Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 273 Outubro 2017

Sandra Netto

Anamar entrega alto padrão

Patriarca Mário, ladeado pelo filho Adelino e o neto Leandro: terceira obra em que três gerações da Família Bastos trabalham juntas

Anamar entrega alto padrão

Sandra Netto

Comemorando 36 anos de atuação no mercado imobiliário de Santos, a Construtora Anamar prepara a entrega de mais um empreendimento voltado ao segmento de alto padrão. Trata-se do residencial Costa Embaré, localizado na Rua Álvaro Alvim, 57, com apartamentos de três e dois dormitórios e ampla estrutura de lazer. Este é o 12º empreendimento da linha Costa, iniciada em 1981, totalizando a entrega de 777 unidades habitacionais, celebrou o diretor da Anamar, Adelino Bastos.

O projeto arquitetônico tem concepção contemporânea e foi feito pela arquiteta Irene Lopes Torre, em conjunto com o projetista Auro Sérgio e os engenheiros Antonio Madeira Jr. e Silvio Miranda, da Engos Engenharia e Projeto.

O ponto alto do Costa Embaré é a fachada frontal, imponente e diferenciada com acabamentos nobres. Em tupi-guarani, Embaré significa “árvore de tronco grosso” e por isso foi dada ênfase aos quatro pilares redondos com 13 metros de altura revestidos em alumínio padrão madeira, dando a conotação de árvores. Além disso, os acabamentos em pastilhas metalizadas marrom e vidros verdes remetem ao momento mundial de resgate e retorno à Natureza.

Autora do projeto de interiores e fachadas, Irene acrescentou que as áreas comuns e os espaços de lazer estão sendo entregues mobiliados, como dois dos quatro salões de festas (os outros dois ficarão ao gosto dos condôminos), brinquedoteca, salão de jogos (com parede de escalada), espaço fitness, cinema, piscina com raia e hidromassagem, sauna e quadra poliesportiva.

A arquiteta é responsável pelos projetos dos dois apartamentos modelo que a construtora preparou para valorizar e demonstrar a funcionalidade das plantas. “O de três dormitórios foi idealizado para uma família com três filhos”, contou Irene: “O projeto foi calcado numa decoração sóbria, chic e atemporal, integrando os ambientes de estar e terraço gourmet. Materiais como madeira, laca metalizada, painéis em baixo relevo gravados a laser e em laca fosca estão presentes em todos os espaços. A iluminação também foi cuidadosamente executada e setorizada”.

Já no apartamento de dois dormitórios a decoração contempla acabamentos sustentáveis: “Muita madeira, palhas, fibras, vegetação, cores terrosas, bicicletas, tapetes confortáveis, mar e vida saudável. Cuidado também com a iluminação indireta, fitas de leds, lustres em madeira certificadas e muito aconchego”.

O Costa Embaré marca a terceira obra em que três gerações da Família Bastos trabalham juntas – o patriarca Mário com o filho Adelino e o neto Leandro – e será entregue num momento em que a economia dá sinais de retomada. Neste sentido, e estão entusiasmados com a concretização do empreendimento, que classificam como a “menina dos olhos” e a efetiva contribuição da empresa para a modernização da cidade e o mercado de alto padrão de Santos.

Adelino detalhou que a torre única contempla 80 apartamentos, sendo 40 de três dormitórios com uma ou duas suítes, cada com 151 metros quadrados de área, e 40 de dois dormitórios com uma suíte, cada com 119 metros quadrados de área. Uma característica das unidades é a integração da sala com a varanda gourmet, por meio de um sistema de portas de vidro com abertura total, através de trilho deslizante sem roldanas e sem a necessidade de perfis de alumínio vertical, confeccionado e instalado pela Serralheria Anna Luiza.

No aspecto construtivo, o diretor da Anamar reforçou que foram adotadas as tecnologias que consagraram a linha Costa, com utilização de produtos de marcas famosas e qualidade consagrada no mercado, e a manutenção de tradicionais parceiros. “A grande maioria de nossos fornecedores está conosco há muito tempo. A Anamar preserva muito a parceria”, afirma Adelino.

Responsável pela elaboração do projeto estrutural, a Engos Engenharia e Projeto é parceira da Anamar desde 1986. No Costa Embaré, segundo os engenheiros Antonio Madeira Jr. e Silvio Miranda, o projeto estrutural foi desenvolvido em compatibilidade com o projeto arquitetônico, com o objetivo de valorizar a imponência da fachada, com pilotis redondos de grande altura livre, os terraços balanceados e os espaços de circulação nos pisos de garagens.

Todo o concreto da obra foi fornecido pela Lafarge Holcim.

A EFA Empreiteira prestou os serviços de mão de obra com profissionais capacitados e treinados. De acordo com o diretor Eduardo Ferreira de Andrade, no Costa Embaré a empresa executou a marcação e a elevação de alvenaria, o reboco interno e externo, a colocação de contramarcos, regularização e impermeabilização de banheiros, contrapiso, azulejo e piso. Na fachada do edifício a EFA aplicou a chamada Argamassa Projetada. Através de uma pistola a massa é colocada na parede, com uma fixação melhor que a massa chapada no método convencional, possibilitando injetar uma camada de 7 a 8 cm. Além disso, a pistola tem um mangote de 20 metros, o que agiliza o serviço em área equivalente a 3/4 andares sem a necessidade de deslocar o equipamento.

O fechamento utilizou alvenaria em blocos cerâmicos de vedação, com furo vertical de primeira qualidade, disseram os diretores da Tapinaré Representações, Albano da Silva Soares e Cristiane R. Soares. Entre as vantagens de utilizar produto 100% natural, estão a baixa absorção de umidade, isolamentos térmico e acústico, proporcionando elevada performance na obra e mais conforto no interior das unidades: “Os produtos são entregues a granel ou paletizado e seguem a norma NBR 15270 da ABNT”, frisaram Albano e Cristiane, ao ressaltar que, em função da antiga parceria com a Anamar, sempre é criada estratégia especial para atender a construtora.

O material hidráulico da Amanco, PVC e PPR, foi fornecido pela Casa D’Água materiais de construção. Segundo os diretores Ricardo e Joaquim, a empresa também é tradicional parceira da Anamar e foi responsável pelo fornecimento das argamassas Votoran para assentar revestimentos internos e externos.

A Litoral Gás realizou a infraestrutura da rede de distribuição de gás, deixando opção por GLP ou gás natural, assim como instalou a tubulação em cobre para água quente, com medidores individuais. O diretor Marcos Gomes disse que a empresa é credenciada Ultragaz e adota as normas ISO 9001.

A Engecon Engenharia e Construção efetuou os serviços de impermeabilização das áreas do térreo, jardineiras, lajes expostas, área de lazer da cobertura e piscinas. Conforme o diretor da empresa, engenheiro João Batista de Azevedo, este foi o sexto empreendimento que a Engecon impermeabilizou para a Anamar e sempre com a utilização de produtos Viapol. Além de impermeabilização, a Engecon executa serviços de fachada, restauração, pintura, recuperação estrutural, obras de manutenção em condomínios e obras industriais.

A Serralheria Anna Luiza atuou em diferentes áreas no Costa Embaré, detalhou o diretor Estanislau Mendes. Além do citado sistema de portas de vidro que integra a sala, terraço gourmet e cozinha nos apartamentos, a empresa instalou na fachada a pele de vidro na cor verde espelhado e as colunas em ACM na cor mogno. Todas as esquadrias do prédio são em alumínio reforçado da linha Suprema e os portões são em inox. Para o apartamento modelo a Anna Luiza fabricou e instalou o envidraçamento dos terraços e o box elegance nos banhos.

A Sistema Ar Condicionado foi responsável pela implantação da infraestrutura para instalação de condicionadores de ar split, no sistema convencional e inverter, afirmou o diretor da empresa, Luiz Caetano Antunes de Paiva, com tubulação em cobre, dentro das normais técnicas.

A Positano, da Marques & Marques Materiais para Construção, forneceu diferentes tipos de revestimento. O diretor Mauro Orlandini Marques especificou: nas salas, porcelanato 80 x 80, da Porto Design; nos banheiros, pastilha cristal pedra, da Porto Design, pisos Via Rosa e revestimentos Via Rosa; nas sacadas, porcelanato Pérola 60 x 60 polido, da Porto Design; nas áreas comuns, porcelanato retificado Campânia Out 70 x 70, da Delta; na piscina, porcelanato de madeira, da Porto Design; e na sauna, pastilha de porcelana 5 x 5, também da Porto Design.

Os vidros dos apartamentos foram fornecidos pela Master Vidros. Conforme o diretor Alessandro Valentim, nas janelas foi utilizado cristal incolor 4 mm de espessura, enquanto no guarda-corpo das sacadas a opção foi pelo vidro laminado verde 8 mm. No gradil de entrada do prédio do andar térreo foi utilizado cristal verde 10 mm temperado e na pele de vidro da fachada o laminado refletivo verde de 8 mm de alta performance.

Em sintonia com o alto padrão de acabamento da Anamar, mais uma vez a Marmoraria Santista foi responsável pelo fornecimento e colocação das pedras naturais. De acordo com o diretor André Glerean, nos portais dos elevadores foi utilizado o mármore Marmo Stone Bege Prime; nas bancadas da cozinha e do espaço gourmet, granito Preto São Gabriel; nos banhos e lavabo, mármore Branco Prime; e nas soleiras internas, mármore Bege Prime. “Nesta parceria de 19 anos o que sempre prevalece é a excelência de nosso atendimento e o custo-benefício dos produtos e serviços oferecidos”, frisou André, ao apontar que a nobreza das pedras naturais também está presente no piso e tabeira dos elevadores, em Nano Glass, nas escadarias internas e de serviço, que recebeu mármore branco, e na rampa de acesso da entrada social em granito levigado Ouro Brasil: “Parabenizo a Anamar e agradeço aos diretores Mário, Adelino e Leandro pela confiança”.

A Gessos Antonelli executou os serviços de gesso em todo o empreendimento, com aplicação do sistema Drywall, de gesso acartonado. Todos os produtos são Knauf, enfatizou o diretor Marcelo Antonelli, ao detalhar que nas áreas comuns o teto foi rebaixado para receber iluminação e nos apartamentos a empresa fez o forro dos terraços e banhos, além das duas unidades decoradas.

A Lumen Iluminação executou a parte social do projeto da arquiteta Irene Torre, que envolve os dois apartamentos de exposição para venda, assim como a sala de cinema e o hall de entrada social, informou o diretor da Lumen, Roberto Capella.

No espaço fitness, os equipamentos foram fornecidos pela Presmam e são semelhantes aos utilizados em academias, explicou Weder Bonato, diretor da empresa. Ele acrescentou que os produtos são profissionais e nacionais de alta qualidade. “A Presmam atua há 27 anos na Baixada Santista e garante o melhor pós-venda aos condôminos, com assistência técnica dos equipamentos”, declarou Bonato.

Mais uma vez parceira da Anamar, a Bontempo forneceu os planejados para os dois apartamentos decorados. Entre os produtos diferenciados, o diretor da Bontempo, Fernando Carrera, citou os painéis personalizados, peças usinadas com desenhos exclusivos, detalhes nas portas dos armários da suíte e o lançamento da Lacca perolizada. A cozinha Clássica possui portas almofadadas em Lacca, uma tendência no mercado de alto padrão, bem como gavetas e acessórios organizacionais, ergonomia e aproveitamento de espaços. Fernando elogiou o projeto dos decorados: “Irene Torre utilizou a variada coleção de acabamentos e detalhamentos para compor os ambientes únicos, requintados e de altíssimo padrão”.

Fernando Ferraz, representante da Cerâmica Atlas no Litoral de São Paulo, declarou que a fachada do Costa Embaré recebeu revestimento em pastilhas de porcelana, no formato 5 x 10, referências B 2140 – Branca. A Cerâmica Atlas, com mais de 50 anos fabricando pastilhas de porcelana e revestimentos cerâmicos, apresenta soluções para espaços residenciais e corporativos a partir de cores e dimensões que personalizam projetos nos mais diferentes estilos arquitetônicos.

Constr_DSC0538

Costa Embaré: 12º empreendimento da linha Costa, torre única contempla 80 apartamentos

Constr_DSC01765 Foto André Monteiro

Costa Embaré: integração da sala com a varanda gourmet, por meio de portas de vidro com abertura total

Responder