Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 315 Abril 2021

Alto desempenho e redução do impacto ambiental

A Modularis Offsite Building fechou parceria técnica com a produtora de aço ArcelorMittal, visando o desenvolvimento de soluções que ampliem os processos industrializados no canteiro de obra, mediante a aplicação de soluções em aço para alto desempenho, com menor impacto ambiental e ganho econômico. A Modularis atua no segmento da construção modular. As estruturas são fabricadas em módulos e escala industrial, sendo depois transportados até o local da obra, onde acontece o processo de montagem. Essa técnica construtiva racionaliza a obra e gera ganho de tempo, produtividade e economia de materiais.

Por ter escala industrial, a construção offsite se mostra eficaz em projetos que ofereçam reprodutibilidade. Para a construção de prédios e condomínios residenciais, estão sendo desenvolvidos os núcleos que são comuns a qualquer projeto arquitetônico, como quartos, suítes, banheiros ou cozinhas, que podem ser construídos offsite e montados no local do empreendimento.

A Modularis atua há mais de 10 anos na construção offsite, para grandes indústrias, mas os segmentos residencial e de varejo foram impulsionados em 2020. De acordo com o CEO Paulo Salvador, a parceria tecnológica com a ArcelorMittal se estende à área comercial: “Estamos abrindo um enorme espaço na construção civil. Para desenvolver o segmento residencial tínhamos que buscar parceiros com o mesmo nível de entrega e de governança. A ArcelorMittal tem alinhamento com nossos propósitos e condutas, assim, foi a escolha correta para nos apoiar em pesquisa, desenvolvimento e fornecimento de produto”.

O vice-presidente comercial da ArcelorMittal, Marcelo Marino, reforça que a parceria é estratégica: “Essa negociação nos coloca em sintonia com as tendências globais e desenvolvimento de ações de vanguarda. Juntas podemos pensar e imprimir esforços para as bases de futuro da construção civil”. A parceria prevê o desenvolvimento cooperativo das soluções de engenharia, execução de um protótipo a efetividade das tecnologias criadas especificamente para a construção modular. No projeto, um dos grandes desafios é reduzir o volume do aço, consequentemente, o peso dos módulos, facilitando o transporte das peças até o local da obra. No projeto os ganhos com a aplicação das soluções em aço são da ordem de 25%.

Responder