Edição 351Abril 2024
Quinta, 25 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 293 Junho 2019

Divulgação

Infertilidade

Fertilidade feminina tem uma relação direta com a idade

Infertilidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de oito milhões de pessoas sofrem com a infertilidade no Brasil e mais de 50 milhões em todo o mundo. As técnicas de reprodução humana têm sido aliadas dos casais que, cada vez mais, contam com o auxílio de procedimentos, como o congelamento de óvulos, Fertilização in Vitro e inseminação artificial. Em 2017, mais de 36 mil ciclos de FIV foram realizados no Brasil e mais de 78 mil embriões congelados, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. O médico Pedro Monteleone, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital das Clínicas, desmistificou algumas informações sobre as causas da infertilidade.

A idade aumenta a infertilidade em mulheres. Verdade. A fertilidade feminina tem uma relação direta com a idade.

A mulher é mais infértil que o homem. Mito. A fertilidade do homem e da mulher têm fisiologias diferentes e, portanto, mecanismos patológicos diversos.

O uso de medicamentos pode melhorar a fertilidade. Verdade. Na presença de situações que contribuam para a infertilidade, o uso de terapias medicamentosas pode contribuir para melhora da função reprodutiva.

Estresse causa infertilidade. Mito. É muito frequente a presença de estresse no casal com dificuldades de engravidar. Contudo, este estresse é uma consequência do problema, não a causa.

Não há prevenção para a infertilidade. Mito. Mulheres que engravidam antes dos 35 anos, em geral, têm menos dificuldade em alcançar a maternidade do que após esta idade, tanto pelo possível acúmulo de exposição a situações que potencialmente causam infertilidade, mas também pela própria queda da qualidade ovular com o avançar da idade.

A obesidade atrapalha a fertilidade. Verdade. A obesidade pode atrapalhar a fertilidade, uma vez que a gordura corporal pode ser uma fonte de descontrole hormonal, levando a alteração do ciclo.

Usar anticoncepcional causa infertilidade. Mito. O uso de anticoncepcionais orais não causa infertilidade. As pílulas têm como função bloquear os ovários, impedindo a ovulação. Entretanto, quando a mulher para de tomar, essa função é reestabelecida. O que acontece é que os ovários podem demorar até quatro meses para retornarem sua função normal. Isso varia de acordo com a fisiologia de cada mulher.

O diabetes afeta a infertilidade. Verdade. A Diabetes descompensada pode afetar a função ovulatória por uma série de mecanismos. Um deles é a insensibilidade periférica à insulina. Toda essa patologia pode afetar a função da tireoide, bem como dos ovários, levando a ciclos anovulatórios, quando não há liberação de óvulos.

Endometriose dificulta a gravidez. Verdade. Endometriose é uma doença inflamatória sistêmica que pode afetar a qualidade dos óvulos e do endométrio, o que pode dificultar a gestação espontânea. Porém, as taxas de sucesso aumentam quando a mulher que possui a doença é submetida a Fertilização in Vitro (FIV).

O diagnóstico precoce da infertilidade aumenta as chances de gravidez. Verdade. O principal fator de infertilidade se relaciona com a idade da mulher. Mulheres mais jovens têm, a princípio, qualidade ovular melhor. Quanto mais cedo investigamos e sabemos a causa da infertilidade do casal, mais rápido podemos tomar a conduta terapêutica, melhorando as chances de gestação.

Responder