Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 275 Dezembro 2017

Divulgação

Importância da cintilografia

Para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias

Importância da cintilografia

Considerando que uma em cada três mortes é causada por problemas cardíacos, é cada vez mais comum o pedido do cardiologista para exames de imagem, como a cintilografia. O exame é fundamental para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias.

Na opinião do médico Lucas Carvalho, especialista em Medicina Nuclear da DI Imagem, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, as pessoas geralmente só ficam sabendo das artérias entupidas depois de sofrerem um infarto: “Por mais eficientes que sejam os exames que compõem um check-up do coração, em determinados casos as placas que estão obstruindo parcialmente as artérias não são detectadas preventivamente. Porém, podem ser detectadas quando o paciente é submetido à cintilografia de perfusão miocárdica. Esse exame utiliza uma substância chamada radioisótopo. Quando injetada numa veia periférica, é captada pelo músculo do coração, gerando uma luminosidade que nos permite detectar lesões isquêmicas. Trata-se de um exame pouco invasivo que pode salvar vidas”.

Segundo Carvalho, exames como a cintilografia têm revolucionado o diagnóstico e o tratamento das doenças do coração. “Pacientes pertencentes ao grupo de risco para doenças coronárias se beneficiam muito com esse tipo de exame, capaz de diagnosticar e avaliar a extensão e gravidade do quadro. Outra vantagem é permitir ao cardiologista definir com mais propriedade a conduta de tratamento a ser adotada em cada caso. Além de obter uma visão mais ampla da doença, poderá ser decisivo em relação à recuperação e qualidade de vida do paciente”.

O especialista alerta para os fatores de risco às doenças cardíacas, como a hereditariedade, hipertensão, diabetes, níveis altos de triglicérides e colesterol, tabagismo e estresse.

Responder