Edição 351Abril 2024
Quarta, 24 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 262 Novembro 2016

Divulgação

Botox para fins estéticos

Dentistas estão autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia

Botox para fins estéticos

Os dentistas já estão autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) a aplicar Botox e preenchedores faciais para fins estéticos. Já havia uma regulamentação de 2011 que autorizava o uso da toxina botulínica, mas apenas para disfunções, dores e outros motivos relacionados à saúde. Com a nova regulamentação, os dentistas podem fazer o procedimento na área anatômica de atuação do profissional de odontologia.

A classe profissional comemorou a decisão. Para o especialista em cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, Henrique Taniguchi, o CFO levou em consideração a capacidade técnica desses profissionais para realizar o procedimento com segurança. “O dentista estuda a face durante todos os anos de graduação”, explicou Taniguchi: “Conhece os ossos e a musculatura da face, o sorriso, ou seja, tudo o que deixa o sorriso mais bonito, já que sorrir não tem a ver só com dente, é a harmonia facial também. Tem a ver com o quanto a pessoa mostra os dentes, com a espessura do lábio, o que chamamos de corredor bucal. Portanto, são vários os detalhes que deixam o sorriso mais harmônico”.

O especialista explica que a regulamentação proporcionará ao dentista trabalhar com a reabilitação facial dos pacientes e, consequentemente, melhorar a autoestima de quem procura os consultórios: “Além de reabilitar para perdas dentárias, para funções estéticas de facetas de porcelana e clareamento, agora o profissional poderá trabalhar também nessa reabilitação da face, no rejuvenescimento facial por completo”.

Responder