoneira entrega na dosagem específica e analítica, este é o segredo do concreto usinado”, frisou Nelson.

A alvenaria foi executada com blocos cerâmicos da Ermida, adquiridos por meio da Tapinaré Representações, dirigida por Cristiane R. Soares. Ela enfatizou que entre as vantagens de se utilizar produto 100% natural estão a baixa absorção de umidade e os isolamentos térmico e acústico, que proporcionam elevada performance na obra e mais conforto no interior das unidades. A Cerâmica Ermida é do Grupo Nivoloni, que há mais de quatro décadas fabrica cerâmica para a construção civil e segue normas internacionais de desempenho.

As pedras naturais foram fornecidas pela Marmoraria Eldorado. Segundo informou o diretor Hélio Fernandes, as bancadas de cozinha foram feitas em granito Branco Dalas e os lavatórios são em mármore Travertino. Ele detalhou ainda que toda a escadaria do residencial é em mármore Branco Nacional, a fachada recebeu Mármore Travertino, a entrada social, granito Amarelo Ornamental Flameado, e no deck da piscina, mármore Branco Nacional Flameado.

A Positano Materiais para Acabamentos e Iluminação forneceu o revestimento interno para os apartamentos. O diretor Mauro Orlandi Marques especificou que foi colocado o porcelanato 60 x 60, polido, da cerâmica Delta, em toda área interna dos tipos.

O Residencial Antonella possui dois elevadores Atlas Schindler da Linha 3300 New edition, com capacidade para nove passageiros, acabamentos em aço inoxidável e velocidade de 1,6 m/s. Estes equipamentos incorporam as tecnologias mais recentes para maior conforto de viagens para seus usuários, com sensores que garantem nivelamento de cabina com precisão. Outro ponto positivo é o excelente desempenho ecológico, com reduzido consumo de energia elétrica. Os elevadores já possuem o sistema Schindler Ahead, que permite transmitir informações do equipamento em tempo real.

Com 86 anos de tradição, oferecendo segurança e sinergia no atendimento a incorporadores, a Lopes Conceito, em Santos, é parceira da MCI na comercialização do empreendimento. “O mercado de imóveis novos na planta, na Baixada Santista, vive um momento espetacular”, afirma o diretor da Lopes, Ronaldo Roldão: “Quem ganha com isso são os moradores e investidores, que têm a opção de projetos modernos, com acabamento de alto padrão em todas as metragens e áreas de lazer diferenciadas. O mercado imobiliário da Baixada Santista volta a ser a bola da vez do estado de São Paulo”.

Sandra Netto

Vagner de Matos, diretor da MCI: não entregar ao cliente o que não gostaria de receber

Sandra Netto

Hall social do Residencial Antonella: qualidade no acabamento

Sandra Netto

Piscina com vista panorâmica

Sandra Netto

Salão de festas na cobertura

Responder