Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Luiz Carlos Ferraz

Apostando no requinte

Castell di Sophia: projeto arquitetônico em sintonia com conceitos de sustentabilidade

Apostando no requinte

Sandra Netto

O Grupo Macuco entregou o Residencial Castell di Sophia, em Santos. O empreendimento atende ao segmento de alto padrão e combina arquitetura arrojada, acabamento de primeira e espaços de lazer para toda família com a qualidade certificada pelo selo ISO 9001 – além do Nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H – e a localização privilegiada, no coração da Vila Rica, na Rua Dr. Itapura de Miranda, 100.

O projeto do Castell di Sophia está em sintonia com conceitos de sustentabilidade e, além de medidores individuais de água e gás, contempla infraestrutura para aquecimento a gás na cozinha e banheiros, assim como infraestrutura para ar-condicionado split e terraço técnico com acesso.

Os apartamentos-tipo, de 4 e 3 suítes, são espaçosos, bem divididos e priorizam a funcionalidade e a luz natural, todos dotados de varanda gourmet com churrasqueira e depósito externo. As unidades de 4 suítes têm 167 metros quadrados de área útil, com 3 vagas de garagem, enquanto as 3 suítes somam 127 metros quadrados úteis, com 2 vagas de garagem. As garagens estão distribuídas no subsolo, térreo e dois mezaninos.

O residencial também contempla duas coberturas triplex, uma com 5 suítes – 514 metros quadrados de área útil e 5 vagas de garagem – e outra com 4 suítes – 400 metros quadrados úteis e 4 vagas de garagem!

Para o lazer, o Castell di Sophia criou 31 espaços para adultos, adolescentes e crianças, distribuídos em dois pavimentos. No primeiro, destaque para as quadras poliesportivas adulto e infantil, piscinas adulto e infantil, deck molhado, solarium, terraço grill com churrasqueira, snack bar e lounge, salão de festas, pub e adega, espaço gourmet, hidromassagem, sauna seca, cyber space, brinquedoteca, squash, playground. No segundo, sala de aeróbica multiuso, boxer, fitness, beauty space, sala de jogos adulto e poker, cinema, garage band, space office e central delivery.

O empreendimento possui três elevadores da linha Schindler 3600 que combinam características diferenciadas, como espaço, conforto, performance e design, e que somadas proporcionam viagens muito mais rápidas, suaves e confortáveis para um número maior de passageiros. A preocupação ecológica da Schindler se reflete desde as primeiras etapas do desenvolvimento dos equipamentos, da escolha dos materiais utilizados na produção até a energia consumida durante sua utilização. Não só questões tecnológicas e de sustentabilidade, mas também o design dos elevadores permite uma combinação entre durabilidade, sofisticação e modernidade.

A cada obra do Grupo Macuco a maioria dos parceiros é mantida, o que se deve, especialmente, pelo atendimento, qualidade de produtos e serviços e cumprimento de prazos.

Entre os principais fornecedores do empreendimento, o serviço de controle tecnológico do concreto da estrutura do edifício foi executado pela Teste Tecnologia Estrutural e Engenharia Ltda. Conforme detalhou o engenheiro Franco Pagani, o trabalho consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do concreto empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Esse controle é realizado no canteiro, fazendo o monitoramento durante toda a obra para confirmar a resistência correspondente à especificada no projeto estrutural.

A areia, pedra, bica corrida e derivados utilizados na obra foram fornecidos pela Areia Ita Comércio de Areia e Pedra. Segundo o diretor da Ita, Daniel Morsch Porto Tinoco, a empresa atendeu a Macuco com entregas de acordo com o cronograma da obra.

O projeto estrutural é de autoria do J.R. Ferrari Engenheiros Associados. De acordo com o engenheiro José Ricardo Fernandes Ferrari, o projeto foi elaborado visando a otimização da estrutura para implantação de lajes grandes, facilitando a retirada de alvenarias sem interferência com as vigas.

A Harco Engenharia executou o projeto e a implantação da infraestrutura do sistema de ar condicionado do tipo split em todo o empreendimento, sendo que na área de lazer e no apartamento decorado também foram instalados os aparelhos. Conforme destacou o diretor da empresa, engenheiro Edgard Lopes Hernandes, a Harco é pioneira na região a aplicar nos tubos de ar uma carga de nitrogênio (cerca de 300 libras) sob pressão e vedá-los nas pontas. O cuidado se explica, pois se o técnico escolhido pelo morador para instalar o split encontrar a mesma pressão do gás no tubo é sinal de que não há vazamento. A Harco foi responsável pelo projeto e instalação do sistema de pressurização das escadarias de emergência, em conformidade com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 9077 e Instrução técnica do Corpo de Bombeiros – IT – CB 13/01.

A Tecnicargo Geradores, fabricante de grupos geradores e maior distribuidor da América do Sul da FG Wilson / Caterpillar, forneceu e instalou o modelo “Turn-Key” um grupo gerador de 75kVA para o Castell di Sophia. “Nos responsabilizamos por todo o fornecimento, desde o grupo gerador, janelas de aspiração e exaustão antirruídos, quadros de transferência automática para administração e incêndio, fornecimento e instalação de eletrodutos e cabos e todo o encaminhamento de escapamento do equipamento”, comentou o engenheiro Leandro Gebara, diretor comercial da Tecnicargo, que reside em Santos e acompanha in loco os fornecimentos na região. A Tecnicargo Geradores auxiliou o cliente fornecendo um desenho de instalação com a melhor configuração de instalação e ventilação do grupo gerador, proporcionando assim melhor rendimento ao equipamento.

Tradicional parceira, a Marmoraria Santista foi responsável pela execução dos serviços e fornecimento de pedras naturais para as pias das cozinhas e sacada gourmet, em Preto São Gabriel. A empresa também executou os lavatórios das suítes e WC social, em mármore Branco Cristal; a entrada social, em mármore Travertino com detalhes em Marron Imperador; e a escadaria para acesso ao hall social, em granito Café Imperial. “Ficamos muito felizes com o resultado positivo e agradecemos a construtora Macuco pela oportunidade de apresentar nosso trabalho”, afirmou o diretor da Marmoraria Santista, André Glerean.

A Magenta Alumínio Ltda. participou de mais este empreendimento, fortalecendo a parceria com a Macuco, com a execução dos caixilhos em alumínio branco, e destaque para as fachadas tipo “pele de vidro”, instaladas na frente do edifício. “Este tipo de esquadria colabora com a valorização do empreendimento”, afirmou o diretor João Magenta.

A Portobello está presente no Castell di Sophia com o fornecimento de diferentes coleções. Na fachada do edifício foram utilizados Basalto Off White 7 x 26, Basalto Gris 7 x 26 e Georgian Blend 7 x 26. Nos detalhes e marcação da garagem, Arquiteto Design Preto 9,5 x 9,5 e Arquiteto Urbano Sunny 9,5 x 9,5. E na área comum das piscinas, Prisma Turquesa 7,5 x 7,5. Conforme frisou a arquiteta Vanessa Morgante de Alencar, a Portobello é parceira tradicional nas obras do Grupo Macuco.

Castell di Sophia: apartamentos-tipo, de 4 e 3 suítes

Maioria dos parceiros é mantida a cada obra do Grupo Macuco

Responder