Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 329 Junho 2022

Divulgação

Com ou sem prótese mamária

Tecido de sustentação possibilita mastopexia de qualidade

Com ou sem prótese mamária

Um dos procedimentos mais procurados nas clínicas de cirurgia plástica é a mastopexia, que devolve a beleza estética da mama, reposicionando-a, o que melhora a silhueta corporal como um todo. A cirurgiã plástica Tatiana Moura explica que muitas pacientes questionam e ficam em dúvida sobre o uso ou não da prótese mamária no procedimento.

“É importante lembrar que o primeiro objetivo da prótese de mama não é o aumento dos seios, mas sim dar sustentação”, sustenta a médica, que integra a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: “Porém, é possível deixar a mama do tamanho desejado, corrigir a flacidez, com ou sem a prótese”.

A inclusão ou não deve ser avaliada clinicamente pelo cirurgião plástico. Se a mama apresentar uma consistência mais glandular do que gordurosa, ela provavelmente ainda apresente tecido de sustentação que possibilite uma mastopexia de qualidade, sustentável e sem prótese. “O que determina um resultado satisfatório é quantidade de pele deixada. É a relação de conteúdo (volume da mama) continente (pele). O profissional precisa deixar a pele justa para que a mama fique sustentada”, afirma Tatiana.

Na mastopexia sem a prótese, o cirurgião molda a glândula mamária da paciente para criar um resultado semelhante a uma prótese, ou seja, uma “auto prótese”. Porém, o resultado da cirurgia sempre ficará com um aspecto mais natural e com um colo mamário menos marcado em comparação ao resultado da paciente que utilize a prótese de silicone.

A cirurgia que não utiliza a prótese tem o benefício de não necessitar de novos procedimentos futuros. A mastopexia sem prótese só é possível em paciente que já possua algum volume mamário; ou seja, em mamas sem muito volume ou sem nenhum preenchimento, a prótese se torna necessária. Quando a mama tem uma consistência mais gordurosa, o ideal é a inclusão da prótese, pois a mastopexia sem sua utilização levará a uma queda mamária em pouco tempo, devido à falta de tecido de sustentação.

Responder