Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 331 Agosto 2022

Divulgação

O que é herpes de repetição?

Tratamentos e métodos de prevenção

O que é herpes de repetição?

Quando o assunto é herpes, os tipos e sintomas são tantos que fica difícil saber diferenciá-los. As infecções pelo vírus herpes simples (HSV) são comuns na população mundial, e as versões da doença mais frequentes são as chamadas tipo 1 e tipo 2. Aproximadamente 90% dos adultos já tiveram contato com esse vírus de alguma forma, mas nem todos desenvolveram as lesões. Por conta disso, entender as suas implicações, e até mesmo os sintomas, é importante. Afinal, as chances de contração são altas.

“A herpes tipo 1 gera lesões dolorosas”, explica Brianna Nicolleti, alergista e imunologista pela USP: “São pequenas bolhas de base avermelhada, mais frequentemente localizadas nos lábios, mas que podem aparecer em outras áreas do corpo também”. Já a herpes tipo 2 ocasiona lesões de características semelhantes, mas em especial na região genital (tanto de homens, quanto de mulheres). Por fim, a herpes de repetição acontece quando os pacientes apresentam mais de uma crise de herpes por ano – é o típico caso da pessoa que, sempre que a imunidade cai, ou ela passa por um caso de estresse, surge com as bolhas na boca.

Para Brianna, existem fatores que colaboram para o surgimento de novas crises, como a exposição à radiação ultravioleta, traumatismos locais, menstruação, distúrbios hormonais importantes, estresse físico ou emocional, crises depressivas, insônia, uso prolongado de antibióticos, imunodeficiência congênita ou adquirida, quadros crônicos inflamatórios (como doenças autoimunes).

Responder