Edição 350Março 2024
Sexta, 19 De Abril De 2024
Editorias

Publicado na Edição 284 Setembro 2018

Divulgação

Projetos combinam necessidades pet

Sobre a escolha das cores, as mais escuras são fortes aliadas

Projetos combinam necessidades pet

Na arquitetura e decoração, cães e gatos estão recebendo cada vez mais atenção para viverem confortavelmente junto aos seus donos. Com experiência em executar projetos que atendam essa necessidade, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da Doob Arquitetura, e Ana Yoshida, do escritório Ana Yoshida Arquitetura e Interiores, afirmam que é possível ter em casa um décor moderno e ao mesmo tempo adaptado ao pet. As profissionais relacionam algumas dicas para deixar a casa ainda mais gostosa para os moradores e seus animais:

  1. Adaptação nos ambientes e segurança. Criação de espaços específicos para o descanso, alimentação e necessidades fisiológicas dos pets. Para facilitar o acesso, passagens adaptadas podem ser instaladas nas portas. “Para quem mora em apartamentos ou sobrados, é imprescindível investir em redes de proteção nas janelas e varandas”, diz Ana.
  2. Piso certo. Praticidade na escolha do revestimento escolhido para o chão, já que exigem maior frequência no processo de limpeza. “Se um cliente demonstra interesse por um piso de madeira, sugerimos repensar a escolha, pois o material sofre com os arranhões, deteriora com a acidez da urina dos cães e limita o processo de limpeza, já que não podem lavados”, explica Beatriz. A mesma restrição acontece com o piso laminado, que se deteriora com a umidade. O porcelanato aparece como o tipo de revestimento que atende aos mais variados estilos de decoração devido ao grande número de acabamentos disponíveis – amadeirados, marmorizados e aqueles que imitam concreto, entre outros –, e podem ser limpos com facilidade. “Para quem não gosta do toque frio do porcelanato, há ainda a opção do piso vinílico, que embora não possa ser lavado com balde de água, apresenta uma resistência maior à água”, acrescenta.
  3. Acerte no revestimento das paredes. Faz parte do comportamento dos cães o hábito de esfregarem o corpo nas paredes da casa. O mercado oferece inúmeras opções de tintas acrílicas laváveis e que facilitam a faxina. Sobre a escolha das cores, as mais escuras são fortes aliadas, pois ajudam a disfarçar a sujeira e, no caso de papel de parede, as versões de vinil podem ser facilmente higienizadas com pano úmido.
  4. Móveis e decoração. Os cães, principalmente os extrovertidos, não têm noção de cuidado com os móveis e com parte de decoração da casa. Assim, acabam batendo em objetos que, além de danificar os itens, podem provocar acidentes. É aconselhável usar estantes fechadas. No caso de gatos, que adoram subir em móveis, a marcenaria pode ser pensada para proporcionar um maior grau de dificuldade nessa escalada.

Com relação às cadeiras, as profissionais da Doob sugerem peças produzidas à base de polipropileno ou polietileno, que são mais práticos de limpar. “Se optarmos por cadeiras de madeira revestidas com tecidos, sempre damos preferência para fibras sintéticas às naturais em linho e algodão”, afirma Beatriz. Também é importante considerar, tanto para as cadeiras como sofás, a impermeabilização ou blindagem do tecido para driblar qualquer imprevisto.

Para os apaixonados pelos felinos, tramas fechadas são ideais para que as garras não estraguem os tecidos. “Com trama de poliéster e algodão impenetrável, o tecido impermeável tem uma ótima relação custo-benefício e é simples de limpar. Tendência na decoração, a lona de caminhão também é bastante usada”, frisa Danielle.

Completando a decoração, cortinas de linho ou voil devem ser desconsideradas, pois podem desfiam com facilidade. Pensando em durabilidade, persianas de rolo são as mais indicadas. No tocante aos tapetes, a sugestão é escolher um modelo produzido com fibras sintéticas de vinil e poliéster, que são laváveis e apresentam a trama totalmente fechada.

  1. Casinha para o amigo. Em casas ou apartamentos não há necessidade de usar a estrutura de uma casinha. “Geralmente, elegemos estofados posicionados em um cantinho”, detalha Ana. Para quem tem uma boa área externa e pretende construir uma casinha para o cachorro, um bom material é o pistão, que propicia a limpeza facilitada e permite que a casa fique mais arejada. Caso seja possível, vale construir a casinha sobre uma base de alvenaria não eliminar a necessidade de suspender a estrutura durante a lavagem da área.

Mais em www.doobarquitetura.com e www.anayoshida.com.br

Responder