Edição 350Março 2024
Terça, 16 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 332 Setembro 2022

Divulgação

Como lidar com críticas

Medo de lidar com críticas é capaz de causar crises de ansiedade

Como lidar com críticas

Ter dedos apontados para si, com referências negativas às características de personalidade, atitudes ou conduta profissional, representa um cenário capaz de provocar crises de ansiedade. O medo da crítica externa está relacionado ao receio de se sentir rejeitado por um grupo social e é natural do ser humano. De acordo com especialistas, o caso pode se tornar um problema quando evolui para um quadro de fobia e o indivíduo não consegue lidar com a opinião alheia, com preocupação excessiva e dificuldade na superação.

De acordo com a professora Mariana Negri, coordenadora do curso de Psicologia, da Faculdade Anhanguera, em Valinhos, no interior de São Paulo, a tendência a reagir às críticas é uma ação natural e as pessoas podem responder de várias formas, como com explosões de humor ou com a introspecção: “As reações vão depender de diferentes fatores, principalmente de como o comentário foi compartilhado e do olhar que o sujeito que recebeu a crítica tem de si mesmo”.

O medo excessivo pode inibir o indivíduo criticado até quando ele estiver em situações em que haja interações sociais (ligações telefônicas, falar em público, comer fora de casa) ou em que a pessoa corra o risco de ser observada (reuniões, festas, grupos de estudo). Dentre os sintomas mais comuns estão o aceleramento cardíaco, tremores involuntários e a sensação de falha na memória ou interrupção de pensamentos, sintomas semelhantes a crise de ansiedade, muitas vezes confundido com ataques cardíacos.

Para lidar melhor com a crítica externa, a recomendação é que seja feito um processo de autoconhecimento. “Para avaliar o que foi dito por outra pessoa é preciso ter como referência o pilar da autoestima e do autoconceito. Dessa forma, é possível identificar o que é um comentário destrutivo e o que pode ser utilizado para o crescimento pessoal, sem ficar vulnerável ao que os outros dizem”, afirma a Mariana, ao acrescentar que sessões de terapia com um psicólogo podem apresentar caminhos para a compreensão de si mesmo, além de proteger a saúde mental e contribuir na melhora na qualidade de vida.

Responder