Edição 321Outubro 2021
Quinta, 28 De Outubro De 2021
Editorias

Publicado na Edição 312 Janeiro 2021

Susan Hortas/Secom-PMS

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Centro de Controle Operacional foi inaugurado em 2020

Destaque entre as cidades mais inteligentes do país

Ao completar 475 de fundação da vila, Santos comemora o reconhecimento de ações e projetos em função dos investimentos em tecnologia e projetos de parcerias público-privadas (PPP) visando a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Alguns desses resultados foram apresentados pelo portal ConnectedSmartCities, especializado em conteúdo sobre cidades inteligentes.

Em 2020, Santos ficou em sétimo lugar no ranking ConnectedSmartCities, organizado pela Urban System e empresa Necta, o qual mapeou os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, apontando as cidades mais inteligentes e conectadas de acordo com 70 indicadores. No eixo de Meio Ambiente, o município ficou com o primeiro lugar.

Entre as iniciativas destacadas estão a criação da secretaria de Planejamento e Inovação e a previsão de lançamento de PPPs para a gestão da iluminação pública, gestão dos resíduos sólidos, implantação de habitações de interesse social na região Central e oferta de internet gratuita (wi-fi público). E mais: as propostas para ampliação dos recursos de tecnologia na rede municipal de ensino e nas Vilas Criativas, além do estímulo às empresas do setor com a nova sede do Parque Tecnológico de Santos.

A meta de ampliar o monitoramento por câmeras integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), inaugurado pela Prefeitura em 2020, foi ressaltada, considerando que “a Segurança Pública, apesar de não ser responsabilidade das Prefeituras, é uma das principais preocupações dos brasileiros e tem recebido importantes investimentos em Santos”.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, a cidade deverá passar das atuais 1.498 câmeras integradas ao CCO para um total de três mil até o final de 2023. Para isso, o município buscará recursos e parcerias com a iniciativa privada.

Responder