Edição 350Março 2024
Quinta, 18 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 263 Dezembro 2016

Divulgação

Mais massa muscular utilizando menos peso

Ana Gil e aluna: músculos com menos desgaste articular

Mais massa muscular utilizando menos peso

Adotando diversos recursos fisioterapêuticos, o Kaatsu Training ou Restrição de Fluxo Sanguíneo é aplicado pela fisioterapeuta desportiva Ana Gil em sua clínica, no Rio de Janeiro. “Trata-se de um método de treinamento de força que utiliza um equipamento chamado Torniquete Neumático, responsável pela oclusão vascular parcial, durante a execução dos movimentos”, explica a especialista: “Dessa forma, o fluxo sanguíneo para os músculos é diminuído, obrigando-os a solicitar mais fibras tipo II, que são as que têm maior potencial hipertrófico”.

Os exercícios podem ser realizados em braços e pernas e seus benefícios são muitos. Segundo Ana Gil, é uma excelente ferramenta para a reabilitação e inclusive pode ser indicado para recuperar a massa muscular, comumente diminuída em pós–operatórios e algumas lesões. O método aparece como opção para pessoas que têm dificuldades em realizar exercícios com cargas elevadas, como é o caso de idosos. “Com este novo método é possível atingir os mesmos ganhos de força e hipertrofia com cargas mais baixas e menor impacto nas articulações”, afirma.

O coordenador de condicionamento físico no Espaço Ana Gil e professor da UFRJ, Jefferson Novaes, reforça: “Este trabalho também pode ser utilizado no período de descanso ativo de atletas (pós-competição) ou com limitações temporárias, provenientes de alguma lesão, mas que não querem abandonar os treinos e muito menos diminuir sua performance”.

Ana Gil alerta que o Kaatsu Training só deve ser praticado com o auxílio e monitoramento de um profissional da área.

Responder