Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 296 Setembro 2019

Reprodução

Probióticos são eficazes

Intestino humano é composto por milhões de bactérias

Probióticos são eficazes

O equilíbrio e a saúde do trato gastrointestinal têm apresentado uma importância sobre o restante do organismo muito maior do que se pode imaginar. As inúmeras bactérias presentes nesta região podem beneficiar ou atrapalhar o andamento natural do organismo. Para manter essa equação positiva, a nutricionista Silvia Ribeiro Messalem, do Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, aconselha fazer o uso frequente de probióticos e prebióticos.

Segundo a especialista, o intestino humano é composto por milhões de bactérias. Porém, para que se mantenham em equilíbrio é preciso incluir os probióticos na rotina alimentar: “Para que a microbiota intestinal se mantenha saudável e possa trazer muitos benefícios, como a prevenção de doenças, manter fontes de probióticos vindas da alimentação ou dos probióticos industrializados é necessário”.

As vantagens não se restringem só à prevenção de doenças, pois é possível adicionar a melhora da função intestinal, auxílio na digestão e absorção de nutrientes, garantia do equilíbrio da microbiota intestinal, controle do excesso de peso, destacando-se o fortalecimento do sistema imunológico.

A nutricionista acrescenta que o consumo pode ser por meio de iogurtes naturais feitos com kefir, leites fermentados, kombucha e alguns produtos orientais à base de soja. Entretanto, Silvia ressalta que muitos desses alimentos podem conter quantidade alta de açúcar, o que deve ser um alerta, além do que muitos deles para se manterem vivos dependem de temperatura adequada, por serem termosensíveis.

Já incluir os prebióticos (fibras) na alimentação fará com que a microbiota intestinal seja nutrida e mantenha-se em crescimento, pois as fibras serão fermentadas pelas bactérias (probióticos) proliferando as bactérias benéficas ao organismo.

Responder