Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 288 Janeiro 2019

Divulgação

FILOFOBIA

Medo de se relacionar com outras pessoas

FILOFOBIA

A filofobia se classifica como um transtorno de ansiedade em que existe medo intenso de uma determinada situação que parece ser ameaçadora, mas não é. Para muitas pessoas que têm medo de se relacionar com outras pessoas a ameaça é semelhante aqueles casos em que a integridade física está em risco. Porém, o que está em jogo mesmo é a integridade psicológica da pessoa. “A pessoa vive com medo de que a ameaça possa acontecer ou vive como se já estivesse sofrendo essa ameaça. É um transtorno de ansiedade, mais especificamente nas situações que envolvem um relacionamento amoroso”, explica a psicóloga Camila D’Ávila Moura.

Os casos de filofobia estão relacionados às experiências e frustrações acumuladas, como o fim de um relacionamento, uma traição. A experiência negativa leva a uma frustração, porque havia uma expectativa que não se concretizou. “A forma como as pessoas lidam com ela é que vai dizer o quanto a experiência ruim vai influenciar nas próximas relações ou não”, afirma a psicóloga, consultora do site www.amoreclasse.com.br

Certas pessoas lidam de forma tranquila, pois se frustram e depois de um certo momento assimilam. Entendem o que aconteceu e pensam nos pontos positivos e no aprendizado que tiveram.

Responder