Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 274 Novembro 2017

Divulgação

Riscos da OBESIDADE!

Ela pode induzir a doenças sistêmicas, como o glaucoma

Riscos da OBESIDADE!

Mais da metade dos brasileiros, 53,8%, está acima do peso e 30 milhões são obesos de acordo com uma pesquisa divulgada este ano pelo Ministério da Saúde. Segundo o oftalmologista, Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, o sobrepeso e a obesidade podem prejudicar a visão, porque predispõem ao glaucoma, considerada a maior causa de cegueira irreversível.

Queiroz Neto explica que em 90% dos casos é o glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular. O tratamento é feito com uso contínuo de colírio para evitar a escavação do nervo óptico e perda definitiva do campo visual. Em outros 10% a pressão se mantém normal, até 21,5 mmHg, mas alterações metabólicas provocam os mesmos danos à visão que a pressão intraocular alta. “Por isso no glaucoma de pressão normal as terapias variam conforme as alterações sistêmicas que possam estar colocando a visão em risco, como, por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono, neurite óptica, esclerose múltipla ou qualquer outro problema sistêmico que possa provocar glaucoma”, alerta o especialista, ao frisar que a obesidade pode induzir a muitas dessas doenças sistêmicas e, assim, predispor ao glaucoma. O maior desafio é o diagnóstico precoce.

A boa notícia, contudo, é que pesquisadores acabam de identificar biomarcadores que podem sinalizar a iminência do glaucoma antes da doença aparecer. Um desses biomarcadores está no plasma. Queiroz Neto conta que uma metanálise de 13 estudos mostra que o exame de sangue dos portadores de glaucoma contém maior concentração no plasma de endotelina 1 que o do grupo sadio de controle. O médico explica que a endotelina 1 é um peptídeo que responde pelo estreitamento dos vasos. Por isso, quando o exame de sangue revela maior concentração desta substância pode indicar risco de hipertensão arterial, diabetes e glaucoma antes dessas doenças aparecerem. Significa que o glaucoma pode ser prevenido por exames de sangue periódicos que meçam a endotelina 1 nos grupos de risco: maiores de 40 anos, obesos, negros e quem tem familiares com glaucoma.

O médico ressalta ainda a descoberta de uma camada de células da retina que sofrem alterações antes dos primeiros sinais de glaucoma. Assim, os grupos de risco devem fazer anualmente uma Tomografia de Coerência Óptica (OCT), que examina todas as camadas de células da retina.

Responder