Edição 350Março 2024
Terça, 23 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Isabela Carrari/Secom-PMS

Restauração da Sala Princesa Isabel

Prospecção pictórica da sala, com análises e testes de cor

Restauração da Sala Princesa Isabel

Joia arquitetônica do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos, a Sala Princesa Isabel está sendo restaurada. Durante décadas o espaço de 175 metros quadrados foi utilizado pela Câmara de Vereadores, constituindo seu plenário e duas galerias (59 lugares), com decoração eclética tardia e inspiração neoclássica.

Na fase atual estão sendo feitas análises e testes de cor. Tudo é fotografado para o mapeamento dos danos e permitir a recuperação, criando um conjunto harmônico com o Salão Nobre. O projeto é do arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações. A Construtora Tecnibras venceu a licitação e deverá executar a obra em até 15 meses, pelo valor de R$ 2,34 milhões, com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do governo estadual.

O restaurador Sidney José Fisher está executando a prospecção pictórica da sala, construída em 1939, para diagnóstico em paredes, janelas, murais e frisos. “A parede é raspada em pequenos pontos para pesquisar a cor original, até chegar ao gesso, última cor”, explica Fisher, que trabalha há 30 anos com restauração: “Em locais mais sensíveis, como painéis, é utilizada a remoção química”.

Ao mesmo tempo, é feito o projeto do andaime para acesso ao teto, visando à restauração dos cristais do lustre. “Os cristais são suspensos por fios de cobre e as partes que estiverem com problemas serão consertadas”, esclarece a arquiteta Adriana Alcântara.

Dois vitrais superiores serão recuperados, onde foram instalados aparelhos de ar-condicionado, além de arandelas de cristal e as ferragens originais. A climatização será por meio do sistema split, sem interferir nos detalhes da sala, que ainda tem parte da fiação de pano (fio trançado em tecido), original da construção.

A restauração inclui o piso em madeira, que será lixado, calafetado e receberá nova resina. O carpete antigo dará lugar a um novo, de melhor qualidade, com cor mais harmônica com o ambiente. Os circuitos elétricos serão revistos, com todas as lâmpadas em LED. A sala contará com sistema multimídia e sonorização.

Responder