Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Em busca de qualidade no sono

TCC-I: melhorar memória, concentração e atenção

Em busca de qualidade no sono

A Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I) é considerada pelas sociedades médicas e de sono o tratamento padrão-ouro e de primeira escolha para enfrentar o transtorno. Um dos especialistas na TCC-I é o psiquiatra Marcos Abud, que atende pacientes em consultório e conta com canal no Youtube, o Saúde da Mente, por meio do qual promove conscientização e desmistifica os problemas que afetam o equilíbrio emocional.

O tema preocupa parcela considerável da população do país, conforme pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), realizada em 2020, que constatou que 50% dos brasileiros relataram alterações no sono. Apesar da baixa procura por médicos, a maioria dos entrevistados, cerca de 77%, demonstra desconhecer o tratamento, considerando o distúrbio como consequência de outras enfermidades.

Segundo Abud, a mudança de rotina imposta pela Covid-19 causou estresse, agravando o panorama do sono de grande parcela da sociedade: “Tudo isso virou um caldeirão de emoções e o sono é um dos que mais sofrem com esses momentos, pois é o período que precisamos relaxar, mas também aquele em que tudo vem à tona”. Ele lista quatro impactos da falta de sono para a saúde física e mental: dificuldade na perda de peso; prejuízos na libido e na vida sexual; dificuldade em lembrar coisas importantes; enfraquecimento do sistema imunológico. E quatro benefícios de um período de sono bem dormido: melhora da concentração, memória e atenção; combate o envelhecimento; reduz o risco de Alzheimer; reduz o estresse e alterações de humor.

Responder