Edição 350Março 2024
Sábado, 20 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 270 Julho 2017

Salvador Cordaro/Divulgação

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Mariana Crego desenvolveu o único ambiente 100% sustentável da mostra

Casa sustentável na Casacor São Paulo

Arquiteta e urbanista, a santista Mariana Crego foi um dos destaques da Casacor São Paulo, a mostra de arquitetura, design e paisagismo que aconteceu nos meses de maio a julho no Jockey Club São Paulo, na capital paulista. Mariana elaborou o projeto da “Casa Sustentável”, o único ambiente 100% sustentável da mostra.

Esta foi a segunda vez que ela participou do evento. Para o espaço de 63 metros quadrados, seu projeto atendeu todas as 14 categorias da certificação AQUA, selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini com consultoria da Inovatech.

Entre as soluções adotadas, a proteção solar nas fachadas foi por meio de muxarabis, beirais, vegetação e light shelf. O projeto também contemplou sistema de reaproveitamento da água da chuva, placas fotovoltaicas, película solar, horta de plantas nativas e não alergênicas, ventilação cruzada entre as quatro fachadas por meio de basculantes superiores, caixilharia de PVC para melhor isolamento acústico, vidros refletivos para evitar entrada de calor, piso drenante ao redor da casa e espaço para bicicleta e carro elétrico. Os revestimentos dos pisos, lâmpadas de LED e eletrodomésticos também atenderam padrões de sustentabilidade.

Responder