Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 260 Setembro 2016

Reprodução

Removendo gordura da face

Bichectomia: popularizada pelas celebridades

Removendo gordura da face

Com uma anatomia complexa, entre suas múltiplas e delicadas estruturas, a face apresenta diversos compartimentos de gordura, que funcionam como coxins de proteção. Entre estes compartimentos, existe um que se estende quase que ao longo de toda a superfície lateral do rosto, em plano profundo, desde a têmpora até próximo à mandíbula, recebendo o nome de Bola ou Bolsa de Bichat. Na região do “oco” da cavidade oral (região das bochechas) é onde apresenta maior espessura, podendo, quando em grande volume, dar aspecto mais arredondado ao rosto, com importante componente genético. “A bichectomia é o nome dado à retirada cirúrgica de parte desse compartimento de gordura, visando modificar/afinar o contorno facial”, explica o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

O médico alerta que apesar da grande euforia em torno do procedimento, a indicação ou não depende de avaliação presencial: “A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado o procedimento para pacientes abaixo dos 16, 18 anos ou fora do peso ideal”.

Quando a bichectomia é feita sem associação a outro procedimento, a cirurgia é intraoral. Como o compartimento de gordura a ser alcançado encontra-se em plano profundo (abaixo de estruturas nobres da região facial), o acesso através de pequena incisão na cavidade oral facilita sua identificação e manipulação, minimizando riscos, que são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico.

Responder