Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 241 Fevereiro 2015

Julio Cesar/SICS-PMSV

São Vicente instala primeiro CIC da região

Autoridades descerram placa alusiva ao novo equipamento

São Vicente instala primeiro CIC da região

O primeiro Centro Integrado da Cidadania (CIC) da Baixada Santista foi inaugurado em fevereiro, na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Vila Valença, em São Vicente, com a presença do secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, o prefeito Luis Cláudio Bili, entre outras autoridades.

O CIC visa proporcionar participação popular e garantir formas alternativas de acesso à justiça. A população terá palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic), além de cursos e eventos em parceria com diversos órgãos. Também será possível emitir documentos pessoais, como carteiras de identidade e de trabalho, segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com informações pelo telefone (13) 3467.2997.

No local também foi inaugurado o Centro de Referência e Apoio a Vítimas (Cravi) que atenderá em esquema de plantão às sextas-feiras, das 9 às 15 horas. Será oferecido apoio psicológico, social e jurídico, a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça.

CMI – São Vicente também passou a contar com nova sede do Conselho Municipal do Idoso (CMI SV), no Parque Bitaru. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, o Conselho recebe denúncias de vários tipos, desde transporte público que não parou para atender ao idoso, a maus tratos e abandono. A nova sede permitirá ampliar projetos, como o Selo da Melhor Idade e a campanha “O Jovem de Hoje é o Idoso de Amanhã”. Para denunciar é preciso ir à sede ou ligar ao Disque 100.

Responder