Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 290 Março 2019

Fotos Luiz Carlos Ferraz

Confiança no mercado

Unique Offices Avenue: empreendimento corporativo adota soluções sustentáveis

Confiança no mercado

Sandra Netto

A Macuco Incorporadora e Construtora Ltda. realiza em Santos o edifício Unique Offices Avenue. Com arquitetônica sofisticada, o corporativo reúne praticidade e eficiência, que combinam com a localização estratégica, na Avenida Ana Costa, 230, uma das mais importantes vias de acesso da cidade. O Unique Offices Avenue possui 25 pavimentos, com opção de conjuntos de 45 a 650 metros quadrados, projetados com especificações essenciais que permitem fácil ajuste às necessidades do cliente. As 250 vagas de estacionamento estão distribuídas no subsolo, térreo e em quatro pavimentos.

O projeto arquitetônico é do escritório Passarelli Zonis Arquitetura e Engenharia e agrega diferenciais do consagrado Unique Offices Boqueirão, localizado na Avenida Conselheiro Nébias, como coffee shop, estacionamento com serviço de valet, salas garden e duplex, geradores de energia de emergência, entradas separadas para carros e pessoas, centro de monitoramento de segurança, sistemas de detecção de fumaça e anti-incêndio com sprinklers, controle de acesso com câmeras para identificação de visitantes. O empreendimento também adota soluções sustentáveis, como o processo de reuso de água e iluminação de LED.

A construção utilizou o sistema de fundações profundas, mediante a cravação de estacas escavadas de grande diâmetro, o que não causou problemas sonoros e de vibrações na vizinhança.

No acabamento, o Unique Offices Avenue revela uma fachada refinada, que combina materiais de alta performance, como vidro refletivo, alumínio e revestimento cerâmico. Nos halls do térreo e pavimentos, o piso e a parede são em granito. Já os banheiros nos pavimentos possuem piso de porcelanato com paredes em revestimento cerâmico.

Para garantir conforto e segurança no transporte dos usuários, o edifício está equipado com cinco elevadores da linha S5500 da Atlas Schindler com capacidade para 16 passageiros e velocidade de 150 m/min, sendo que um deles possui dimensões para o transporte de macas. Os equipamentos também dispõem do sistema Miconic 10, para gerenciamento do tráfego, agilizando o acesso do passageiro ao seu andar de destino, pois otimiza ao máximo a performance de grupos de elevadores em edifícios comerciais. O sistema trabalha com um programa lógico que racionaliza o fluxo de pessoas, eliminando filas e aglomerações no hall do edifício, aumentando o conforto e a mobilidade dos usuários. Ao indicar o andar desejado antes de entrar na cabina, o sistema analisa a demanda em tempo real e direciona o usuário para o elevador que irá levá-lo ao seu andar de destino de forma mais rápida.

O Unique Offices Avenue é dotado de grupo gerador Tecnicargo, motor Cummins e alternador WEG. Conforme destacou o engenheiro Leandro Gebara, diretor comercial da Tecnicargo, o grupo gerador está preparado para paralelismo com outro grupo gerador a ser instalado futuramente. A Tecnicargo foi responsável pelo fornecimento de quadro de transferência automática para a área administrativa do condomínio. “Também fornecemos uma chave de transferência para alimentar todo o sistema de incêndio do empreendimento, como bombas de incêndio, pressurização de escadarias, e lâmpadas de emergência”, acrescentou o engenheiro Gebara, ao frisar que a empresa também forneceu a infraestrutura e cabos, que interligam o grupo gerador e os quadros.

Em 38 anos de atividades, a Macuco já entregou ou estão em fase de construção mais de 2.000 imóveis. Primando pela qualidade em seus empreendimentos, a empresa é certificada ISO 9001 versão 2015 e reconhecida pelo cumprimento e pela antecipação no prazo de entrega das obras – como acontece agora com o Unique Offices Avenue –, superando a expectativa do cliente.

A capacitação contínua dos colaboradores garante qualidade e economia na obra, com menos desperdício. Com essa estratégia, os preços são mais competitivos e revelam a eficiência da tecnologia construtiva, por meio de soluções inovadoras e uso de materiais modernos, através de parcerias com tradicionais fornecedores de produtos e serviços.

Entre os principais fornecedores do empreendimento, o serviço de controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. e consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do concreto empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Esse controle é realizado no canteiro fazendo o monitoramento durante toda a obra para confirmar a resistência correspondente à especificada no projeto estrutural.

O projeto estrutural é de autoria do J.R. Ferrari Engenheiros Associados. Conforme destacou o engenheiro José Ricardo Fernandes Ferrari, o projeto foi elaborado visando a otimização da estrutura para implantação de lajes grandes, facilitando a retirada de alvenarias sem interferência com as vigas.

A areia, pedra, bica corrida e derivados utilizados na obra foram fornecidos pela Areia Ita Comércio de Areia e Pedra. Segundo o diretor, Daniel Morsch Porto Tinoco, a empresa atendeu a Macuco com entregas de acordo com o cronograma da obra.

A Harco Engenharia foi responsável pela elaboração do projeto e instalação do sistema de ar condicionado central da recepção e previsão de sistema VRF para os conjuntos, instalação de sistema de pressurização de escadas. De acordo com o diretor da Harco, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, as instalações realizadas pela empresa atendem rigorosamente as normas vigentes do Corpo de Bombeiros ABNT NBR 9077 e Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 13/2015.

Tradicional parceira da Macuco, a RC Engenharia foi responsável pelo fornecimento de energia elétrica em média tensão. O engenheiro Ricardo Cardozo explicou que o sistema proporciona melhor qualidade e confiabilidade no abastecimento de energia elétrica. “O fornecimento de energia elétrica para os conjuntos é feito por meio de barramento blindado de alta capacidade, eliminando-se os condutores individuais em prumadas”, disse Cardozo, ao frisar que a solução gera custo menor da energia consumida cobrado pela concessionária, além de possibilitar o gerenciamento de todo o processo de abastecimento de energia elétrica pelo condomínio, com flexibilidade de configuração, potência e faturamento do fornecimento de energia, seja para uma única sala, um andar inteiro ou vários andares, para um mesmo condomínio, diminuindo os custos de administração das contas de energia elétrica. A RC também desenvolveu o projeto de reaproveitamento de água de chuva. Ou seja, o abastecimento das bacias sanitárias e mictórios dos WCs do condomínio, existentes em todos os pavimentos, é feito com água de reuso, proveniente da coleta e armazenamento de água de chuva. O recurso também será utilizado para lavagem de pisos no condomínio e representará uma redução média de 30% do consumo de água destes serviços.

A Magenta Alumínio Ltda. participou da obra executando a elegante fachada tipo “pele de vidro” e os caixilhos em alumínio branco, elementos que valorizam o empreendimento. “Devido ao porte do edifício, foram superados diversos desafios em termos de montagem e instalação da fachada, com atenção sempre ao prazo exigido pelo cliente”, salientou o diretor João Magenta.

Na fachada foi utilizado revestimento da linha basalto off white da Portobello, no formato 7×26, um material neutro em cartela de cores urbanas para composições versáteis. Conforme a arquiteta Vanessa Morgante de Alencar, a Portobello é parceira tradicional nas obras da Macuco.

A J Teles empreiteira de mão de obra fez a colocação do revestimento da fachada, utilizando argamassa específica e aplicada manualmente, informou Carlos Eduardo Teles dos Santos. A empresa é especialista em fachadas e executa este tipo de serviço há 32 anos. “A forma convencional é a mais eficiente e não desperdiça material”, enfatizou Carlos Eduardo.

A Gesso Lupa executou os serviços em gesso, com aplicação do sistema Drywall Standard, Acústico e Resistente ao Fogo (RF) nos locais de conveniência. Os produtos são das marca Knauf e Placo, disse o empreiteiro Oswaldo Antonelli, ao detalhar que no hall de entrada os forros foram rebaixados para receber iluminação direta e indireta.

“Nós, da SCA Santos, ficamos honrados em estar junto com a construtora Macuco em mais um empreendimento de sucesso para a cidade de Santos”, afirmaram Walid e Lolla Abdouni, diretores da SCA Santos, especializada em móveis de alto padrão: “Parabéns à construtora Macuco que ano após ano está sempre à frente, inovando e colaborando para que Santos seja uma cidade cada vez mais próspera e inovadora”.

Unique Offices Avenue: fundações profundas, mediante a cravação de estacas escavadas de grande diâmetro

 

Unique Offices Avenue: soluções inovadoras e uso de materiais modernos, através de parcerias com tradicionais fornecedores

Responder