Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 294 Julho 2019

Divulgação

Traumas e lembranças

Aviofobia: medo de estar nas alturas...

Traumas e lembranças

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, mas três em cada quatro brasileiros ainda têm medo de voar. A aviofobia pode estar relacionada a um trauma específico, ao medo de estar nas alturas ou ligada ao medo de morrer, ou até mesmo pelo indivíduo sofrer um trauma vicariante (a partir de relatos de outras pessoas ou por ter vivenciado a situação de perto).

Para controlar as emoções causadas pela aviofobia, como ansiedade, estresse, taquicardia, crises de pânico e até desmaios, resultados eficazes estão sendo obtidos com a abordagem do EMDR (Eye Movement Desensitizationand Reprocessing), Dessensibilização Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares.

A terapia EMDR é utilizada para todo tipo de fobia e trauma, incluindo situações delicadas pós-traumáticas, e indicada para todas as idades. É realizada em oito fases para que a pessoa tenha acesso a todos os pilares da memória necessários para reprocessar os traumas e medos, como imagens, crenças negativas e até mesmo as sensações corporais. A abordagem terapêutica se utiliza de estímulos visuais, auditivos e/ou táteis durante todas as fases da terapia. Estes estímulos promovem um reprocessamento das memórias traumáticas, uma modificação dos sentimentos negativos e transforma a forma como sensações corporais aparecem para o paciente, instigando a rede onde está presa a lembrança ou o medo. “O paciente é incentivado a expor seus medos ou sensação traumática, e assim lhe ajudamos através dos movimentos dos olhos, de determinada maneira, que o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e o arquiva de uma forma funcional”, diz Ana Lúcia Castello, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de EMDR.

Responder