Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 295 Agosto 2019

Divulgação

Infraestrutura urbana inteligente

Smart Infrastructure (SI) conecta sistemas de energia, edifícios e indústrias

Infraestrutura urbana inteligente

Preocupada com a sustentabilidade e dona de um portfólio ambiental extenso, a Siemens lança a divisão Smart Infrastructure (SI). A nova estrutura tem o objetivo de atender aos desafios da urbanização e das mudanças climáticas do planeta, conectando, por meio da digitalização, sistemas de energia, edifícios e indústrias, fazendo-os utilizar seus recursos de forma efetiva e inteligente.

De acordo com Sergio Jacobsen, vice-presidente de SI da Siemens no Brasil, as pessoas passam 90% de suas vidas em edifícios, por isso a importância de se desenvolver tecnologias e serviços inteligentes pensando em qualidade de vida e, ao mesmo tempo, na economia de recursos: “Fornecemos essa consultoria para edifícios e infraestruturas comerciais, industriais e públicos. Com isso, ajudamos a criar ambientes eficientes, seguros, responsivos e responsáveis, investindo em lugares ideais e perfeitos para se trabalhar e viver”.

A Siemens fornece soluções completas que vão desde o controle de rede inteligente e eletrificação até soluções de automação predial e sistemas de controle a chaves, válvulas e sensores. O portfólio envolve produtos de níveis macro e micro, abrangendo tanto aqueles que são físicos quanto componentes e sistemas digitais baseados em nuvem.

Jacobsem complementa que o novo setor empregará cerca de 70 mil colaboradores ao redor do mundo, além de reunir a expertise de três divisões graúdas da companhia: “Como estamos combinando automação predial e energética para designar um cenário mais sustentável a todos, unimos as operações das divisões Energy Management, que se destacam pelo profundo conhecimento do mercado de eletrificação para sistemas de distribuição de baixa e média tensão; Building Technologies, com as soluções inovadoras para a otimização de recursos em edifícios; e, por último, Digital Factory, que fornece produtos de controle industrial necessários e sofisticados”. Juntas, as áreas têm mais força para permitir que as organizações, comunidades e indivíduos prosperem de forma saudável.

O portfólio de SI é dividido nas áreas de negócios Building Technologies (BT), Low Voltage Products (LP), Motion Control (MC), Medium Voltage (MS) e Digital Grid (DG).

Na área Building Technologies, um dos destaques é o Desigo CC, uma ferramenta de gerenciamento predial. Por meio da integração de equipamentos de campo, o Desigo CC foi desenvolvido para criar instalações confortáveis, seguras e eficientes. A plataforma disponibiliza um sistema inteligente capaz de otimizar os recursos de toda a instalação, o que, além de diminuir a incidência de falhas e trazer muito mais segurança para as pessoas, garante também a redução de custos por meio de uma utilização racional de energia.

Responder