Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 253 Fevereiro 2016

Reprodução

Cuidados com o rim começa na infância

Encorajar a adoção de hábitos saudáveis

Cuidados com o rim começa na infância

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, o Dia Mundial do Rim será comemorado em 10 de março, para alertar a população de que a prevenção da doença renal começa na infância. O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a detecção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento das doenças evitáveis nos rins.

A campanha promoverá a iluminação dos principais monumentos do país, atividades em parques e em outros locais públicos e engajamento de personalidades. “O Dia Mundial do Rim é um marco para chamar a atenção de todos para a importância da prevenção das doenças renais. Mas é importante lembrar que atuamos diariamente para mostrar que a prevenção é o melhor caminho para cuidar dos rins. A Sociedade Brasileira de Nefrologia está sempre de portas abertas para os médicos e toda a população”, ressalta a médica presidente da sociedade, Carmen Tzanno Branco Martins.

As ações para contribuir com a data visam encorajar a adoção de hábitos saudáveis (reduzir o consumo de sal, manter uma dieta balanceada, beber água e praticar atividades físicas), compartilhar o conhecimento e informar as pessoas sobre a importância dos rins e a gravidade da Doença Renal Crônica (DRC), incentivar os profissionais de saúde a educar as pessoas sobre diabetes e hipertensão como fatores de risco para o desenvolvimento da DRC e a importância da manutenção de um estilo de vida saudável.

A DRC é a perda progressiva da função dos dois rins e pode ser detectada em estágio inicial por exames de urina e de sangue, a dosagem de creatinina. As causas mais comuns são hipertensão arterial e diabetes. Existem oito regras para prevenir a DRC: praticar atividade física, controlar o nível de açúcar no sangue para evitar o diabetes, monitorar a pressão arterial, manter uma alimentação saudável e evitar o sobrepeso, manter-se hidratado ingerindo líquidos não alcoólicos, não fumar, não tomar remédios sem orientação médica e consultar um médico regularmente para verificar a situação dos rins.

Responder